Participação dos entes federados no financiamento da saúde bucal de atenção básica: estudo no município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Saúde e Sociedade (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/76494 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi mensurar o percentual de participação dos entes federados (União, Estado e Município) no financiamento das ações e serviços de saúde bucal na atenção básica no município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no ano de 2010 a partir da apuração dos custos. Utilizou-se a metodologia do custeio por absorção, tendo sido os custos agrupados em blocos: recursos humanos, recursos materiais e pensos com finalidade odontológica, custos prediais e manutenção de equipamentos. Foram consultados os repasses federais e estaduais através dos sistemas de informação de acesso público (fundo nacional de saúde e fundo estadual de saúde) para se estimar a participação dos governos no custeio das ações e serviços de saúde bucal na atenção básica. De um total de R$ 1.340.307,80 (um milhão, trezentos e quarenta mil, trezentos e sete reais e oitenta centavos) referentes ao custo total, 37,5% foram relativos a recursos financeiros federais e 62,5% aos municipais, não sendo observada a participação estadual. Constata-se que o município continua sendo o principal provedor do custeio da saúde bucal na atenção básica, direcionando a necessidade de uma articulação interfederativa mais efetiva que assegure o financiamento tripartite. |
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Participação dos entes federados no financiamento da saúde bucal de atenção básica: estudo no município da Vitória de Santo Antão, PernambucoFederal participation in the financing of primary oral healthcare, a study in Vitória de Santo Antão city, PernambucoO objetivo deste estudo foi mensurar o percentual de participação dos entes federados (União, Estado e Município) no financiamento das ações e serviços de saúde bucal na atenção básica no município da Vitória de Santo Antão, Pernambuco, no ano de 2010 a partir da apuração dos custos. Utilizou-se a metodologia do custeio por absorção, tendo sido os custos agrupados em blocos: recursos humanos, recursos materiais e pensos com finalidade odontológica, custos prediais e manutenção de equipamentos. Foram consultados os repasses federais e estaduais através dos sistemas de informação de acesso público (fundo nacional de saúde e fundo estadual de saúde) para se estimar a participação dos governos no custeio das ações e serviços de saúde bucal na atenção básica. De um total de R$ 1.340.307,80 (um milhão, trezentos e quarenta mil, trezentos e sete reais e oitenta centavos) referentes ao custo total, 37,5% foram relativos a recursos financeiros federais e 62,5% aos municipais, não sendo observada a participação estadual. Constata-se que o município continua sendo o principal provedor do custeio da saúde bucal na atenção básica, direcionando a necessidade de uma articulação interfederativa mais efetiva que assegure o financiamento tripartite.The aim of this study was to measure the percentage of federate agencies (Federal, State and City) participation in the funding of oral health services and activities of primary care in the city of Vitória de Santo Antão, Pernambuco, in 2010, from the cost calculation. The methodology of absorption costing was used, and costs were grouped into blocks: human resources, material resources and dental dressings with purpose, housing costs and equipment maintenance. Federal funds and state information systems of public access (national fund of health and state health fund) were consulted to estimate the involvement of governments in the funding of oral primary healthcare actions and services. From a total of R$ 1.340.307,80 for the total expense, 37,5% was related to federal funding and 62,5% at municipal, not being observed state participation. It appears that the city remains the main provider of funding for oral health in primary care; this sets the need for a more effective inter-federative articulation to ensure the tripartite funding.Universidade de São Paulo. Faculdade de Saúde Pública2013-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/7649410.1590/sausoc.v22i4.76494Saúde e Sociedade; v. 22 n. 4 (2013); 994-1000Saúde e Sociedade; Vol. 22 No. 4 (2013); 994-1000Saúde e Sociedade; Vol. 22 Núm. 4 (2013); 994-10001984-04700104-1290reponame:Saúde e Sociedade (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/sausoc/article/view/76494/80234Lorena Sobrinho, José Eudes deEspírito Santo, Antônio Carlos Gomes doinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-12-05T19:58:43Zoai:revistas.usp.br:article/76494Revistahttp://www.scielo.br/sausocPUBhttps://old.scielo.br/oai/scielo-oai.phpsaudesoc@usp.br||lena@usp.br1984-04700104-1290opendoar:2014-12-05T19:58:43Saúde e Sociedade (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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