Publicística, a precursora das ciências da comunicação?
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159700 |
Resumo: | In Síntese de história da publicística - Estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã, Francisco Rüdiger presents to the Portuguese-speaking readers an important contribution to the study of the history of communicational thinking. We show how the work sheds light on the origins, formation and decline of this academic project until the 1970s, when it gave space to the communication sciences, now media sciences. We evaluate the merits of the work and question the scholar’s intention to offer material to support his suspicions: the publizistik as a precursor of the academic field of communication. |
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Publicística, a precursora das ciências da comunicação?Publizistik, the precursor of communication sciences?Publizistikcommunication science in Germanyhistory of communication studiesPublicísticaciência da comunicação na Alemanhahistória dos estudos de comunicaçãoIn Síntese de história da publicística - Estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã, Francisco Rüdiger presents to the Portuguese-speaking readers an important contribution to the study of the history of communicational thinking. We show how the work sheds light on the origins, formation and decline of this academic project until the 1970s, when it gave space to the communication sciences, now media sciences. We evaluate the merits of the work and question the scholar’s intention to offer material to support his suspicions: the publizistik as a precursor of the academic field of communication.Em Síntese de história da publicística - Estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã, Francisco Rüdiger apresenta aos leitores de língua portuguesa importante contribuição ao estudo da história do pensamento comunicacional. Mostramos como o relato lança luz sobre as origens, formação e declínio deste projeto acadêmico até a década 1970, quando cedeu espaço às ciências da comunicação, hoje ciências da mídia. Avaliamos os méritos da obra e questionamos a pretensão do autor em oferecer matéria para amparar sua suspeita: a publicística como precursora do campo acadêmico de comunicação.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/15970010.11606/issn.1982-8160.v13i2p253-259MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 253-259MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 253-259MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 253-259MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 253-259MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 253-2591982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159700/155841https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/159700/155842Copyright (c) 2019 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessDaros, Otávio2020-06-01T08:45:54Zoai:revistas.usp.br:article/159700Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:37.659581Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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