ComDev no mundo midiatizado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82932 |
Resumo: | No fim de 2011, nos encontramos no início de uma revolução que pode ou não ser maisabrangente que aquela vista em 1989. Um denominador comum nessa revolução é opoder mobilizador da mídia social. Mesmo que rótulos como revolução do Twitterou do Facebook sejam refutados, a Primavera Árabe é um exemplo claro de um poderde comunicação sem precedentes, fora do controle das autoridades. Apesar do papelcrucial da mídia e da comunicação nos processos de mudança social finalmente setornar evidente, ele não está, contudo, associado ao campo da comunicação para odesenvolvimento. Ainda que esse campo historicamente tenha desenvolvido receitasnormativas da comunicação para algum desenvolvimento, é hora da sua atenção voltar-se a processos de mudança deliberativos e não institucionais. |
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ComDev no mundo midiatizadoComDev in the mediatized worldGlobalizaçãomidiatizaçãodesenvolvimentoNo fim de 2011, nos encontramos no início de uma revolução que pode ou não ser maisabrangente que aquela vista em 1989. Um denominador comum nessa revolução é opoder mobilizador da mídia social. Mesmo que rótulos como revolução do Twitterou do Facebook sejam refutados, a Primavera Árabe é um exemplo claro de um poderde comunicação sem precedentes, fora do controle das autoridades. Apesar do papelcrucial da mídia e da comunicação nos processos de mudança social finalmente setornar evidente, ele não está, contudo, associado ao campo da comunicação para odesenvolvimento. Ainda que esse campo historicamente tenha desenvolvido receitasnormativas da comunicação para algum desenvolvimento, é hora da sua atenção voltar-se a processos de mudança deliberativos e não institucionais.In late 2011 we are in the beginning of a revolution that may or may not turn out to be more far reaching than the one unleashed in 1989. A common denominator in this revolution is the mobilizing power of the social media. Even if labels such as the Twitter or Facebook revolution are refuted, the Arab Spring is a clear cut example of an unprecedented communication power, largely out of the authorities control. While the crucial role of media and communication in processes of social change at last becomes evident, it is however not associated with the field of communication for development. While that Field historically has been about developing prescriptive recipes of communication for some development, it is time attention is refocused to the deliberative, non-institutional change processes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2014-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/8293210.11606/issn.1982-8160.v8i1p81-92MATRIZes; v. 8 n. 1 (2014); 81-92MATRIZes; Vol. 8 No 1 (2014); 81-92MATRIZes; V. 8 N. 1 (2014); 81-92MATRIZes; Vol. 8 No. 1 (2014); 81-92MATRIZes; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 81-921982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82932/85967https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82932/85968Tufte, ThomasHemer, Oscarinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:06:51Zoai:revistas.usp.br:article/82932Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:26.045142Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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