Sobre os elos (perdidos) entre as pesquisas em midiatização alemã, latino-americana e francesa: reflexões sobre os diversos meios de pesquisa e suas tradições
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/217036 |
Resumo: | A pesquisa em midiatização não é uma invenção europeia, estando também enraizada nos Estudos Culturais e na semiótica latino-americanos. Com base no esquema analítico de Maria Löblich e da autora sobre como analisar a história de um campo de estudo na pesquisa em comunicação nos termos de seu corpus de ideias e seu corpus social, este artigo discute as (des)conexões transnacionais no campo da pesquisa em midiatização com relação a) às raízes latino-americanas e francesas desse campo de pesquisa e b) tentando responder por que elas permanecem desconhecidas, pelo menos nos estudos da comunicação na Alemanha. As barreiras de recepção contra as tradições latino-americanas e francesas dominam a tradição da pesquisa alemã. Ainda hoje, E. Verón, Martín-Barbero, A. Mattelart e outros são autores mais ou menos desconhecidos na pesquisa em comunicação alemã. A semiopragmática de Eliseo Verón e a abordagem da mediação cultural de Jésus Martín-Barbero raramente são consideradas como raízes da pesquisa em midiatização nas publicações alemãs. No entanto, nos últimos anos, observam-se contatos de pesquisa transnacionais promissores nos principais meios de pesquisa em midiatização, iniciadas principalmente por acadêmicos latino-americanos. |
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Sobre os elos (perdidos) entre as pesquisas em midiatização alemã, latino-americana e francesa: reflexões sobre os diversos meios de pesquisa e suas tradiçõesOn (missing) links between German, Latin American, and French Mediatization Research: Reflections on Diverse Research Milieus and Their TraditionsMediatization researchTransnational history of communication studiesEliseo VerónPesquisa em midiatizaçãoHistória transnacional dos estudos da comunicaçãoEliseo VerónA pesquisa em midiatização não é uma invenção europeia, estando também enraizada nos Estudos Culturais e na semiótica latino-americanos. Com base no esquema analítico de Maria Löblich e da autora sobre como analisar a história de um campo de estudo na pesquisa em comunicação nos termos de seu corpus de ideias e seu corpus social, este artigo discute as (des)conexões transnacionais no campo da pesquisa em midiatização com relação a) às raízes latino-americanas e francesas desse campo de pesquisa e b) tentando responder por que elas permanecem desconhecidas, pelo menos nos estudos da comunicação na Alemanha. As barreiras de recepção contra as tradições latino-americanas e francesas dominam a tradição da pesquisa alemã. Ainda hoje, E. Verón, Martín-Barbero, A. Mattelart e outros são autores mais ou menos desconhecidos na pesquisa em comunicação alemã. A semiopragmática de Eliseo Verón e a abordagem da mediação cultural de Jésus Martín-Barbero raramente são consideradas como raízes da pesquisa em midiatização nas publicações alemãs. No entanto, nos últimos anos, observam-se contatos de pesquisa transnacionais promissores nos principais meios de pesquisa em midiatização, iniciadas principalmente por acadêmicos latino-americanos.Mediatization research is no European invention, being also rooted in Latin American Cultural Studies and semiotics. Building on an analytical scheme on how to analyze the history of a study field in communication research in terms of its corpus of ideas and its social corpus, this article discusses the transnational (dis-)connections in the field of mediatization research regarding a) the Latin American and French roots of this research field and b) by trying to answer why they are still so unknown, at least in German communication studies. Still today, E. Verón, Martín-Barbero, A. Mattelart, and others are more or less unknown authors in German communication studies.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-12-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/21703610.11606/issn.1982-8160.v17i3p241-272MATRIZes; Vol. 17 Núm. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 241-272MATRIZes; v. 17 n. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 241-272MATRIZes; Vol. 17 No 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 241-272MATRIZes; Vol. 17 No. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 241-272MATRIZes; V. 17 N. 3 (2023): DOSSIÊ ESPECIAL – Histórias da internacionalização do campo de estudos da comunicação; 241-2721982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/217036/201963https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/217036/201964https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessAverbeck-Lietz , Stefanie2024-01-15T12:28:30Zoai:revistas.usp.br:article/217036Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2024-01-15T12:28:30Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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A pesquisa em midiatização não é uma invenção europeia, estando também enraizada nos Estudos Culturais e na semiótica latino-americanos. Com base no esquema analítico de Maria Löblich e da autora sobre como analisar a história de um campo de estudo na pesquisa em comunicação nos termos de seu corpus de ideias e seu corpus social, este artigo discute as (des)conexões transnacionais no campo da pesquisa em midiatização com relação a) às raízes latino-americanas e francesas desse campo de pesquisa e b) tentando responder por que elas permanecem desconhecidas, pelo menos nos estudos da comunicação na Alemanha. As barreiras de recepção contra as tradições latino-americanas e francesas dominam a tradição da pesquisa alemã. Ainda hoje, E. Verón, Martín-Barbero, A. Mattelart e outros são autores mais ou menos desconhecidos na pesquisa em comunicação alemã. A semiopragmática de Eliseo Verón e a abordagem da mediação cultural de Jésus Martín-Barbero raramente são consideradas como raízes da pesquisa em midiatização nas publicações alemãs. No entanto, nos últimos anos, observam-se contatos de pesquisa transnacionais promissores nos principais meios de pesquisa em midiatização, iniciadas principalmente por acadêmicos latino-americanos. |
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