O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Radfahrer, Luli
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468
Resumo: As technological innovations transform communication processes, Jesus Martín-Barbero’s Theory of Mediations continues to play a fundamental role in the epistemological debates about the environment of communications in interactive networks. Social media, which, according to a postphenomenological approach, have intentionality and moral agency, have become the preferential mediations of contemporary communications, turning collective environments into datacracies, regimes in which databases and algorithms have great influence on decision making. The Theory of Mediations, by evidencing the importance of the communicative nature of Culture, is essential for the identification of the influence of communication in contemporary ideological formation.
id USP-70_2e8594ef618b96b034eae27a3e932dc0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/137468
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacráticaThe medium is the mediation: postphenomenological views on datacratic contextsPostphenomenologyscience and technology studiesdigital culturecommunication epistemologydatacracyPós-fenomenologiaestudos tecnológicoscultura digitalepistemologia da comunicaçãodatacraciaAs technological innovations transform communication processes, Jesus Martín-Barbero’s Theory of Mediations continues to play a fundamental role in the epistemological debates about the environment of communications in interactive networks. Social media, which, according to a postphenomenological approach, have intentionality and moral agency, have become the preferential mediations of contemporary communications, turning collective environments into datacracies, regimes in which databases and algorithms have great influence on decision making. The Theory of Mediations, by evidencing the importance of the communicative nature of Culture, is essential for the identification of the influence of communication in contemporary ideological formation.À medida que inovações tecnológicas transformam os processos da comunicação, a Teoria das Mediações de Jesus Martín-Barbero continua a ter importância nos debates epistemológicos a respeito do ambiente da comunicação em redes interativas. Mídias sociais, que, de acordo com a abordagem pós-fenomenológica, são dotadas de intencionalidade e agência moral, tornam-se as mediações preferenciais da comunicação contemporânea, transformando ambientes coletivos em datacracias, regimes em que bases de dados e algoritmos têm grande influência sobre a tomada de decisão. A Teoria das Mediações, ao evidenciar a importância da natureza comunicativa da Cultura, mostra-se essencial na identificação da influência da comunicação na formação ideológica contemporânea.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2018-05-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/13746810.11606/issn.1982-8160.v12i1p131-153MATRIZes; v. 12 n. 1 (2018); 131-153MATRIZes; Vol. 12 No 1 (2018); 131-153MATRIZes; V. 12 N. 1 (2018); 131-153MATRIZes; Vol. 12 No. 1 (2018); 131-153MATRIZes; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 131-1531982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468/139750https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468/139751Copyright (c) 2018 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessRadfahrer, Luli2020-06-03T00:07:54Zoai:revistas.usp.br:article/137468Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:33.123579Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
The medium is the mediation: postphenomenological views on datacratic contexts
title O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
spellingShingle O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
Radfahrer, Luli
Postphenomenology
science and technology studies
digital culture
communication epistemology
datacracy
Pós-fenomenologia
estudos tecnológicos
cultura digital
epistemologia da comunicação
datacracia
title_short O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
title_full O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
title_fullStr O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
title_full_unstemmed O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
title_sort O meio é a mediação: uma visão pós-fenomenológica da mediação datacrática
author Radfahrer, Luli
author_facet Radfahrer, Luli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Radfahrer, Luli
dc.subject.por.fl_str_mv Postphenomenology
science and technology studies
digital culture
communication epistemology
datacracy
Pós-fenomenologia
estudos tecnológicos
cultura digital
epistemologia da comunicação
datacracia
topic Postphenomenology
science and technology studies
digital culture
communication epistemology
datacracy
Pós-fenomenologia
estudos tecnológicos
cultura digital
epistemologia da comunicação
datacracia
description As technological innovations transform communication processes, Jesus Martín-Barbero’s Theory of Mediations continues to play a fundamental role in the epistemological debates about the environment of communications in interactive networks. Social media, which, according to a postphenomenological approach, have intentionality and moral agency, have become the preferential mediations of contemporary communications, turning collective environments into datacracies, regimes in which databases and algorithms have great influence on decision making. The Theory of Mediations, by evidencing the importance of the communicative nature of Culture, is essential for the identification of the influence of communication in contemporary ideological formation.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468
10.11606/issn.1982-8160.v12i1p131-153
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v12i1p131-153
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468/139750
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/137468/139751
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Matrizes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Matrizes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 12 n. 1 (2018); 131-153
MATRIZes; Vol. 12 No 1 (2018); 131-153
MATRIZes; V. 12 N. 1 (2018); 131-153
MATRIZes; Vol. 12 No. 1 (2018); 131-153
MATRIZes; Vol. 12 Núm. 1 (2018); 131-153
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051314780241920