An exploratory point of view about consumption and mediatization of food brands in the lives of some families

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barreto Filho, Eneus Trindade
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48051
Resumo: Este artigo apresenta reflexões que constituem parte do desenvolvimento da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo foi verificar pelas práticas discursivas de três familias paulistanas, aspectos da produção de sentido midiatizada sobre os consumos de marcas de alimentos nas práticas culturais de consumo cotidianas. A partir da análise do discurso crítica (ADC), buscamos confrontar os discursos com as práticas sociais hegemônicas emanadas dos consumos alimentares das famílias investigadas, como modo de compreender as questões dos fluxos da recepção marcária-consumo do fenômeno em estudo.
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spelling An exploratory point of view about consumption and mediatization of food brands in the lives of some familiesUm olhar exploratório sobre o consumo e a midiatização das marcas de alimentos nas vidas de algumas famíliasreceptionbrandsconsumption praticeslinks of sensesfoodrecepçãomarcaspráticas de consumovínculos de sentidosalimentaçãoEste artigo apresenta reflexões que constituem parte do desenvolvimento da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo foi verificar pelas práticas discursivas de três familias paulistanas, aspectos da produção de sentido midiatizada sobre os consumos de marcas de alimentos nas práticas culturais de consumo cotidianas. A partir da análise do discurso crítica (ADC), buscamos confrontar os discursos com as práticas sociais hegemônicas emanadas dos consumos alimentares das famílias investigadas, como modo de compreender as questões dos fluxos da recepção marcária-consumo do fenômeno em estudo.This article presents considerations that are part of the development of the research Theproduction of meaning in reception of advertising and consumption practices of food inthe city of São Paulo. The aim was to investigate the discursive practices of three familiesfrom Sao Paulo and we try to identify aspects of production of meaning mediatizatedand consumption of brand foods in cultural practices of daily life. From the criticaldiscourse analysis (CDA), we confront the discourses with hegemonic social practicesderived from food consumption of families investigated as a way of understanding theissues in the pattern of consumption brand reception of the phenomenon under study.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/4805110.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p77-96MATRIZes; v. 6 n. 1-2 (2012); 77-96MATRIZes; Vol. 6 No 1-2 (2012); 77-96MATRIZes; V. 6 N. 1-2 (2012); 77-96MATRIZes; Vol. 6 No. 1-2 (2012); 77-96MATRIZes; Vol. 6 Núm. 1-2 (2012); 77-961982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48051/51808https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/48051/51809Barreto Filho, Eneus Trindadeinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:00Zoai:revistas.usp.br:article/48051Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.633518Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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