Freire, communications and tolerance in India
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348 |
Resumo: | Este artigo explora a contínua relevância de Freire para a educação e a ação cultural na Índia. Aborda as especificidades das contribuições de Freire, revendo as obras dos principais pedagogogos indianos, Tagore e Gandhi. Trata, ainda, do pensamento freiriano na conjuntura específica da política indiana, caracterizada pelo hipernacionalismo. A partir das experiências do autor com a práxis do teatro popular, o artigo discute os desafios da educação crítica na Índia contemporânea, no contexto de uma pandemia que escancarou a falta de acesso à educação e a exclusão digital. O artigo reforça a necessidade de compreensão do contexto e de uma abordagem esclarecida para uma educação que promova a tolerância como contraponto ao hipernacionalismo. |
id |
USP-70_4b7be5bdb6334109fd9eb19707bdfa7b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/188348 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Freire, communications and tolerance in IndiaFreire, comunicação e tolerância na ÍndiaFreirePopular theatreDigital divideTagoreGandhiFreireTeatro popularExclusão digitalTagoreGandhiEste artigo explora a contínua relevância de Freire para a educação e a ação cultural na Índia. Aborda as especificidades das contribuições de Freire, revendo as obras dos principais pedagogogos indianos, Tagore e Gandhi. Trata, ainda, do pensamento freiriano na conjuntura específica da política indiana, caracterizada pelo hipernacionalismo. A partir das experiências do autor com a práxis do teatro popular, o artigo discute os desafios da educação crítica na Índia contemporânea, no contexto de uma pandemia que escancarou a falta de acesso à educação e a exclusão digital. O artigo reforça a necessidade de compreensão do contexto e de uma abordagem esclarecida para uma educação que promova a tolerância como contraponto ao hipernacionalismo.This article explores Freire’s continuing relevance to education and cultural action in India. It engages with the specificities of Freire’s contributions reviewing the work of two key Indian pedagogists, Tagore and Gandhi. It deals with Freirean thought in the specific context of Indian politics characterised by hypernationalism. Drawing from the author’s experiences with the praxis of popular theatre, the article deals with challenges posed by critical education in contemporary India, during a pandemic that has highlighted the lack of access to education and the digital divide. It reinforces the need of understanding context and of an enlightened approach to an education that fosters tolerance as a counter to hypernationalism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/18834810.11606/issn.1982-8160.v15i3p203-222MATRIZes; v. 15 n. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222MATRIZes; Vol. 15 No 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222MATRIZes; V. 15 N. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222MATRIZes; Vol. 15 No. 3 (2021): Paulo Freire, 100 years; 203-222MATRIZes; Vol. 15 Núm. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-2221982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178857https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178856https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThomas, Pradip2021-12-21T18:20:25Zoai:revistas.usp.br:article/188348Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:42.461623Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Freire, communications and tolerance in India Freire, comunicação e tolerância na Índia |
title |
Freire, communications and tolerance in India |
spellingShingle |
Freire, communications and tolerance in India Thomas, Pradip Freire Popular theatre Digital divide Tagore Gandhi Freire Teatro popular Exclusão digital Tagore Gandhi |
title_short |
Freire, communications and tolerance in India |
title_full |
Freire, communications and tolerance in India |
title_fullStr |
Freire, communications and tolerance in India |
title_full_unstemmed |
Freire, communications and tolerance in India |
title_sort |
Freire, communications and tolerance in India |
author |
Thomas, Pradip |
author_facet |
Thomas, Pradip |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Thomas, Pradip |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Freire Popular theatre Digital divide Tagore Gandhi Freire Teatro popular Exclusão digital Tagore Gandhi |
topic |
Freire Popular theatre Digital divide Tagore Gandhi Freire Teatro popular Exclusão digital Tagore Gandhi |
description |
Este artigo explora a contínua relevância de Freire para a educação e a ação cultural na Índia. Aborda as especificidades das contribuições de Freire, revendo as obras dos principais pedagogogos indianos, Tagore e Gandhi. Trata, ainda, do pensamento freiriano na conjuntura específica da política indiana, caracterizada pelo hipernacionalismo. A partir das experiências do autor com a práxis do teatro popular, o artigo discute os desafios da educação crítica na Índia contemporânea, no contexto de uma pandemia que escancarou a falta de acesso à educação e a exclusão digital. O artigo reforça a necessidade de compreensão do contexto e de uma abordagem esclarecida para uma educação que promova a tolerância como contraponto ao hipernacionalismo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-15 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348 10.11606/issn.1982-8160.v15i3p203-222 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v15i3p203-222 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178857 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178856 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 15 n. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222 MATRIZes; Vol. 15 No 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222 MATRIZes; V. 15 N. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222 MATRIZes; Vol. 15 No. 3 (2021): Paulo Freire, 100 years; 203-222 MATRIZes; Vol. 15 Núm. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051315567722496 |