Freire, communications and tolerance in India

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Thomas, Pradip
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348
Resumo: Este artigo explora a contínua relevância de Freire para a educação e a ação cultural na Índia. Aborda as especificidades das contribuições de Freire, revendo as obras dos principais pedagogogos indianos, Tagore e Gandhi. Trata, ainda, do pensamento freiriano na conjuntura específica da política indiana, caracterizada pelo hipernacionalismo. A partir das experiências do autor com a práxis do teatro popular, o artigo discute os desafios da educação crítica na Índia contemporânea, no contexto de uma pandemia que escancarou a falta de acesso à educação e a exclusão digital. O artigo reforça a necessidade de compreensão do contexto e de uma abordagem esclarecida para uma educação que promova a tolerância como contraponto ao hipernacionalismo.
id USP-70_4b7be5bdb6334109fd9eb19707bdfa7b
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/188348
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Freire, communications and tolerance in IndiaFreire, comunicação e tolerância na ÍndiaFreirePopular theatreDigital divideTagoreGandhiFreireTeatro popularExclusão digitalTagoreGandhiEste artigo explora a contínua relevância de Freire para a educação e a ação cultural na Índia. Aborda as especificidades das contribuições de Freire, revendo as obras dos principais pedagogogos indianos, Tagore e Gandhi. Trata, ainda, do pensamento freiriano na conjuntura específica da política indiana, caracterizada pelo hipernacionalismo. A partir das experiências do autor com a práxis do teatro popular, o artigo discute os desafios da educação crítica na Índia contemporânea, no contexto de uma pandemia que escancarou a falta de acesso à educação e a exclusão digital. O artigo reforça a necessidade de compreensão do contexto e de uma abordagem esclarecida para uma educação que promova a tolerância como contraponto ao hipernacionalismo.This article explores Freire’s continuing relevance to education and cultural action in India. It engages with the specificities of Freire’s contributions reviewing the work of two key Indian pedagogists, Tagore and Gandhi. It deals with Freirean thought in the specific context of Indian politics characterised by hypernationalism. Drawing from the author’s experiences with the praxis of popular theatre, the article deals with challenges posed by critical education in contemporary India, during a pandemic that has highlighted the lack of access to education and the digital divide. It reinforces the need of understanding context and of an enlightened approach to an education that fosters tolerance as a counter to hypernationalism.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2021-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/18834810.11606/issn.1982-8160.v15i3p203-222MATRIZes; v. 15 n. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222MATRIZes; Vol. 15 No 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222MATRIZes; V. 15 N. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222MATRIZes; Vol. 15 No. 3 (2021): Paulo Freire, 100 years; 203-222MATRIZes; Vol. 15 Núm. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-2221982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178857https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178856https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessThomas, Pradip2021-12-21T18:20:25Zoai:revistas.usp.br:article/188348Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:42.461623Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Freire, communications and tolerance in India
Freire, comunicação e tolerância na Índia
title Freire, communications and tolerance in India
spellingShingle Freire, communications and tolerance in India
Thomas, Pradip
Freire
Popular theatre
Digital divide
Tagore
Gandhi
Freire
Teatro popular
Exclusão digital
Tagore
Gandhi
title_short Freire, communications and tolerance in India
title_full Freire, communications and tolerance in India
title_fullStr Freire, communications and tolerance in India
title_full_unstemmed Freire, communications and tolerance in India
title_sort Freire, communications and tolerance in India
author Thomas, Pradip
author_facet Thomas, Pradip
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Thomas, Pradip
dc.subject.por.fl_str_mv Freire
Popular theatre
Digital divide
Tagore
Gandhi
Freire
Teatro popular
Exclusão digital
Tagore
Gandhi
topic Freire
Popular theatre
Digital divide
Tagore
Gandhi
Freire
Teatro popular
Exclusão digital
Tagore
Gandhi
description Este artigo explora a contínua relevância de Freire para a educação e a ação cultural na Índia. Aborda as especificidades das contribuições de Freire, revendo as obras dos principais pedagogogos indianos, Tagore e Gandhi. Trata, ainda, do pensamento freiriano na conjuntura específica da política indiana, caracterizada pelo hipernacionalismo. A partir das experiências do autor com a práxis do teatro popular, o artigo discute os desafios da educação crítica na Índia contemporânea, no contexto de uma pandemia que escancarou a falta de acesso à educação e a exclusão digital. O artigo reforça a necessidade de compreensão do contexto e de uma abordagem esclarecida para uma educação que promova a tolerância como contraponto ao hipernacionalismo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348
10.11606/issn.1982-8160.v15i3p203-222
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v15i3p203-222
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178857
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/188348/178856
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 15 n. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222
MATRIZes; Vol. 15 No 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222
MATRIZes; V. 15 N. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222
MATRIZes; Vol. 15 No. 3 (2021): Paulo Freire, 100 years; 203-222
MATRIZes; Vol. 15 Núm. 3 (2021): Paulo Freire, 100 anos; 203-222
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315567722496