Surveillance capitalism: the Mattelart line of thought and its criticism towards mediatic processes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | eng por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/175315 |
Resumo: | O artigo analisa o trinômio comunicação, capitalismo e vigilância, recuperando as convergências estabelecidas entre esses elementos à luz das contribuições teóricometodológicas de Mattelart. Considera que o modelo de negócio das indústrias culturais já não explora somente o diagrama que envolve a produção, a circulação e o consumo midiáticos, somando-se a esses processos programações algorítmicas capazes de extrair dados em escala de seus usuários em prol da geração de novos produtos e serviços. Avalia o cruzamento entre os campos cultural, político, econômico e tecnológico nos processos midiáticos para criticar o contrato social imposto pelas empresas de tecnologia inseridas no contexto do capitalismo de vigilância. |
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Surveillance capitalism: the Mattelart line of thought and its criticism towards mediatic processesCapitalismo de vigilância: a vertente Mattelart e a crítica aos processos midiáticosMattelartCapitalismSurveillanceMediatic processesMattelart CapitalismoVigilânciaProcessos midiáticosO artigo analisa o trinômio comunicação, capitalismo e vigilância, recuperando as convergências estabelecidas entre esses elementos à luz das contribuições teóricometodológicas de Mattelart. Considera que o modelo de negócio das indústrias culturais já não explora somente o diagrama que envolve a produção, a circulação e o consumo midiáticos, somando-se a esses processos programações algorítmicas capazes de extrair dados em escala de seus usuários em prol da geração de novos produtos e serviços. Avalia o cruzamento entre os campos cultural, político, econômico e tecnológico nos processos midiáticos para criticar o contrato social imposto pelas empresas de tecnologia inseridas no contexto do capitalismo de vigilância. This paper analyzes the trilogy communication, capitalism and surveillance, verifying the convergences determined among these elements by utilizing Mattelart’s theoretical framework. The business model of cultural industries is assumed to no longer be restricted to the diagram involving media production, dissemination and consumption, nowadays including algorithms capable of extracting mass data from users for increasing the generation of new products and services. The connection between the cultural, political, economic and technological fields in mediatic processes is evaluated to question the social contract imposed by technology companies situated in the context of surveillance capitalism. El artículo analiza los sistemas trinomiales de comunicación, capitalismo y vigilancia en el ámbito de los procesos mediáticos, rescatando las relaciones que se establecen entre estos elementos a partir de los aportes teóricos y metodológicos de Armand Mattelart. Desde una perspectiva crítica, posiciona el papel articulador del teórico belga de la investigación en comunicación, considerando que las industrias culturales contemporáneas ya no se establecen a partir del simple diagrama donde la producción, la circulación y el consumo establecen convergencias. Actualmente, los medios digitales se limitan a un tejido social complejo, en el que el intercambio de información ha sido mediado por fuerzas que actúan en la intersección de los campos cultural, político, económico y tecnológico. En las últimas dos décadas, el interés por interpretar los conglomerados tecnológicos transnacionales ha llevado a Mattelart a considerar cómo se ha explotado la programación algorítmica para extraer datos a escala de sus usuarios. En este sentido, creyendo que la lectura de Mattelart, aquí revisada, ofrece posibilidades de reflexión sobre la condición de los procesos mediáticos, el artículo presenta subsidios para una crítica al contrato social impuesto por las empresas tecnológicas que rodean el capitalismo de vigilancia.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2020-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/17531510.11606/issn.1982-8160.v14i3p139-155MATRIZes; v. 14 n. 3 (2020): Vertente Mattelart; 139-155MATRIZes; Vol. 14 No 3 (2020): Vertente Mattelart; 139-155MATRIZes; V. 14 N. 3 (2020): Vertente Mattelart; 139-155MATRIZes; Vol. 14 No. 3 (2020): Vertente Mattelart; 139-155MATRIZes; Vol. 14 Núm. 3 (2020): Vertente Mattelart; 139-1551982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPengporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/175315/169242https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/175315/167671http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKalikoske, Andres2020-12-31T14:15:23Zoai:revistas.usp.br:article/175315Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:40.175214Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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