No jardim das delícias: os dilemas de Brigitte Bardot no Rio de Janeiro
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148013 |
Resumo: | Neste artigo, analisamos os modos como a mídia noticiou a passagem de Brigitte Bardot pelo Rio de Janeiro, entre janeiro e abril de 1964, buscando compreender as relações entre o fenômeno da fama e a cultura. A visita da estrela francesa contribuiu para o desenvolvimento do turismo em Búzios. Investigamos os modos como a atriz se posicionou como celebridade, negociando sua presença na mídia carioca. Examinamos também os discursos que envolveram a caracterização de Brigitte Bardot como símbolo sexual feminino. As conclusões indicam três dualidades marcantes da vinda da atriz ao Brasil: o amor e o ódio com relação à mídia; a fama e o anonimato; as celebridades e a promoção do consumo. |
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No jardim das delícias: os dilemas de Brigitte Bardot no Rio de JaneiroIn the garden of delights: the dilemmas of Brigitte Bardot in Rio de JaneiroFamaBrigitte BardotconsumoFameBrigitte BardotconsumptionNeste artigo, analisamos os modos como a mídia noticiou a passagem de Brigitte Bardot pelo Rio de Janeiro, entre janeiro e abril de 1964, buscando compreender as relações entre o fenômeno da fama e a cultura. A visita da estrela francesa contribuiu para o desenvolvimento do turismo em Búzios. Investigamos os modos como a atriz se posicionou como celebridade, negociando sua presença na mídia carioca. Examinamos também os discursos que envolveram a caracterização de Brigitte Bardot como símbolo sexual feminino. As conclusões indicam três dualidades marcantes da vinda da atriz ao Brasil: o amor e o ódio com relação à mídia; a fama e o anonimato; as celebridades e a promoção do consumo.In this article, we analyze how media reported the visit of Brigitte Bardot to Rio de Janeiro between January and April 1964, seeking to understand the relationship between the phenomenon of fame and culture. The travel of the French star contributed to the development of tourism in Búzios. We investigate the ways the actress positioned herself as a celebrity, negotiating her presence in the media. We also examine the discourses that involved the characterization of Brigitte Bardot as a female sex symbol. The conclusions indicate three striking dualities of the actress’ visit to Brazil: the love and hate for media; fame and anonymity; the celebrities and the promotion of consumption.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14801310.11606/issn.1982-8160.v13i1p191-209MATRIZes; v. 13 n. 1 (2019); 191-209MATRIZes; Vol. 13 No 1 (2019); 191-209MATRIZes; V. 13 N. 1 (2019); 191-209MATRIZes; Vol. 13 No. 1 (2019); 191-209MATRIZes; Vol. 13 Núm. 1 (2019); 191-2091982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148013/152974https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148013/152975Copyright (c) 2019 Matrizeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessRocha, EverardoLana, Lígia2020-06-01T14:39:29Zoai:revistas.usp.br:article/148013Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:35.379307Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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