Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687 |
Resumo: | A longa história das teorias da comunicação de massa é cheia de metáforas: do “canal de transmissão” de Shannon e Weaver à “espiral do silêncio” de Noelle-Neumann. O objetivo deste capítulo é fornecer uma visão geral do uso das metáforas e modelos nos estudos de comunicação midiatizada. Atenção especial é dada às metáforas que apoiam as representações de práticas de comunicação digital e interativa; neste contexto, este capítulo lida com as metáforas da internet, a Rede Mundial de Computadores (World Wide Web) e novas plataformas, e introduz as principais metáforas de mudança de mídia. Conclui-se com uma série de reflexões sobre os riscos e benefícios do raciocínio metafórico, além de incluir uma chamada para a “experimentação metafórica”. |
id |
USP-70_7f44f097dedd233448a41402f4863c77 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/210687 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforasIn media(tization) studies we love metaphorsMediaMediatizationTheoryModelsMetaphorsMídiaMidiatizaçãoTeoriaModelosMetáforasA longa história das teorias da comunicação de massa é cheia de metáforas: do “canal de transmissão” de Shannon e Weaver à “espiral do silêncio” de Noelle-Neumann. O objetivo deste capítulo é fornecer uma visão geral do uso das metáforas e modelos nos estudos de comunicação midiatizada. Atenção especial é dada às metáforas que apoiam as representações de práticas de comunicação digital e interativa; neste contexto, este capítulo lida com as metáforas da internet, a Rede Mundial de Computadores (World Wide Web) e novas plataformas, e introduz as principais metáforas de mudança de mídia. Conclui-se com uma série de reflexões sobre os riscos e benefícios do raciocínio metafórico, além de incluir uma chamada para a “experimentação metafórica”.The long history of mass communication theories is full of metaphors, from Shannon and Weaver’s ‘transmission channel’ to Noelle-Neumann’s ‘spiral of silence’. The objective of the chapter is to give an overview of the use of metaphors and models in mediatized communication studies. Special attention is given to the metaphors that support the representations of digital and interactive communication practices; in this context, the chapter deals with the metaphors of the Internet, the World Wide Web, and new platforms and introduces the main metaphors of media change. The chapter concludes with a series of reflections on the risks and benefits of metaphorical reasoning and includes a call for ‘metaphorical experimentation’.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/21068710.11606/issn.1982-8160.v17i1p37-56MATRIZes; Vol. 17 Núm. 1 (2023); 37-56MATRIZes; v. 17 n. 1 (2023); 37-56MATRIZes; Vol. 17 No 1 (2023); 37-56MATRIZes; Vol. 17 No. 1 (2023); 37-56MATRIZes; V. 17 N. 1 (2023); 37-561982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/193630https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/193631https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/196327https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/196329Copyright (c) 2023 Carlos A. Scolarihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessScolari, Carlos A.Scolari, Carlos A.Scolari, Carlos A.Scolari, Carlos A.Scolari, Carlos A.2023-07-07T15:05:25Zoai:revistas.usp.br:article/210687Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-07-07T15:05:25Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas In media(tization) studies we love metaphors |
title |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas |
spellingShingle |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas Scolari, Carlos A. Media Mediatization Theory Models Metaphors Mídia Midiatização Teoria Modelos Metáforas |
title_short |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas |
title_full |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas |
title_fullStr |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas |
title_full_unstemmed |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas |
title_sort |
Nos estudos de mídia(tização), adoramos metáforas |
author |
Scolari, Carlos A. |
author_facet |
Scolari, Carlos A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Scolari, Carlos A. Scolari, Carlos A. Scolari, Carlos A. Scolari, Carlos A. Scolari, Carlos A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Media Mediatization Theory Models Metaphors Mídia Midiatização Teoria Modelos Metáforas |
topic |
Media Mediatization Theory Models Metaphors Mídia Midiatização Teoria Modelos Metáforas |
description |
A longa história das teorias da comunicação de massa é cheia de metáforas: do “canal de transmissão” de Shannon e Weaver à “espiral do silêncio” de Noelle-Neumann. O objetivo deste capítulo é fornecer uma visão geral do uso das metáforas e modelos nos estudos de comunicação midiatizada. Atenção especial é dada às metáforas que apoiam as representações de práticas de comunicação digital e interativa; neste contexto, este capítulo lida com as metáforas da internet, a Rede Mundial de Computadores (World Wide Web) e novas plataformas, e introduz as principais metáforas de mudança de mídia. Conclui-se com uma série de reflexões sobre os riscos e benefícios do raciocínio metafórico, além de incluir uma chamada para a “experimentação metafórica”. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687 10.11606/issn.1982-8160.v17i1p37-56 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v17i1p37-56 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/193630 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/193631 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/196327 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/210687/196329 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Carlos A. Scolari https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Carlos A. Scolari https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; Vol. 17 Núm. 1 (2023); 37-56 MATRIZes; v. 17 n. 1 (2023); 37-56 MATRIZes; Vol. 17 No 1 (2023); 37-56 MATRIZes; Vol. 17 No. 1 (2023); 37-56 MATRIZes; V. 17 N. 1 (2023); 37-56 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051312924262400 |