Mediatization: conceptualizing cultural and social change

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Hjarvard, Stig
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82929
Resumo: Vivemos uma midiatização intensiva da cultura e da sociedade que não se limita àformação da opinião pública, mas atravessa quase todas as instituições sociais e culturais.Cada vez mais, outras instituições necessitam de recursos da mídia, incluindosua habilidade de representar a informação, construir relações sociais e ganhar atençãocom ações comunicativas. Devido a esse desenvolvimento, precisamos analisar o papelda mídia em vários contextos sociais, com uma ancoragem mais sólida da teoria damidiatização na teoria social geral. Inspirado pela teoria de estruturação e pelas lógicasda perspectiva institucional, as mídias são entendidas como estruturas que condicioname permitem a ação humana reflexiva.
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spelling Mediatization: conceptualizing cultural and social changeMidiatização: conceituando a mudança social e culturalAgêncialógicas institucionaismidiatizaçãoteoria de médio alcanceestruturaçãoVivemos uma midiatização intensiva da cultura e da sociedade que não se limita àformação da opinião pública, mas atravessa quase todas as instituições sociais e culturais.Cada vez mais, outras instituições necessitam de recursos da mídia, incluindosua habilidade de representar a informação, construir relações sociais e ganhar atençãocom ações comunicativas. Devido a esse desenvolvimento, precisamos analisar o papelda mídia em vários contextos sociais, com uma ancoragem mais sólida da teoria damidiatização na teoria social geral. Inspirado pela teoria de estruturação e pelas lógicasda perspectiva institucional, as mídias são entendidas como estruturas que condicioname permitem a ação humana reflexiva.Today, we experience an intensified mediatization of culture and society that is not limited to the public opinion formation but cuts across almost every social and cultural institution. Increasingly, other institutions need the resources of the media, including their ability to represent information, construct social relationships, and produce attention through communicative action. Because of this development, we need to analyze the role of media in a multitude of social contexts, with a firmer rooting of mediatization theory in general social theory. Inspired by structuration theory and the institutional logics perspective, media are understood as structures that both condition and enable reflexive human agency.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2014-06-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/8292910.11606/issn.1982-8160.v8i1p21-44MATRIZes; v. 8 n. 1 (2014); 21-44MATRIZes; Vol. 8 No 1 (2014); 21-44MATRIZes; V. 8 N. 1 (2014); 21-44MATRIZes; Vol. 8 No. 1 (2014); 21-44MATRIZes; Vol. 8 Núm. 1 (2014); 21-441982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/82929/85963Hjarvard, Stiginfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:06:51Zoai:revistas.usp.br:article/82929Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:25.907463Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
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