O consumidor como agente no neoliberalismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729 |
Resumo: | O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitações |
id |
USP-70_8076faa1e1083aac0b3372bf4294b14b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/111729 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O consumidor como agente no neoliberalismoNeoliberalismoconsumidorcumplicidadeparticipaçãoempreendedorismoO discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitaçõesUniversidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2015-12-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/11172910.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 273-288MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 273-288MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 273-288MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 273-288MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 273-2881982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729/109732https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729/109768Copyright (c) 2016 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastro, Julio Cesár Lemes de2021-10-22T12:55:58Zoai:revistas.usp.br:article/111729Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:29.138672Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
title |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
spellingShingle |
O consumidor como agente no neoliberalismo Castro, Julio Cesár Lemes de Neoliberalismo consumidor cumplicidade participação empreendedorismo |
title_short |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
title_full |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
title_fullStr |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
title_full_unstemmed |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
title_sort |
O consumidor como agente no neoliberalismo |
author |
Castro, Julio Cesár Lemes de |
author_facet |
Castro, Julio Cesár Lemes de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castro, Julio Cesár Lemes de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberalismo consumidor cumplicidade participação empreendedorismo |
topic |
Neoliberalismo consumidor cumplicidade participação empreendedorismo |
description |
O discurso neoliberal, que se torna prevalente nas últimas décadas, destaca o papel ativo do consumidor. A agência do consumidor está associada a diversos fatores: retórica publicitária que enfatiza a cumplicidade com ele; tecnologias de si através das quais ele atua como empreendedor de si mesmo; mecanismos interativos que sugerem um aumento de sua participação; apelo à responsabilidade social em suas atitudes. Quando analisamos de perto cada um desses fatores, contudo, o suposto empoderamento do consumidor na contemporaneidade revela suas limitações |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729 10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v9i2p273-288 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729/109732 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/111729/109768 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 9 n. 2 (2015); 273-288 MATRIZes; Vol. 9 No 2 (2015); 273-288 MATRIZes; V. 9 N. 2 (2015); 273-288 MATRIZes; Vol. 9 No. 2 (2015); 273-288 MATRIZes; Vol. 9 Núm. 2 (2015); 273-288 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051314368151552 |