The Audiovisual Design as a methodological option for radio production

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gambaro, Daniel
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Becker, Valdecir
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981
Resumo: Este artigo apresenta o Design Audiovisual como fluxo metodológico para a criação, produção e análise de programas de rádio. No ambiente midiático digital contemporâneo, as formas institucionalizadas do rádio estão sendo desafiadas com a introdução de novas tecnologias. As novas ferramentas, e os novos comportamentos da audiência, requerem que emissoras, produtores e pesquisadores levem em conta produções que tanto remetam à manutenção das formas características do rádio, como incorporem as possibilidades emergentes. Usando exemplos simulados e reais, este ensaio propõe o Design Audiovisual como uma ferramenta possível, e viável, para o desenvolvimento e estudo de produções de rádio interativas e orientadas à convergência midiática.
id USP-70_8fd977924c16e8eabcc3efac5d4b1bd1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/144981
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling The Audiovisual Design as a methodological option for radio productionO Design Audiovisual como opção metodológica para a produção radiofônicaRadioNew technologiesAudiovisual DesignRádioNovas TecnologiasDesign AudiovisualEste artigo apresenta o Design Audiovisual como fluxo metodológico para a criação, produção e análise de programas de rádio. No ambiente midiático digital contemporâneo, as formas institucionalizadas do rádio estão sendo desafiadas com a introdução de novas tecnologias. As novas ferramentas, e os novos comportamentos da audiência, requerem que emissoras, produtores e pesquisadores levem em conta produções que tanto remetam à manutenção das formas características do rádio, como incorporem as possibilidades emergentes. Usando exemplos simulados e reais, este ensaio propõe o Design Audiovisual como uma ferramenta possível, e viável, para o desenvolvimento e estudo de produções de rádio interativas e orientadas à convergência midiática.This article presents the Audiovisual Design as a workflow of processes for planning the creation, production and analysis of radio programs. In the contemporary digital media environment, institutionalized forms of radio are being challenged by the introduction of new technologies. The new available tools and new audience behaviors require radio stations, producers and researchers to become aware of productions that can address both the maintenance of the radio’s characteristics and the incorporation of the emerging possibilities. Using simulated and real examples, this essay proposes the Audiovisual Design as a possible and viable tool in the development and study of media-convergent and interactive radio productions.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14498110.11606/issn.1982-8160.v12i3p297-317MATRIZes; v. 12 n. 3 (2018); 297-317MATRIZes; Vol. 12 No 3 (2018); 297-317MATRIZes; V. 12 N. 3 (2018); 297-317MATRIZes; Vol. 12 No. 3 (2018); 297-317MATRIZes; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 297-3171982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149849https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149850Copyright (c) 2018 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGambaro, DanielBecker, Valdecir2020-01-09T12:14:49Zoai:revistas.usp.br:article/144981Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:34.582394Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
O Design Audiovisual como opção metodológica para a produção radiofônica
title The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
spellingShingle The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
Gambaro, Daniel
Radio
New technologies
Audiovisual Design
Rádio
Novas Tecnologias
Design Audiovisual
title_short The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
title_full The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
title_fullStr The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
title_full_unstemmed The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
title_sort The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
author Gambaro, Daniel
author_facet Gambaro, Daniel
Becker, Valdecir
author_role author
author2 Becker, Valdecir
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gambaro, Daniel
Becker, Valdecir
dc.subject.por.fl_str_mv Radio
New technologies
Audiovisual Design
Rádio
Novas Tecnologias
Design Audiovisual
topic Radio
New technologies
Audiovisual Design
Rádio
Novas Tecnologias
Design Audiovisual
description Este artigo apresenta o Design Audiovisual como fluxo metodológico para a criação, produção e análise de programas de rádio. No ambiente midiático digital contemporâneo, as formas institucionalizadas do rádio estão sendo desafiadas com a introdução de novas tecnologias. As novas ferramentas, e os novos comportamentos da audiência, requerem que emissoras, produtores e pesquisadores levem em conta produções que tanto remetam à manutenção das formas características do rádio, como incorporem as possibilidades emergentes. Usando exemplos simulados e reais, este ensaio propõe o Design Audiovisual como uma ferramenta possível, e viável, para o desenvolvimento e estudo de produções de rádio interativas e orientadas à convergência midiática.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981
10.11606/issn.1982-8160.v12i3p297-317
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v12i3p297-317
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149849
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Matrizes
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Matrizes
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 12 n. 3 (2018); 297-317
MATRIZes; Vol. 12 No 3 (2018); 297-317
MATRIZes; V. 12 N. 3 (2018); 297-317
MATRIZes; Vol. 12 No. 3 (2018); 297-317
MATRIZes; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 297-317
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051315143049216