The Audiovisual Design as a methodological option for radio production
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981 |
Resumo: | Este artigo apresenta o Design Audiovisual como fluxo metodológico para a criação, produção e análise de programas de rádio. No ambiente midiático digital contemporâneo, as formas institucionalizadas do rádio estão sendo desafiadas com a introdução de novas tecnologias. As novas ferramentas, e os novos comportamentos da audiência, requerem que emissoras, produtores e pesquisadores levem em conta produções que tanto remetam à manutenção das formas características do rádio, como incorporem as possibilidades emergentes. Usando exemplos simulados e reais, este ensaio propõe o Design Audiovisual como uma ferramenta possível, e viável, para o desenvolvimento e estudo de produções de rádio interativas e orientadas à convergência midiática. |
id |
USP-70_8fd977924c16e8eabcc3efac5d4b1bd1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/144981 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio productionO Design Audiovisual como opção metodológica para a produção radiofônicaRadioNew technologiesAudiovisual DesignRádioNovas TecnologiasDesign AudiovisualEste artigo apresenta o Design Audiovisual como fluxo metodológico para a criação, produção e análise de programas de rádio. No ambiente midiático digital contemporâneo, as formas institucionalizadas do rádio estão sendo desafiadas com a introdução de novas tecnologias. As novas ferramentas, e os novos comportamentos da audiência, requerem que emissoras, produtores e pesquisadores levem em conta produções que tanto remetam à manutenção das formas características do rádio, como incorporem as possibilidades emergentes. Usando exemplos simulados e reais, este ensaio propõe o Design Audiovisual como uma ferramenta possível, e viável, para o desenvolvimento e estudo de produções de rádio interativas e orientadas à convergência midiática.This article presents the Audiovisual Design as a workflow of processes for planning the creation, production and analysis of radio programs. In the contemporary digital media environment, institutionalized forms of radio are being challenged by the introduction of new technologies. The new available tools and new audience behaviors require radio stations, producers and researchers to become aware of productions that can address both the maintenance of the radio’s characteristics and the incorporation of the emerging possibilities. Using simulated and real examples, this essay proposes the Audiovisual Design as a possible and viable tool in the development and study of media-convergent and interactive radio productions.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2018-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14498110.11606/issn.1982-8160.v12i3p297-317MATRIZes; v. 12 n. 3 (2018); 297-317MATRIZes; Vol. 12 No 3 (2018); 297-317MATRIZes; V. 12 N. 3 (2018); 297-317MATRIZes; Vol. 12 No. 3 (2018); 297-317MATRIZes; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 297-3171982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149849https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149850Copyright (c) 2018 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessGambaro, DanielBecker, Valdecir2020-01-09T12:14:49Zoai:revistas.usp.br:article/144981Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:34.582394Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production O Design Audiovisual como opção metodológica para a produção radiofônica |
title |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production |
spellingShingle |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production Gambaro, Daniel Radio New technologies Audiovisual Design Rádio Novas Tecnologias Design Audiovisual |
title_short |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production |
title_full |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production |
title_fullStr |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production |
title_full_unstemmed |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production |
title_sort |
The Audiovisual Design as a methodological option for radio production |
author |
Gambaro, Daniel |
author_facet |
Gambaro, Daniel Becker, Valdecir |
author_role |
author |
author2 |
Becker, Valdecir |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gambaro, Daniel Becker, Valdecir |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Radio New technologies Audiovisual Design Rádio Novas Tecnologias Design Audiovisual |
topic |
Radio New technologies Audiovisual Design Rádio Novas Tecnologias Design Audiovisual |
description |
Este artigo apresenta o Design Audiovisual como fluxo metodológico para a criação, produção e análise de programas de rádio. No ambiente midiático digital contemporâneo, as formas institucionalizadas do rádio estão sendo desafiadas com a introdução de novas tecnologias. As novas ferramentas, e os novos comportamentos da audiência, requerem que emissoras, produtores e pesquisadores levem em conta produções que tanto remetam à manutenção das formas características do rádio, como incorporem as possibilidades emergentes. Usando exemplos simulados e reais, este ensaio propõe o Design Audiovisual como uma ferramenta possível, e viável, para o desenvolvimento e estudo de produções de rádio interativas e orientadas à convergência midiática. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981 10.11606/issn.1982-8160.v12i3p297-317 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v12i3p297-317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149849 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/144981/149850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matrizes info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 Matrizes |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 12 n. 3 (2018); 297-317 MATRIZes; Vol. 12 No 3 (2018); 297-317 MATRIZes; V. 12 N. 3 (2018); 297-317 MATRIZes; Vol. 12 No. 3 (2018); 297-317 MATRIZes; Vol. 12 Núm. 3 (2018); 297-317 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051315143049216 |