A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sibilia, Paula
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333
Resumo: Este ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito.
id USP-70_91a53ac271462665187152cf11142663
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/38333
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?The school in the hyper-connected world: Networks instead of walls?EducationdisciplinenetworksbodysubjectivityEducaçãodisciplinaredescorpo e subjetividadeEste ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito. This essay is intended to reflect about the school crisis, from a genealogical perspective, considering how information and communication technologies –particularly mobiles with internet access– are affecting the way this modern institution works. Which is the influence that the contact with these devices –as well as the ways of life they imply, including economic, political and sociocultural factors- causes on contemporary subjectivities and bodies? The aim is to detect and comprehend the growing incompatibilities between these bodies and subjectivities, on one side, and school regulations and technologies, on the other side, as well as understanding some of their meanings and formulate possible answers to this conflict.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3833310.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 195-211MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 195-211MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 195-211MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 195-211MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 195-2111982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41193https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41194Sibilia, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:04Zoai:revistas.usp.br:article/38333Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.053899Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
The school in the hyper-connected world: Networks instead of walls?
title A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
spellingShingle A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
Sibilia, Paula
Education
discipline
networks
body
subjectivity
Educação
disciplina
redes
corpo e subjetividade
title_short A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
title_full A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
title_fullStr A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
title_full_unstemmed A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
title_sort A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
author Sibilia, Paula
author_facet Sibilia, Paula
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sibilia, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Education
discipline
networks
body
subjectivity
Educação
disciplina
redes
corpo e subjetividade
topic Education
discipline
networks
body
subjectivity
Educação
disciplina
redes
corpo e subjetividade
description Este ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333
10.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41193
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41194
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 195-211
MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 195-211
MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 195-211
MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 195-211
MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 195-211
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051313779900416