A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333 |
Resumo: | Este ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito. |
id |
USP-70_91a53ac271462665187152cf11142663 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/38333 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros?The school in the hyper-connected world: Networks instead of walls?EducationdisciplinenetworksbodysubjectivityEducaçãodisciplinaredescorpo e subjetividadeEste ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito. This essay is intended to reflect about the school crisis, from a genealogical perspective, considering how information and communication technologies –particularly mobiles with internet access– are affecting the way this modern institution works. Which is the influence that the contact with these devices –as well as the ways of life they imply, including economic, political and sociocultural factors- causes on contemporary subjectivities and bodies? The aim is to detect and comprehend the growing incompatibilities between these bodies and subjectivities, on one side, and school regulations and technologies, on the other side, as well as understanding some of their meanings and formulate possible answers to this conflict.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2012-06-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3833310.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 195-211MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 195-211MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 195-211MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 195-211MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 195-2111982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41193https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41194Sibilia, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-09-29T19:07:04Zoai:revistas.usp.br:article/38333Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:23.053899Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? The school in the hyper-connected world: Networks instead of walls? |
title |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? |
spellingShingle |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? Sibilia, Paula Education discipline networks body subjectivity Educação disciplina redes corpo e subjetividade |
title_short |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? |
title_full |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? |
title_fullStr |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? |
title_full_unstemmed |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? |
title_sort |
A escola no mundo hiper-conectado: Redes em vez de muros? |
author |
Sibilia, Paula |
author_facet |
Sibilia, Paula |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sibilia, Paula |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Education discipline networks body subjectivity Educação disciplina redes corpo e subjetividade |
topic |
Education discipline networks body subjectivity Educação disciplina redes corpo e subjetividade |
description |
Este ensaio reflete acerca da “crise da escola” a partir de uma visão genealógica, considerando os modos em que as novas tecnologias de comunicação — sobretudo, os dispositivos móveis de acesso às redes informáticas — estão afetando o funcionamento dessa instituição basilar da modernidade. Qual é a influência que o contacto com tais aparelhos — bem como os modos de vida que eles implicam, incluindo fatores econômicos, políticos e socioculturais — provoca nas subjetividades e nos corpos contemporâneos? A intenção é detectar e problematizar a crescente incompatibilidade desses “modos de ser” atuais com as instalações, regulamentos e tecnologias escolares, identificando seus sentidos para delinear possíveis respostas ao conflito. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-06-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333 10.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v5i2p195-211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41193 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38333/41194 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; v. 5 n. 2 (2012); 195-211 MATRIZes; Vol. 5 No 2 (2012); 195-211 MATRIZes; V. 5 N. 2 (2012); 195-211 MATRIZes; Vol. 5 No. 2 (2012); 195-211 MATRIZes; Vol. 5 Núm. 2 (2012); 195-211 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051313779900416 |