Big data: shaping knowledge, shaping everyday life
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/149604 |
Resumo: | Este artigo discute a novidade do big data, argumentando que ela pode ser definida em relação ao tipo de conhecimento que é criado. Destaca a importância do big data na pesquisa em ciências sociais e, especialmente, na pesquisa em comunicação, apesar de essa investigação ser em parte limitada pelas fontes (comerciais, muitas vezes) de dados. Outro impedimento é que essa pesquisa está avançando em muitas direções, mas sem integrar o conhecimento descoberto em relatos gerais do papel da mídia na mudança social. E a maior parte desse conhecimento não está sendo produzido nas ciências sociais, mas sim no setor privado e em contextos políticos. O big data recoloca também, em novas perspectivas, certas questões como a da privacidade e a da vigilância social. |
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Big data: shaping knowledge, shaping everyday lifeBig data: moldando o conhecimento, moldando a vida cotidianaBig dataSocial mediaScienceScientific researchApplied knowledgeBig dataMídia DigitalCiênciaPesquisa CientíficaConhecimento AplicadoEste artigo discute a novidade do big data, argumentando que ela pode ser definida em relação ao tipo de conhecimento que é criado. Destaca a importância do big data na pesquisa em ciências sociais e, especialmente, na pesquisa em comunicação, apesar de essa investigação ser em parte limitada pelas fontes (comerciais, muitas vezes) de dados. Outro impedimento é que essa pesquisa está avançando em muitas direções, mas sem integrar o conhecimento descoberto em relatos gerais do papel da mídia na mudança social. E a maior parte desse conhecimento não está sendo produzido nas ciências sociais, mas sim no setor privado e em contextos políticos. O big data recoloca também, em novas perspectivas, certas questões como a da privacidade e a da vigilância social.This article discusses the newness of big data, arguing that it can be defined in relation to the type of knowledge that is created. It highlights the importance of big data in the research in social sciences, and especially in communication research, despite that research be partly limited by the data sources (often, commercial). Another impediment is that such research is pushing in many directions, but without integrating the new-found knowledge into overall accounts of the role of media in social change. And most of this knowledge is not being produced within the social sciences at all, but rather in the private sector and in policy settings. Big data also raises certain issues in new guises, such as privacy and social vigilance.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2018-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14960410.11606/issn.1982-8160.v12i2p135-163MATRIZes; v. 12 n. 2 (2018); 135-163MATRIZes; Vol. 12 No 2 (2018); 135-163MATRIZes; V. 12 N. 2 (2018); 135-163MATRIZes; Vol. 12 No. 2 (2018); 135-163MATRIZes; Vol. 12 Núm. 2 (2018); 135-1631982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/149604/147031https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/149604/147037Copyright (c) 2018 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchroeder, Ralph2020-06-02T22:56:24Zoai:revistas.usp.br:article/149604Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:35.985380Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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