Revista Crás!: Quadrinhos Brasileiros e Indústria Editorial
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Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38264 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo resgatar a trajetória das histórias em quadrinhos brasileiras na década de 1970, considerada de especial relevância para o avanço da arte gráfica sequencial no Brasil. Nesse período, observa-se, de um lado, iniciativas de pequenas editoras localizadas em vários estados brasileiros, e, de outro, empreendimentos feitos por editoras de grande porte na publicação de material nacional. Como estudo de caso, apresenta a revista Crás!, produzida pela Editora Abril, de São Paulo, que reuniu talentos veteranos e jovens da arte gráfca sequencial brasileira. A análise dessa publicação revela as difculdades do quadrinho brasileiro frente às necessidades e limites das editoras comerciais e do mercado editorial no país. |
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Revista Crás!: Quadrinhos Brasileiros e Indústria EditorialComic-book Crás!: Brazilian Comics and Publishing Industrycomunicaçãohistórias em quadrinhos brasileirasdécada de 1970mercado editorial de quadrinhoscommunicationBrazilian comics1970scomics publishing marketEste artigo tem como objetivo resgatar a trajetória das histórias em quadrinhos brasileiras na década de 1970, considerada de especial relevância para o avanço da arte gráfica sequencial no Brasil. Nesse período, observa-se, de um lado, iniciativas de pequenas editoras localizadas em vários estados brasileiros, e, de outro, empreendimentos feitos por editoras de grande porte na publicação de material nacional. Como estudo de caso, apresenta a revista Crás!, produzida pela Editora Abril, de São Paulo, que reuniu talentos veteranos e jovens da arte gráfca sequencial brasileira. A análise dessa publicação revela as difculdades do quadrinho brasileiro frente às necessidades e limites das editoras comerciais e do mercado editorial no país.This article has the objective of rescuing the trajectory of Brazilian comics in the 1970s, a period considered of special relevance for the advancement of the sequential graphic art in Brazil. In this period, initiatives of small publishing companies located in some Brazilian states can be seen, and, also, the efforts of big publishing companies to publish national material. As a case study, it presents the Crás! magazine, produced by Editora Abril of São Paulo, that congregated veteran and young gifted professionals of the Brazilian sequential graphic art. The analysis of this publication discloses the difficulties Brazilian comics faced, considering the necessities and limits of the commercial publishing companies and the publishing market in the country.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2011-12-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/3826410.11606/issn.1982-8160.v3i2p135-152MATRIZes; v. 3 n. 2 (2010); 135-152MATRIZes; Vol. 3 No 2 (2010); 135-152MATRIZes; V. 3 N. 2 (2010); 135-152MATRIZes; Vol. 3 No. 2 (2010); 135-152MATRIZes; Vol. 3 Núm. 2 (2010); 135-1521982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38264/41066https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/38264/41067Vergueiro, WaldomiroSantos, Roberto Elísio dosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-10-31T16:27:25Zoai:revistas.usp.br:article/38264Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:19.960042Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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Este artigo tem como objetivo resgatar a trajetória das histórias em quadrinhos brasileiras na década de 1970, considerada de especial relevância para o avanço da arte gráfica sequencial no Brasil. Nesse período, observa-se, de um lado, iniciativas de pequenas editoras localizadas em vários estados brasileiros, e, de outro, empreendimentos feitos por editoras de grande porte na publicação de material nacional. Como estudo de caso, apresenta a revista Crás!, produzida pela Editora Abril, de São Paulo, que reuniu talentos veteranos e jovens da arte gráfca sequencial brasileira. A análise dessa publicação revela as difculdades do quadrinho brasileiro frente às necessidades e limites das editoras comerciais e do mercado editorial no país. |
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