O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fechine, Yvana
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lima, Cecília Almeida Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
DOI: 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600
Resumo: La noción de "Transmedia TV" designa a la producción que incorpora medios y plataformas dentro de la cadena creativa de la industria de la industria. La participación de público es una condición indispensable para la materialización de las estructuras de transmisión, incluso cuando las acciones se dirigen "orientadas" o guiadas por la intención y inteligencia del productor. Debido al compromiso requerido por tales acciones, el destinatario de la acción de acción es, idealmente, el fan. El desafío recae para los becarios es para mejor entender el rol de este fan en la constitución de un tipo de texto - el cambio de la textura - cuya manifestación depende depende de su rendimiento.
id USP-70_dfa12527d2b70ffaf4b703ced9e6b6cb
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/148600
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
spelling O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisãoThe fan’s work in the transmedia text: an approach from the televisionTransmedia TVfandigital social networkstranstextualityTV transmídiafãredes sociais digitaistranstextualidadeLa noción de "Transmedia TV" designa a la producción que incorpora medios y plataformas dentro de la cadena creativa de la industria de la industria. La participación de público es una condición indispensable para la materialización de las estructuras de transmisión, incluso cuando las acciones se dirigen "orientadas" o guiadas por la intención y inteligencia del productor. Debido al compromiso requerido por tales acciones, el destinatario de la acción de acción es, idealmente, el fan. El desafío recae para los becarios es para mejor entender el rol de este fan en la constitución de un tipo de texto - el cambio de la textura - cuya manifestación depende depende de su rendimiento.The notion of “Transmedia TV” designates a production model which incorporates media and platforms, especially digital social networks, within the creative chain of television industry. Public participation is an indispensable condition for the materialization of the transmission structures, even when the actions are, in a way, “directed” or guided by the producer’s intentionality and “intelligence”. Due to the engagement required for such actions, the recipient of a transmedia action is, ideally, a fan. The challenge imposed for scholars is to better understand the role of this fan in the constitution of a type of text – the transmedia text – whose manifestation necessarily depends on its performance.A expressão “TV Transmídia” designa um modelo de produção que se caracteriza pela incorporação de outras mídias e plataformas, sobretudo, as redes sociais digitais, na cadeia criativa do meio televisivo. A participação do público é uma condição indispensável para a concretização das estratégias transmídias, mesmo quando as ações são, de certo modo, “dirigidas” ou orientadas pela intencionalidade e por uma “inteligência” dos produtores. Em função do engajamento exigido, o destinatário de uma ação transmídia é, idealmente, um fã. O desafio que se coloca para os estudiosos é entender melhor o papel desse fã na constituição de um tipo de texto – o texto transmídia – cuja manifestação depende necessariamente da sua atuação.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2019-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/14860010.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 113-130MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 113-130MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 113-130MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 113-130MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 113-1301982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600/155829https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600/155830Copyright (c) 2019 Matrizeshttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFechine, YvanaLima, Cecília Almeida Rodrigues2020-06-01T13:31:56Zoai:revistas.usp.br:article/148600Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:35.481883Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
The fan’s work in the transmedia text: an approach from the television
title O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
spellingShingle O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
Fechine, Yvana
Transmedia TV
fan
digital social networks
transtextuality
TV transmídia

redes sociais digitais
transtextualidade
Fechine, Yvana
Transmedia TV
fan
digital social networks
transtextuality
TV transmídia

redes sociais digitais
transtextualidade
title_short O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
title_full O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
title_fullStr O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
title_full_unstemmed O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
title_sort O papel do fã no texto transmídia: uma abordagem a partir da televisão
author Fechine, Yvana
author_facet Fechine, Yvana
Fechine, Yvana
Lima, Cecília Almeida Rodrigues
Lima, Cecília Almeida Rodrigues
author_role author
author2 Lima, Cecília Almeida Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fechine, Yvana
Lima, Cecília Almeida Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Transmedia TV
fan
digital social networks
transtextuality
TV transmídia

redes sociais digitais
transtextualidade
topic Transmedia TV
fan
digital social networks
transtextuality
TV transmídia

redes sociais digitais
transtextualidade
description La noción de "Transmedia TV" designa a la producción que incorpora medios y plataformas dentro de la cadena creativa de la industria de la industria. La participación de público es una condición indispensable para la materialización de las estructuras de transmisión, incluso cuando las acciones se dirigen "orientadas" o guiadas por la intención y inteligencia del productor. Debido al compromiso requerido por tales acciones, el destinatario de la acción de acción es, idealmente, el fan. El desafío recae para los becarios es para mejor entender el rol de este fan en la constitución de un tipo de texto - el cambio de la textura - cuya manifestación depende depende de su rendimiento.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600
10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600/155829
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/148600/155830
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Matrizes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Matrizes
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; v. 13 n. 2 (2019); 113-130
MATRIZes; Vol. 13 No 2 (2019); 113-130
MATRIZes; V. 13 N. 2 (2019); 113-130
MATRIZes; Vol. 13 No. 2 (2019); 113-130
MATRIZes; Vol. 13 Núm. 2 (2019); 113-130
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1822182124787073024
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v13i2p113-130