Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432 |
Resumo: | Algumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento. |
id |
USP-70_f6df9bb36a3f92c6c5179f69e87500df |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/185432 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuadoDeleuze and Merleau-Ponty: Cinema in its Continuous RebirthCinemaDeleuzeMerleau-PontyCinemaDeleuzeMerleau-PontyAlgumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento.Some of the most innovative and influential ideas in film theory in recent years are indebted to the works of Gilles Deleuze and Maurice Merleau-Ponty. It is possible to feel the presence of their philosophies and respective investments in the theory of cinema throughout the affective and sensory turns that have taken over the reflection on the seventh art. However, Deleuze and Merleau-Ponty are generally seen as opposites. Our bet is in the reverse direction. Throughout the article, we trace a slippery movement which draws the philosophers close and distances them and, at the end, outlines a kind of alliance. What is envisioned is a way of seeing and venturing through cinema in its continuous rebirth.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/18543210.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118MATRIZes; Vol. 16 Núm. 2 (2022); 99-118MATRIZes; v. 16 n. 2 (2022); 99-118MATRIZes; Vol. 16 No 2 (2022); 99-118MATRIZes; Vol. 16 No. 2 (2022); 99-118MATRIZes; V. 16 N. 2 (2022); 99-1181982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185924https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185926https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186216https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186150Copyright (c) 2022 Júlio Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, JúlioBezerra, JúlioBezerra, JúlioBezerra, JúlioBezerra, Júlio2023-05-18T17:12:52Zoai:revistas.usp.br:article/185432Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-05-18T17:12:52Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado Deleuze and Merleau-Ponty: Cinema in its Continuous Rebirth |
title |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado |
spellingShingle |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado Bezerra, Júlio Cinema Deleuze Merleau-Ponty Cinema Deleuze Merleau-Ponty |
title_short |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado |
title_full |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado |
title_fullStr |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado |
title_full_unstemmed |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado |
title_sort |
Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado |
author |
Bezerra, Júlio |
author_facet |
Bezerra, Júlio |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bezerra, Júlio Bezerra, Júlio Bezerra, Júlio Bezerra, Júlio Bezerra, Júlio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cinema Deleuze Merleau-Ponty Cinema Deleuze Merleau-Ponty |
topic |
Cinema Deleuze Merleau-Ponty Cinema Deleuze Merleau-Ponty |
description |
Algumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432 10.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185924 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185926 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186216 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186150 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Júlio Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Júlio Bezerra https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; Vol. 16 Núm. 2 (2022); 99-118 MATRIZes; v. 16 n. 2 (2022); 99-118 MATRIZes; Vol. 16 No 2 (2022); 99-118 MATRIZes; Vol. 16 No. 2 (2022); 99-118 MATRIZes; V. 16 N. 2 (2022); 99-118 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051312798433280 |