Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bezerra, Júlio
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432
Resumo: Algumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento.
id USP-70_f6df9bb36a3f92c6c5179f69e87500df
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185432
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuadoDeleuze and Merleau-Ponty: Cinema in its Continuous RebirthCinemaDeleuzeMerleau-PontyCinemaDeleuzeMerleau-PontyAlgumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento.Some of the most innovative and influential ideas in film theory in recent years are indebted to the works of Gilles Deleuze and Maurice Merleau-Ponty. It is possible to feel the presence of their philosophies and respective investments in the theory of cinema throughout the affective and sensory turns that have taken over the reflection on the seventh art. However, Deleuze and Merleau-Ponty are generally seen as opposites. Our bet is in the reverse direction. Throughout the article, we trace a slippery movement which draws the philosophers close and distances them and, at the end, outlines a kind of alliance. What is envisioned is a way of seeing and venturing through cinema in its continuous rebirth.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2022-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/18543210.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118MATRIZes; Vol. 16 Núm. 2 (2022); 99-118MATRIZes; v. 16 n. 2 (2022); 99-118MATRIZes; Vol. 16 No 2 (2022); 99-118MATRIZes; Vol. 16 No. 2 (2022); 99-118MATRIZes; V. 16 N. 2 (2022); 99-1181982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185924https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185926https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186216https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186150Copyright (c) 2022 Júlio Bezerrahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBezerra, JúlioBezerra, JúlioBezerra, JúlioBezerra, JúlioBezerra, Júlio2023-05-18T17:12:52Zoai:revistas.usp.br:article/185432Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-05-18T17:12:52Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
Deleuze and Merleau-Ponty: Cinema in its Continuous Rebirth
title Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
spellingShingle Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
Bezerra, Júlio
Cinema
Deleuze
Merleau-Ponty
Cinema
Deleuze
Merleau-Ponty
title_short Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
title_full Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
title_fullStr Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
title_full_unstemmed Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
title_sort Deleuze e Merleau-Ponty: o cinema em seu renascimento continuado
author Bezerra, Júlio
author_facet Bezerra, Júlio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bezerra, Júlio
Bezerra, Júlio
Bezerra, Júlio
Bezerra, Júlio
Bezerra, Júlio
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
Deleuze
Merleau-Ponty
Cinema
Deleuze
Merleau-Ponty
topic Cinema
Deleuze
Merleau-Ponty
Cinema
Deleuze
Merleau-Ponty
description Algumas das ideias mais inovadoras e influentes da teoria do cinema nos últimos anos estão em dívida com as obras de Gilles Deleuze e Maurice Merleau-Ponty. É possível sentir a presença de suas filosofias e respectivos investimentos na teoria do cinema ao longo das reviravoltas afetivas e sensoriais que tomaram de assalto a reflexão sobre a sétima arte. Contudo, Deleuze e Merleau-Ponty são em geral vistos como opostos. Nossa aposta se faz no sentido contrário. Ao longo do artigo, traçamos um movimento escorregadio de aproximação e distanciamento que, ao final, esboça uma espécie de aliança. O que se vislumbra é uma maneira de ver e se aventurar pelo cinema em seu contínuo renascimento.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432
10.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v16i2p99-118
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185924
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/185926
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186216
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/185432/186150
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Júlio Bezerra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Júlio Bezerra
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; Vol. 16 Núm. 2 (2022); 99-118
MATRIZes; v. 16 n. 2 (2022); 99-118
MATRIZes; Vol. 16 No 2 (2022); 99-118
MATRIZes; Vol. 16 No. 2 (2022); 99-118
MATRIZes; V. 16 N. 2 (2022); 99-118
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051312798433280