Fiction and resistance in the file culture
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/134021 |
Resumo: | É notório o protagonismo que têm assumido, na cena cultural contemporânea, as diversas formas de documentalismo, que, no entanto, não deixam de lançar mão de procedimentos característicos das narrativas ficcionais. Ao mesmo tempo, os bancos de dados vêm ocupando um território cada vez mais significativo, disputando espaço com as narrativas no que diz respeito à maneira de estruturar nossa experiência do mundo. Diante deste quadro, o artigo indaga qual o lugar assumido pela ficção que se propõe como lugar de resistência, discutindo, a partir de obras selecionadas – tais como o romance Prova contrária, de Fernando Bonassi e o filme Hoje, de Tata Amaral –, a relação entre cotidiano e história na representação das tensões sociais. |
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Fiction and resistance in the file cultureFicção e resistência na cultura de arquivoFictionresistanceeverydayhistoryFicçãoresistênciacotidianohistóriaÉ notório o protagonismo que têm assumido, na cena cultural contemporânea, as diversas formas de documentalismo, que, no entanto, não deixam de lançar mão de procedimentos característicos das narrativas ficcionais. Ao mesmo tempo, os bancos de dados vêm ocupando um território cada vez mais significativo, disputando espaço com as narrativas no que diz respeito à maneira de estruturar nossa experiência do mundo. Diante deste quadro, o artigo indaga qual o lugar assumido pela ficção que se propõe como lugar de resistência, discutindo, a partir de obras selecionadas – tais como o romance Prova contrária, de Fernando Bonassi e o filme Hoje, de Tata Amaral –, a relação entre cotidiano e história na representação das tensões sociais. It is notorious the leading role that has taken over, in the contemporary cultural scene, the various forms of documentalism, which, however, have not refrained from making use of procedures that are characteristic of the fictional narrative. In parallel, the database has been occupying an increasingly significant territory, disputing space with the narratives concerning the manner of structuring our experience of the world. Given this situation, the article asks which place taken by the fiction proposes itself as a place of resistance, discussing, from the selected works, the relationship between everyday life and history in the representation of social tensions.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2017-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/13402110.11606/issn.1982-8160.v11i3p57-70MATRIZes; v. 11 n. 3 (2017); 57-70MATRIZes; Vol. 11 No 3 (2017); 57-70MATRIZes; V. 11 N. 3 (2017); 57-70MATRIZes; Vol. 11 No. 3 (2017); 57-70MATRIZes; Vol. 11 Núm. 3 (2017); 57-701982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/134021/137300https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/134021/137301Copyright (c) 2017 Matrizesinfo:eu-repo/semantics/openAccessFigueiredo, Vera Lúcia Follain de2020-06-03T22:47:04Zoai:revistas.usp.br:article/134021Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2023-01-12T16:39:32.660538Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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