A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Rafael Tassi
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Matrizes (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398
Resumo: Incoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber.
id USP-70_ffb8f9118ab8f076c3b9b1c72aad5bec
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/202398
network_acronym_str USP-70
network_name_str Matrizes (Online)
repository_id_str
spelling A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More NightThe thermographic narrative in Incoming and There Will be no More NightImageArtistic appropriationRefugeesImagemApropriação artísticaRefugiadosIncoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber.Incoming (2017), by photographer and filmmaker Richard Mosse, is a multi-channel art installation that is based on the thermal detection system of a powerful and restricted military surveillance camera, adapted by Mosse to observe refugee camps in southern Europe. There Will Be no More Night (2020), a film by filmmaker Éléonore Weber, triggers records of military operations filmed from a war aircraft in tracking and attack actions, using thermal images from pilots’ helmets. This study analyzes the artistic appropriation processes of the immersive and multi-screen format produced by artist Richard Mosse and the use of military archives in cinematographic modulation, used as technological clothing and surveillance images in the documentary by director Éléonore Weber.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/20239810.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276MATRIZes; Vol. 17 Núm. 2 (2023); 257-276MATRIZes; v. 17 n. 2 (2023); 257-276MATRIZes; Vol. 17 No 2 (2023); 257-276MATRIZes; Vol. 17 No. 2 (2023); 257-276MATRIZes; V. 17 N. 2 (2023); 257-2761982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197748https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197771https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201931https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201932Copyright (c) 2023 Rafael Tassi Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael Tassi2024-01-17T13:23:50Zoai:revistas.usp.br:article/202398Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2024-01-17T13:23:50Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
The thermographic narrative in Incoming and There Will be no More Night
title A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
spellingShingle A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
Teixeira, Rafael Tassi
Image
Artistic appropriation
Refugees
Imagem
Apropriação artística
Refugiados
title_short A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
title_full A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
title_fullStr A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
title_full_unstemmed A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
title_sort A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
author Teixeira, Rafael Tassi
author_facet Teixeira, Rafael Tassi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira, Rafael Tassi
Teixeira, Rafael Tassi
Teixeira, Rafael Tassi
Teixeira, Rafael Tassi
Teixeira, Rafael Tassi
dc.subject.por.fl_str_mv Image
Artistic appropriation
Refugees
Imagem
Apropriação artística
Refugiados
topic Image
Artistic appropriation
Refugees
Imagem
Apropriação artística
Refugiados
description Incoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398
10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276
url https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398
identifier_str_mv 10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197748
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197771
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201931
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Rafael Tassi Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Rafael Tassi Teixeira
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
text/xml
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv MATRIZes; Vol. 17 Núm. 2 (2023); 257-276
MATRIZes; v. 17 n. 2 (2023); 257-276
MATRIZes; Vol. 17 No 2 (2023); 257-276
MATRIZes; Vol. 17 No. 2 (2023); 257-276
MATRIZes; V. 17 N. 2 (2023); 257-276
1982-8160
1982-2073
reponame:Matrizes (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Matrizes (Online)
collection Matrizes (Online)
repository.name.fl_str_mv Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv matrizes@usp.br
_version_ 1797051312886513664