A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Matrizes (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398 |
Resumo: | Incoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber. |
id |
USP-70_ffb8f9118ab8f076c3b9b1c72aad5bec |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/202398 |
network_acronym_str |
USP-70 |
network_name_str |
Matrizes (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More NightThe thermographic narrative in Incoming and There Will be no More NightImageArtistic appropriationRefugeesImagemApropriação artísticaRefugiadosIncoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber.Incoming (2017), by photographer and filmmaker Richard Mosse, is a multi-channel art installation that is based on the thermal detection system of a powerful and restricted military surveillance camera, adapted by Mosse to observe refugee camps in southern Europe. There Will Be no More Night (2020), a film by filmmaker Éléonore Weber, triggers records of military operations filmed from a war aircraft in tracking and attack actions, using thermal images from pilots’ helmets. This study analyzes the artistic appropriation processes of the immersive and multi-screen format produced by artist Richard Mosse and the use of military archives in cinematographic modulation, used as technological clothing and surveillance images in the documentary by director Éléonore Weber.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação2023-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdftext/xmltext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/20239810.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276MATRIZes; Vol. 17 Núm. 2 (2023); 257-276MATRIZes; v. 17 n. 2 (2023); 257-276MATRIZes; Vol. 17 No 2 (2023); 257-276MATRIZes; Vol. 17 No. 2 (2023); 257-276MATRIZes; V. 17 N. 2 (2023); 257-2761982-81601982-2073reponame:Matrizes (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197748https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197771https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201931https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201932Copyright (c) 2023 Rafael Tassi Teixeirahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael TassiTeixeira, Rafael Tassi2024-01-17T13:23:50Zoai:revistas.usp.br:article/202398Revistahttps://www.revistas.usp.br/matrizesPUBhttps://www.revistas.usp.br/matrizes/oaimatrizes@usp.br1982-81601982-2073opendoar:2024-01-17T13:23:50Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night The thermographic narrative in Incoming and There Will be no More Night |
title |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night |
spellingShingle |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night Teixeira, Rafael Tassi Image Artistic appropriation Refugees Imagem Apropriação artística Refugiados |
title_short |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night |
title_full |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night |
title_fullStr |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night |
title_full_unstemmed |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night |
title_sort |
A narrativa termográfica em Incoming e There Will Be No More Night |
author |
Teixeira, Rafael Tassi |
author_facet |
Teixeira, Rafael Tassi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Rafael Tassi Teixeira, Rafael Tassi Teixeira, Rafael Tassi Teixeira, Rafael Tassi Teixeira, Rafael Tassi |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Image Artistic appropriation Refugees Imagem Apropriação artística Refugiados |
topic |
Image Artistic appropriation Refugees Imagem Apropriação artística Refugiados |
description |
Incoming (2017), do fotógrafo e cineasta Richard Mosse, é uma instalação artística multicanal que se baseia no sistema de detecção térmica de uma potente e restrita câmera de vigilância militar, adaptada por Mosse para observar campos de refugiados no sul da Europa. There Will Be No More Night (2020), filme da cineasta Éléonore Weber, aciona registros de operações militares filmados desde aeronaves bélicas em ações de rastreamento e ataque, utilizando imagens térmicas visualizadas nos capacetes dos pilotos. O presente trabalho é uma análise dos processos de apropriação artística do formato imersivo e multitela produzido pelo artista Richard Mosse, e o uso de arquivos militares em modulação cinematográfica, acionados como vestimenta tecnológica e imagens de vigilância no documentário da diretora Éléonore Weber. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398 10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276 |
url |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.1982-8160.v17i2p257-276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197748 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/197771 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201931 https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/202398/201932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafael Tassi Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Rafael Tassi Teixeira https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf text/xml text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
MATRIZes; Vol. 17 Núm. 2 (2023); 257-276 MATRIZes; v. 17 n. 2 (2023); 257-276 MATRIZes; Vol. 17 No 2 (2023); 257-276 MATRIZes; Vol. 17 No. 2 (2023); 257-276 MATRIZes; V. 17 N. 2 (2023); 257-276 1982-8160 1982-2073 reponame:Matrizes (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Matrizes (Online) |
collection |
Matrizes (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Matrizes (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
matrizes@usp.br |
_version_ |
1797051312886513664 |