Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409 |
Resumo: | Neste trabalho, apresentaremos reflexões sobre os resultados da pesquisa teórico-prática desenvolvida em 2018, na qual uma turma de alunos de graduação do curso de Cinema e Audiovisual adaptou cenas da novela epistolar A volta do parafuso (1898), de Henry James, para a linguagem audiovisual, fazendo uso do recurso da câmera intradiegética. Este trabalho analisa algumas características estilísticas dos trabalhos realizados, relacionando-as à literatura epistolar, ao found footage de horror, ao fenômeno do horror digital e ao chamado glitch gothic, com o objetivo de descrever e discutir implicações de uma atividade educativa desenvolvida em curso de Comunicação Social. |
id |
USP-71_0f21481da2db5d3db277dd596558fa80 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/182409 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: Four screw turns: epistolary novel, found footage and glitch gothic in cinema teaching: Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: Intradiegetic cameraDigital horrorGlitch gothicFound footageEpistolary novelCâmera intradiegéticaHorror digitalGlitch gothicFound footageRomance epistolarCâmera intradiegéticaHorror digitalGlitch gothicFound footageRomance epistolarNeste trabalho, apresentaremos reflexões sobre os resultados da pesquisa teórico-prática desenvolvida em 2018, na qual uma turma de alunos de graduação do curso de Cinema e Audiovisual adaptou cenas da novela epistolar A volta do parafuso (1898), de Henry James, para a linguagem audiovisual, fazendo uso do recurso da câmera intradiegética. Este trabalho analisa algumas características estilísticas dos trabalhos realizados, relacionando-as à literatura epistolar, ao found footage de horror, ao fenômeno do horror digital e ao chamado glitch gothic, com o objetivo de descrever e discutir implicações de uma atividade educativa desenvolvida em curso de Comunicação Social.In this work, we reflect on the results of a practical research developed in 2018, in which a group of undergraduate students of Cinema and Audiovisual adapted scenes from the epistolary novel The Turn of the Screw (1898), by Henry James, for audiovisual language, using intradiegetic cameras. This work analyzes stylistic choices of the films made by the students, relating them to the epistolary literature, to the found footage horror films, to the digital horror phenomenon and to the so-called glitch gothic, to describe and discuss some implications of an educational activity developed in a Social Communication course.Neste trabalho, apresentaremos reflexões sobre os resultados da pesquisa teórico-prática desenvolvida em 2018, na qual uma turma de alunos de graduação do curso de Cinema e Audiovisual adaptou cenas da novela epistolar A volta do parafuso (1898), de Henry James, para a linguagem audiovisual, fazendo uso do recurso da câmera intradiegética. Este trabalho analisa algumas características estilísticas dos trabalhos realizados, relacionando-as à literatura epistolar, ao found footage de horror, ao fenômeno do horror digital e ao chamado glitch gothic, com o objetivo de descrever e discutir implicações de uma atividade educativa desenvolvida em curso de Comunicação Social.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18240910.11606/issn.2316-9125.v27i1p85-101Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 85-101Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 85-101Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 85-1012316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409/184045https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409/185397Copyright (c) 2022 Laura Cánepa, Juliana Cristina Borges Monteirohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCánepa, LauraMonteiro, Juliana Cristina Borges2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/182409Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.893427Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: Four screw turns: epistolary novel, found footage and glitch gothic in cinema teaching: Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
title |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
spellingShingle |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: Cánepa, Laura Intradiegetic camera Digital horror Glitch gothic Found footage Epistolary novel Câmera intradiegética Horror digital Glitch gothic Found footage Romance epistolar Câmera intradiegética Horror digital Glitch gothic Found footage Romance epistolar |
title_short |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
title_full |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
title_fullStr |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
title_full_unstemmed |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
title_sort |
Quatro voltas do parafuso: romance epistolar, found footage e glitch gothic no ensino de cinema: |
author |
Cánepa, Laura |
author_facet |
Cánepa, Laura Monteiro, Juliana Cristina Borges |
author_role |
author |
author2 |
Monteiro, Juliana Cristina Borges |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cánepa, Laura Monteiro, Juliana Cristina Borges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intradiegetic camera Digital horror Glitch gothic Found footage Epistolary novel Câmera intradiegética Horror digital Glitch gothic Found footage Romance epistolar Câmera intradiegética Horror digital Glitch gothic Found footage Romance epistolar |
topic |
Intradiegetic camera Digital horror Glitch gothic Found footage Epistolary novel Câmera intradiegética Horror digital Glitch gothic Found footage Romance epistolar Câmera intradiegética Horror digital Glitch gothic Found footage Romance epistolar |
description |
Neste trabalho, apresentaremos reflexões sobre os resultados da pesquisa teórico-prática desenvolvida em 2018, na qual uma turma de alunos de graduação do curso de Cinema e Audiovisual adaptou cenas da novela epistolar A volta do parafuso (1898), de Henry James, para a linguagem audiovisual, fazendo uso do recurso da câmera intradiegética. Este trabalho analisa algumas características estilísticas dos trabalhos realizados, relacionando-as à literatura epistolar, ao found footage de horror, ao fenômeno do horror digital e ao chamado glitch gothic, com o objetivo de descrever e discutir implicações de uma atividade educativa desenvolvida em curso de Comunicação Social. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p85-101 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p85-101 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409/184045 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/182409/185397 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Laura Cánepa, Juliana Cristina Borges Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Laura Cánepa, Juliana Cristina Borges Monteiro https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 85-101 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 85-101 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 85-101 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092739309568 |