Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874 |
Resumo: | Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática. |
id |
USP-71_12a0d51c1519920b45bd9ef253f5d75d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36874 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologiaescolameios de comunicaçãoideologiacotidianoSchollmediaideologyday-to-day Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática.This article proposes ideology matters should be added to the many aspects that are being and that are yet to be discussed concerning giving School new meaning. It shows ideology as a social praxis, a prescribing set of representations and norms, that find a privileged place in the symbolic forms that circle all over the world, through, most of all, the media. The article points to ideology and meaning construction, ideology and day-to-day living, to the circulation of symbolic forms and the media, and to ideology as a possible script for thematic discussion. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3687410.11606/issn.2316-9125.v0i16p7-15Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-152316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874/39596Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:30Zoai:revistas.usp.br:article/36874Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:35.282088Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
title |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
spellingShingle |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia Baccega, Maria Aparecida escola meios de comunicação ideologia cotidiano Scholl media ideology day-to-day |
title_short |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
title_full |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
title_fullStr |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
title_full_unstemmed |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
title_sort |
Ressignificação da escola: a circulação da ideologia |
author |
Baccega, Maria Aparecida |
author_facet |
Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Baccega, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
escola meios de comunicação ideologia cotidiano Scholl media ideology day-to-day |
topic |
escola meios de comunicação ideologia cotidiano Scholl media ideology day-to-day |
description |
Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874 10.11606/issn.2316-9125.v0i16p7-15 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i16p7-15 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874/39596 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15 Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15 Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088449585152 |