Ressignificação da escola: a circulação da ideologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Baccega, Maria Aparecida
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874
Resumo: Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática.
id USP-71_12a0d51c1519920b45bd9ef253f5d75d
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36874
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Ressignificação da escola: a circulação da ideologiaescolameios de comunicaçãoideologiacotidianoSchollmediaideologyday-to-day Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática.This article proposes ideology matters should be added to the many aspects that are being and that are yet to be discussed concerning giving School new meaning. It shows ideology as a social praxis, a prescribing set of representations and norms, that find a privileged place in the symbolic forms that circle all over the world, through, most of all, the media. The article points to ideology and meaning construction, ideology and day-to-day living, to the circulation of symbolic forms and the media, and to ideology as a possible script for thematic discussion.  Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3687410.11606/issn.2316-9125.v0i16p7-15Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-152316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874/39596Baccega, Maria Aparecidainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:30Zoai:revistas.usp.br:article/36874Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:35.282088Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
title Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
spellingShingle Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
Baccega, Maria Aparecida
escola
meios de comunicação
ideologia
cotidiano
Scholl
media
ideology
day-to-day
title_short Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
title_full Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
title_fullStr Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
title_full_unstemmed Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
title_sort Ressignificação da escola: a circulação da ideologia
author Baccega, Maria Aparecida
author_facet Baccega, Maria Aparecida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.subject.por.fl_str_mv escola
meios de comunicação
ideologia
cotidiano
Scholl
media
ideology
day-to-day
topic escola
meios de comunicação
ideologia
cotidiano
Scholl
media
ideology
day-to-day
description Aos muitos aspectos que estão sendo e ainda serão discutidos sobre a ressignificação da Escola, este artigo propõe que se acrescentem as questões referentes à ideologia. Mostra a ideologia como praxis social, conjunto prescritivo de representações e de normas, a qual encontra lugar privilegiado nas formas simbólicas que circulam em todo o mundo, através, sobretudo, dos meios de comunicação. Aponta ideologia e construção de sentido, ideologia e cotidiano, circulação das formas simbólicas e meios de comunicação e ideologia como possível roteiro de discussão da temática.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874
10.11606/issn.2316-9125.v0i16p7-15
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i16p7-15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36874/39596
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15
Comunicação & Educação; No. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15
Comunicação & Educação; Núm. 16 (1999): Armand Mattelart, Rádio na era digital, Escola: ciência e tecnologia; 7-15
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088449585152