Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45484 |
Resumo: | The evolutionary theory is one of the pillars of the life sciences and due to this it has been appropriated by mass media in many different ways, although not always respecting its scientific messages. This assay deals with this problem in the Do the Evolution clip from the rock band Pearl Jam. The analysis revealed that the clip shows an association between evolution and progress with a pessimistic view of the future. The song, however, put forward an ironic message in relation to the status quo. We conclude that Do the Evolution has potential to be used as a didactic material in Biology classes as well as for other subjects. |
id |
USP-71_145c4e2ccfb776878e9867b37dd23440 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/45484 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the EvolutionEvolutive theory, media and rock’n’roll: an analysis of the music video Do the Evolutionensino de Biologiateoria evolutivamaterial didáticoeducação nãoformalmídia de massas.Biology educationevolutionary theorydidactic materialnon-formal educationmass media.The evolutionary theory is one of the pillars of the life sciences and due to this it has been appropriated by mass media in many different ways, although not always respecting its scientific messages. This assay deals with this problem in the Do the Evolution clip from the rock band Pearl Jam. The analysis revealed that the clip shows an association between evolution and progress with a pessimistic view of the future. The song, however, put forward an ironic message in relation to the status quo. We conclude that Do the Evolution has potential to be used as a didactic material in Biology classes as well as for other subjects.A teoria evolutiva é um dos pilares das ciências da vida e, em parte por causa disso, tem as suas idéias exploradas pelos mais diversos meios de comunicação. Contudo, como as lógicas que presidem as produções discursivas da mídia e ciência atendem a temporalidades e contextos diferentes, as mensagens de uma e outra, muitas vezes, revelam umafastamento. Neste trabalho, o videoclipe Do the Evolution do grupo de rock Pearl Jam é analisado focalizando essa preocupação. Ficou evidente que o videoclipe faz uma associação entre evolução biológica e progresso, numa perspectiva distópica do futuro. Por outro lado, a análise da canção homônima mostrou uma atitude irônica e debochada em relação ao status quo. A partir dessa leitura, entendemos que Do the Evolution é um material que pode ser usado didaticamente em sala de aula.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4548410.11606/issn.2316-9125.v13i1p13-22Comunicação & Educação; v. 13 n. 1 (2008): O trânsito entre culturas e as práticas de comunicação e educação; 13-22Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 1 (2008): O trânsito entre culturas e as práticas de comunicação e educação; 13-22Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2008): O trânsito entre culturas e as práticas de comunicação e educação; 13-222316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45484/49093Silva, Edson Pereira daPereira Filho, Roberto Sobreirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:54:07Zoai:revistas.usp.br:article/45484Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:12.034598Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution Evolutive theory, media and rock’n’roll: an analysis of the music video Do the Evolution |
title |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution |
spellingShingle |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution Silva, Edson Pereira da ensino de Biologia teoria evolutiva material didático educação nãoformal mídia de massas. Biology education evolutionary theory didactic material non-formal education mass media. |
title_short |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution |
title_full |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution |
title_fullStr |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution |
title_full_unstemmed |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution |
title_sort |
Teoria evolutiva, mídia e rock’n’roll: uma análise do videoclipe Do the Evolution |
author |
Silva, Edson Pereira da |
author_facet |
Silva, Edson Pereira da Pereira Filho, Roberto Sobreira |
author_role |
author |
author2 |
Pereira Filho, Roberto Sobreira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Edson Pereira da Pereira Filho, Roberto Sobreira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ensino de Biologia teoria evolutiva material didático educação nãoformal mídia de massas. Biology education evolutionary theory didactic material non-formal education mass media. |
topic |
ensino de Biologia teoria evolutiva material didático educação nãoformal mídia de massas. Biology education evolutionary theory didactic material non-formal education mass media. |
description |
The evolutionary theory is one of the pillars of the life sciences and due to this it has been appropriated by mass media in many different ways, although not always respecting its scientific messages. This assay deals with this problem in the Do the Evolution clip from the rock band Pearl Jam. The analysis revealed that the clip shows an association between evolution and progress with a pessimistic view of the future. The song, however, put forward an ironic message in relation to the status quo. We conclude that Do the Evolution has potential to be used as a didactic material in Biology classes as well as for other subjects. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45484 10.11606/issn.2316-9125.v13i1p13-22 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45484 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v13i1p13-22 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45484/49093 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 13 n. 1 (2008): O trânsito entre culturas e as práticas de comunicação e educação; 13-22 Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 1 (2008): O trânsito entre culturas e as práticas de comunicação e educação; 13-22 Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 1 (2008): O trânsito entre culturas e as práticas de comunicação e educação; 13-22 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047091302760448 |