Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casaqui, Vander
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834
Resumo: Este artigo desenvolve uma análise do filme Playtime, de Jacques Tati (1967), a partir do qual trata das questões do consumo, do mundo do trabalho e da comunicação humana mediada pela arquitetura contemporânea e pelos aparatos tecnológicos. O quadro teórico é baseado nos estudos de Walter Benjamin sobre Paris e as Exposições Universais, nas reflexões de Beatriz Sarlo a respeito das espacialidades do consumo, e na obra de Wolfgang Fritz Haug sobre as estratégias estéticas do mundo do trabalho nesses espaços.
id USP-71_190c23fb8aa2a79ee4959717bf344c8a
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/43834
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques TatiSpatiality, consumption and work through the eyes of Mr. Hulot: an analysis of Playtime, by Jacques Taticomunicação e consumocinemaespacialidadetrabalhocinema.communication and consumptionmoviesspatialitywork.Este artigo desenvolve uma análise do filme Playtime, de Jacques Tati (1967), a partir do qual trata das questões do consumo, do mundo do trabalho e da comunicação humana mediada pela arquitetura contemporânea e pelos aparatos tecnológicos. O quadro teórico é baseado nos estudos de Walter Benjamin sobre Paris e as Exposições Universais, nas reflexões de Beatriz Sarlo a respeito das espacialidades do consumo, e na obra de Wolfgang Fritz Haug sobre as estratégias estéticas do mundo do trabalho nesses espaços.This paper develops an analysis of the Jacques Tati’s movie picture Playtime (1967), from which are discussed matters related to consumption, work environment  and human communication, mediated by contemporary architecture and technological disposals. The theoretic frame is based on Walter Benjamin’s studies about Paris and the Universal Expositions, as well ason Beatriz Sarlos’s thoughts on consumption spatiality and Wolfgang Fritz Haug’s construction about the work environment’sesthetical strategies within its spaces.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4383410.11606/issn.2316-9125.v14i3p95-103Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-1032316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834/47455Casaqui, Vanderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:38:41Zoai:revistas.usp.br:article/43834Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:03.993345Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
Spatiality, consumption and work through the eyes of Mr. Hulot: an analysis of Playtime, by Jacques Tati
title Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
spellingShingle Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
Casaqui, Vander
comunicação e consumo
cinema
espacialidade
trabalho
cinema.
communication and consumption
movies
spatiality
work.
title_short Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
title_full Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
title_fullStr Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
title_full_unstemmed Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
title_sort Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
author Casaqui, Vander
author_facet Casaqui, Vander
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Casaqui, Vander
dc.subject.por.fl_str_mv comunicação e consumo
cinema
espacialidade
trabalho
cinema.
communication and consumption
movies
spatiality
work.
topic comunicação e consumo
cinema
espacialidade
trabalho
cinema.
communication and consumption
movies
spatiality
work.
description Este artigo desenvolve uma análise do filme Playtime, de Jacques Tati (1967), a partir do qual trata das questões do consumo, do mundo do trabalho e da comunicação humana mediada pela arquitetura contemporânea e pelos aparatos tecnológicos. O quadro teórico é baseado nos estudos de Walter Benjamin sobre Paris e as Exposições Universais, nas reflexões de Beatriz Sarlo a respeito das espacialidades do consumo, e na obra de Wolfgang Fritz Haug sobre as estratégias estéticas do mundo do trabalho nesses espaços.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834
10.11606/issn.2316-9125.v14i3p95-103
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v14i3p95-103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834/47455
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103
Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103
Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090780569600