Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834 |
Resumo: | Este artigo desenvolve uma análise do filme Playtime, de Jacques Tati (1967), a partir do qual trata das questões do consumo, do mundo do trabalho e da comunicação humana mediada pela arquitetura contemporânea e pelos aparatos tecnológicos. O quadro teórico é baseado nos estudos de Walter Benjamin sobre Paris e as Exposições Universais, nas reflexões de Beatriz Sarlo a respeito das espacialidades do consumo, e na obra de Wolfgang Fritz Haug sobre as estratégias estéticas do mundo do trabalho nesses espaços. |
id |
USP-71_190c23fb8aa2a79ee4959717bf344c8a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/43834 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques TatiSpatiality, consumption and work through the eyes of Mr. Hulot: an analysis of Playtime, by Jacques Taticomunicação e consumocinemaespacialidadetrabalhocinema.communication and consumptionmoviesspatialitywork.Este artigo desenvolve uma análise do filme Playtime, de Jacques Tati (1967), a partir do qual trata das questões do consumo, do mundo do trabalho e da comunicação humana mediada pela arquitetura contemporânea e pelos aparatos tecnológicos. O quadro teórico é baseado nos estudos de Walter Benjamin sobre Paris e as Exposições Universais, nas reflexões de Beatriz Sarlo a respeito das espacialidades do consumo, e na obra de Wolfgang Fritz Haug sobre as estratégias estéticas do mundo do trabalho nesses espaços.This paper develops an analysis of the Jacques Tati’s movie picture Playtime (1967), from which are discussed matters related to consumption, work environment and human communication, mediated by contemporary architecture and technological disposals. The theoretic frame is based on Walter Benjamin’s studies about Paris and the Universal Expositions, as well ason Beatriz Sarlos’s thoughts on consumption spatiality and Wolfgang Fritz Haug’s construction about the work environment’sesthetical strategies within its spaces.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2009-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4383410.11606/issn.2316-9125.v14i3p95-103Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-1032316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834/47455Casaqui, Vanderinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:38:41Zoai:revistas.usp.br:article/43834Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:03.993345Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati Spatiality, consumption and work through the eyes of Mr. Hulot: an analysis of Playtime, by Jacques Tati |
title |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati |
spellingShingle |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati Casaqui, Vander comunicação e consumo cinema espacialidade trabalho cinema. communication and consumption movies spatiality work. |
title_short |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati |
title_full |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati |
title_fullStr |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati |
title_full_unstemmed |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati |
title_sort |
Espacialidades, consumo e trabalho pelos olhos de Mr. Hulot: uma análise de Playtime, de Jacques Tati |
author |
Casaqui, Vander |
author_facet |
Casaqui, Vander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Casaqui, Vander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação e consumo cinema espacialidade trabalho cinema. communication and consumption movies spatiality work. |
topic |
comunicação e consumo cinema espacialidade trabalho cinema. communication and consumption movies spatiality work. |
description |
Este artigo desenvolve uma análise do filme Playtime, de Jacques Tati (1967), a partir do qual trata das questões do consumo, do mundo do trabalho e da comunicação humana mediada pela arquitetura contemporânea e pelos aparatos tecnológicos. O quadro teórico é baseado nos estudos de Walter Benjamin sobre Paris e as Exposições Universais, nas reflexões de Beatriz Sarlo a respeito das espacialidades do consumo, e na obra de Wolfgang Fritz Haug sobre as estratégias estéticas do mundo do trabalho nesses espaços. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834 10.11606/issn.2316-9125.v14i3p95-103 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v14i3p95-103 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43834/47455 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 14 n. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103 Comunicação & Educação; Vol. 14 No. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103 Comunicação & Educação; Vol. 14 Núm. 3 (2009): Comunicação & educação; 95-103 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090780569600 |