Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423 |
Resumo: | A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral. |
id |
USP-71_1a0a6ad8b469ec18104878e8b0d7daf0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/150423 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da CiênciaFanzine workshop: educommunication practices with House of Science studentseducommunicationfanzineHouse of Science of the Ribeirão Preto Blood CenterAdopt a Scientist; elementary and secondary educationAdopt a Scientistelementary and secondary educationeducomunicaçãofanzineCasa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão PretoAdote um Cientistaensino fundamental e médioA prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.Educommunicative practices aim to expand the communicative expression. of young people. This article aims to present results of the House of Science fanzine workshop, as an educommunicative practice. The production of fanzines was conducted by means of workshops taught by journalists, in 2017 and 2018, as a supplement to the activities of the Adopt a Scientist program with elementary and secondary school students. Over 100 fanzines were produced, with themes based on lectures and undergraduate scientific research groups. Students had the opportunity to develop skills, including planning, involving choice of themes, production of texts, illustrations and finishing. As a result, the students have become authors of texts and illustrations, showing the learning of scientific concepts and of ways to share knowledge in a language suitable to the general public.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/15042310.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-682316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153631https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153632Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZauith, GabriellaDavanço, Ângelo RogérioBarbieri, Marisa Ramos2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/150423Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:27.531484Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência Fanzine workshop: educommunication practices with House of Science students |
title |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência |
spellingShingle |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência Zauith, Gabriella educommunication fanzine House of Science of the Ribeirão Preto Blood Center Adopt a Scientist; elementary and secondary education Adopt a Scientist elementary and secondary education educomunicação fanzine Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto Adote um Cientista ensino fundamental e médio |
title_short |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência |
title_full |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência |
title_fullStr |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência |
title_full_unstemmed |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência |
title_sort |
Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência |
author |
Zauith, Gabriella |
author_facet |
Zauith, Gabriella Davanço, Ângelo Rogério Barbieri, Marisa Ramos |
author_role |
author |
author2 |
Davanço, Ângelo Rogério Barbieri, Marisa Ramos |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zauith, Gabriella Davanço, Ângelo Rogério Barbieri, Marisa Ramos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
educommunication fanzine House of Science of the Ribeirão Preto Blood Center Adopt a Scientist; elementary and secondary education Adopt a Scientist elementary and secondary education educomunicação fanzine Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto Adote um Cientista ensino fundamental e médio |
topic |
educommunication fanzine House of Science of the Ribeirão Preto Blood Center Adopt a Scientist; elementary and secondary education Adopt a Scientist elementary and secondary education educomunicação fanzine Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto Adote um Cientista ensino fundamental e médio |
description |
A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-05-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por eng |
language |
por eng |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153631 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153632 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68 Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68 Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092568391680 |