Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zauith, Gabriella
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Davanço, Ângelo Rogério, Barbieri, Marisa Ramos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
eng
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423
Resumo: A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.
id USP-71_1a0a6ad8b469ec18104878e8b0d7daf0
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/150423
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da CiênciaFanzine workshop: educommunication practices with House of Science studentseducommunicationfanzineHouse of Science of the Ribeirão Preto Blood CenterAdopt a Scientist; elementary and secondary educationAdopt a Scientistelementary and secondary educationeducomunicaçãofanzineCasa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão PretoAdote um Cientistaensino fundamental e médioA prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.Educommunicative practices aim to expand the communicative expression. of young people. This article aims to present results of the House of Science fanzine workshop, as an educommunicative practice. The production of fanzines was conducted by means of workshops taught by journalists, in 2017 and 2018, as a supplement to the activities of the Adopt a Scientist program with elementary and secondary school students. Over 100 fanzines were produced, with themes based on lectures and undergraduate scientific research groups. Students had the opportunity to develop skills, including planning, involving choice of themes, production of texts, illustrations and finishing. As a result, the students have become authors of texts and illustrations, showing the learning of scientific concepts and of ways to share knowledge in a language suitable to the general public.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2019-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/15042310.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-682316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporenghttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153631https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153632Copyright (c) 2019 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessZauith, GabriellaDavanço, Ângelo RogérioBarbieri, Marisa Ramos2019-06-18T15:34:20Zoai:revistas.usp.br:article/150423Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:27.531484Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
Fanzine workshop: educommunication practices with House of Science students
title Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
spellingShingle Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
Zauith, Gabriella
educommunication
fanzine
House of Science of the Ribeirão Preto Blood Center
Adopt a Scientist; elementary and secondary education
Adopt a Scientist
elementary and secondary education
educomunicação
fanzine
Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto
Adote um Cientista
ensino fundamental e médio
title_short Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
title_full Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
title_fullStr Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
title_full_unstemmed Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
title_sort Oficina de fanzine: práticas de educomunicação com alunos da Casa da Ciência
author Zauith, Gabriella
author_facet Zauith, Gabriella
Davanço, Ângelo Rogério
Barbieri, Marisa Ramos
author_role author
author2 Davanço, Ângelo Rogério
Barbieri, Marisa Ramos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Zauith, Gabriella
Davanço, Ângelo Rogério
Barbieri, Marisa Ramos
dc.subject.por.fl_str_mv educommunication
fanzine
House of Science of the Ribeirão Preto Blood Center
Adopt a Scientist; elementary and secondary education
Adopt a Scientist
elementary and secondary education
educomunicação
fanzine
Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto
Adote um Cientista
ensino fundamental e médio
topic educommunication
fanzine
House of Science of the Ribeirão Preto Blood Center
Adopt a Scientist; elementary and secondary education
Adopt a Scientist
elementary and secondary education
educomunicação
fanzine
Casa da Ciência do Hemocentro de Ribeirão Preto
Adote um Cientista
ensino fundamental e médio
description A prática educomunicativa visa ampliar a expressão comunicativa de jovens. O objetivo do presente artigo é apresentar resultados da oficina de fanzine da Casa da Ciência, como uma prática educomunicativa. A produção de fanzines foi realizada por meio de oficinas ministradas por jornalistas, durante os anos de 2017 e 2018, como complemento às atividades do Adote um Cientista, programa com alunos do ensino fundamental e médio. Foram produzidos mais de cem fanzines, com tema baseados em palestras e grupos de iniciação científica. Os alunos tiveram oportunidade de desenvolver habilidades, dentre elas o planejamento, envolvendo escolha de temas, produção de textos, ilustrações e finalização. Como resultado, os alunos se tornaram autores de textos e ilustrações, evidenciando aprendizagem de conceitos científicos e de formas de compartilhar conhecimento numa linguagem adequada ao público em geral.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423
10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v24i1p56-68
dc.language.iso.fl_str_mv por
eng
language por
eng
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153631
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/150423/153632
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Comunicação & Educação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 24 n. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68
Comunicação & Educação; Vol. 24 No. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68
Comunicação & Educação; Vol. 24 Núm. 1 (2019): Expressões Educomunicativas: arte, rádio, fanzine e publicidade; 56-68
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092568391680