Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651 |
Resumo: | E Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema. |
id |
USP-71_1bac131e3e55442fb2415bd5a8c9c41e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/196651 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: All people have history. Every cinema tells a story: Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: Iranian cinemaFictional narrativeHistoryGeographyHana MakhmalbafCinema iranianoNarrativa ficcionalHistóriaGeografiaHana MakhmalbafCinema iranianoNarrativa ficcionalHistóriaGeografiaHana MakhmalbafE Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.And Buddha collapsed in shame, is the title of the film chosen for this review. Direct by Hana Makhmalbaf and based on the book Buda az Sharm Foru Rkht, of Moshen Makhmalbaf, the film tells the story of Baktay, a six-year-old girl of Afghan origin, belonging to the Hazara ethnic group living in the city of Bamyan, where the standing Buddhas’ sculptural ensemble was destroyed by the Taliban in 2001. Given that one the proposals to review is the study the relations between communicatios and education, I propose to conduct a study of the film in order to understand how the cinema shows the fictional narrative and the aspects of history, geography, ethnicity and cinema itself.E Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19665110.11606/issn.2316-9125.v27i1p195-202Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-2022316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/184053https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/185407Copyright (c) 2022 Maria Ignes Carlos Magnohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagno, Maria Ignes Carlos2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/196651Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:36.012598Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: All people have history. Every cinema tells a story: Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
title |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
spellingShingle |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: Magno, Maria Ignes Carlos Iranian cinema Fictional narrative History Geography Hana Makhmalbaf Cinema iraniano Narrativa ficcional História Geografia Hana Makhmalbaf Cinema iraniano Narrativa ficcional História Geografia Hana Makhmalbaf |
title_short |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
title_full |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
title_fullStr |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
title_full_unstemmed |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
title_sort |
Todo povo tem história. Todo cinema conta uma história: |
author |
Magno, Maria Ignes Carlos |
author_facet |
Magno, Maria Ignes Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magno, Maria Ignes Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Iranian cinema Fictional narrative History Geography Hana Makhmalbaf Cinema iraniano Narrativa ficcional História Geografia Hana Makhmalbaf Cinema iraniano Narrativa ficcional História Geografia Hana Makhmalbaf |
topic |
Iranian cinema Fictional narrative History Geography Hana Makhmalbaf Cinema iraniano Narrativa ficcional História Geografia Hana Makhmalbaf Cinema iraniano Narrativa ficcional História Geografia Hana Makhmalbaf |
description |
E Buda desabou de vergonha, é o título do filme escolhido para esta resenha. Dirigido por Hana Makhmalbaf e baseado no livro Buda az Sharm Foru Rikht, de Mohsen Makhmalbaf, o filme conta a história de Baktay, uma menina de seis anos, de origem afegã, pertencente a etnia hazara que vive na cidade de Bamyan, onde havia o conjunto escultórico dos Budas em pé destruído pelo talibã em 2001. Visto que uma das propostas da resenha é estudar as relações entre a comunicação e a educação, proponho uma leitura do filme com o objetivo de perceber como o cinema de Hana Makhmalbaf nos mostra ao mesmo tempo uma narrativa ficcional e aspectos da história, da geografia, da cultura hazara e do próprio cinema. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p195-202 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p195-202 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/184053 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/196651/185407 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Maria Ignes Carlos Magno https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Maria Ignes Carlos Magno https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 195-202 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092888207360 |