Pesquisa como método de conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magno, Maria Ignês Carlos
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985
Resumo: Observando as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares, a autora propõe um trabalho de pesquisa planejado pelos professores e dirigido a alunos da oitava série do Ensino Fundamental e a todas as séries do Ensino Médio. A partir de três filmes: Encruzilhada, Panteras Negras e O preço do desafio, orienta como o professor deve organizar a pesquisa, tendo em vista um trabalho metodológico bem articulado e que produza um resultado final através de exposição, seminário etc. A autora sugere também uma relação temática entre os filmes que pode ser o motivo da pesquisa: a música, a cultura negra, a luta contra o preconceito e os estereótipos.
id USP-71_2a1bb98530452d9900dbf31ddbb93d63
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36985
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Pesquisa como método de conhecimentovideographyblack cultureresearchmethodologyBlack Panthersblack peoplevideografiacultura negrapesquisametodologiamúsicaPanteras NegrasnegroObservando as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares, a autora propõe um trabalho de pesquisa planejado pelos professores e dirigido a alunos da oitava série do Ensino Fundamental e a todas as séries do Ensino Médio. A partir de três filmes: Encruzilhada, Panteras Negras e O preço do desafio, orienta como o professor deve organizar a pesquisa, tendo em vista um trabalho metodológico bem articulado e que produza um resultado final através de exposição, seminário etc. A autora sugere também uma relação temática entre os filmes que pode ser o motivo da pesquisa: a música, a cultura negra, a luta contra o preconceito e os estereótipos. Observing the general orientations of the Curricular Parameters, the author proposes a research project planned by teachers and directed towards eighth-grade students and towards all high-school students. Based on three films: Encruzilhada, Panteras Negras and O preço do desafio, the author guides the teacher on how to organize the research project aiming at a well articulated methodological work which is able to produce a final result through exposure, seminars, etc. The author also suggests a thematic relationship between the films, which may be the reason for the research: music, black culture, the fight against bias and stereotypes. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3698510.11606/issn.2316-9125.v0i21p113-117Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-1172316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985/39707Magno, Maria Ignês Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:03Zoai:revistas.usp.br:article/36985Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.149096Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Pesquisa como método de conhecimento
title Pesquisa como método de conhecimento
spellingShingle Pesquisa como método de conhecimento
Magno, Maria Ignês Carlos
videography
black culture
research
methodology
Black Panthers
black people
videografia
cultura negra
pesquisa
metodologia
música
Panteras Negras
negro
title_short Pesquisa como método de conhecimento
title_full Pesquisa como método de conhecimento
title_fullStr Pesquisa como método de conhecimento
title_full_unstemmed Pesquisa como método de conhecimento
title_sort Pesquisa como método de conhecimento
author Magno, Maria Ignês Carlos
author_facet Magno, Maria Ignês Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magno, Maria Ignês Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv videography
black culture
research
methodology
Black Panthers
black people
videografia
cultura negra
pesquisa
metodologia
música
Panteras Negras
negro
topic videography
black culture
research
methodology
Black Panthers
black people
videografia
cultura negra
pesquisa
metodologia
música
Panteras Negras
negro
description Observando as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares, a autora propõe um trabalho de pesquisa planejado pelos professores e dirigido a alunos da oitava série do Ensino Fundamental e a todas as séries do Ensino Médio. A partir de três filmes: Encruzilhada, Panteras Negras e O preço do desafio, orienta como o professor deve organizar a pesquisa, tendo em vista um trabalho metodológico bem articulado e que produza um resultado final através de exposição, seminário etc. A autora sugere também uma relação temática entre os filmes que pode ser o motivo da pesquisa: a música, a cultura negra, a luta contra o preconceito e os estereótipos.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985
10.11606/issn.2316-9125.v0i21p113-117
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i21p113-117
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985/39707
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117
Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117
Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088985407488