Pesquisa como método de conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985 |
Resumo: | Observando as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares, a autora propõe um trabalho de pesquisa planejado pelos professores e dirigido a alunos da oitava série do Ensino Fundamental e a todas as séries do Ensino Médio. A partir de três filmes: Encruzilhada, Panteras Negras e O preço do desafio, orienta como o professor deve organizar a pesquisa, tendo em vista um trabalho metodológico bem articulado e que produza um resultado final através de exposição, seminário etc. A autora sugere também uma relação temática entre os filmes que pode ser o motivo da pesquisa: a música, a cultura negra, a luta contra o preconceito e os estereótipos. |
id |
USP-71_2a1bb98530452d9900dbf31ddbb93d63 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36985 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Pesquisa como método de conhecimentovideographyblack cultureresearchmethodologyBlack Panthersblack peoplevideografiacultura negrapesquisametodologiamúsicaPanteras NegrasnegroObservando as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares, a autora propõe um trabalho de pesquisa planejado pelos professores e dirigido a alunos da oitava série do Ensino Fundamental e a todas as séries do Ensino Médio. A partir de três filmes: Encruzilhada, Panteras Negras e O preço do desafio, orienta como o professor deve organizar a pesquisa, tendo em vista um trabalho metodológico bem articulado e que produza um resultado final através de exposição, seminário etc. A autora sugere também uma relação temática entre os filmes que pode ser o motivo da pesquisa: a música, a cultura negra, a luta contra o preconceito e os estereótipos. Observing the general orientations of the Curricular Parameters, the author proposes a research project planned by teachers and directed towards eighth-grade students and towards all high-school students. Based on three films: Encruzilhada, Panteras Negras and O preço do desafio, the author guides the teacher on how to organize the research project aiming at a well articulated methodological work which is able to produce a final result through exposure, seminars, etc. The author also suggests a thematic relationship between the films, which may be the reason for the research: music, black culture, the fight against bias and stereotypes. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3698510.11606/issn.2316-9125.v0i21p113-117Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-1172316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985/39707Magno, Maria Ignês Carlosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:03Zoai:revistas.usp.br:article/36985Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:42.149096Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Pesquisa como método de conhecimento |
title |
Pesquisa como método de conhecimento |
spellingShingle |
Pesquisa como método de conhecimento Magno, Maria Ignês Carlos videography black culture research methodology Black Panthers black people videografia cultura negra pesquisa metodologia música Panteras Negras negro |
title_short |
Pesquisa como método de conhecimento |
title_full |
Pesquisa como método de conhecimento |
title_fullStr |
Pesquisa como método de conhecimento |
title_full_unstemmed |
Pesquisa como método de conhecimento |
title_sort |
Pesquisa como método de conhecimento |
author |
Magno, Maria Ignês Carlos |
author_facet |
Magno, Maria Ignês Carlos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magno, Maria Ignês Carlos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
videography black culture research methodology Black Panthers black people videografia cultura negra pesquisa metodologia música Panteras Negras negro |
topic |
videography black culture research methodology Black Panthers black people videografia cultura negra pesquisa metodologia música Panteras Negras negro |
description |
Observando as orientações gerais dos Parâmetros Curriculares, a autora propõe um trabalho de pesquisa planejado pelos professores e dirigido a alunos da oitava série do Ensino Fundamental e a todas as séries do Ensino Médio. A partir de três filmes: Encruzilhada, Panteras Negras e O preço do desafio, orienta como o professor deve organizar a pesquisa, tendo em vista um trabalho metodológico bem articulado e que produza um resultado final através de exposição, seminário etc. A autora sugere também uma relação temática entre os filmes que pode ser o motivo da pesquisa: a música, a cultura negra, a luta contra o preconceito e os estereótipos. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985 10.11606/issn.2316-9125.v0i21p113-117 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i21p113-117 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36985/39707 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117 Comunicação & Educação; No. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117 Comunicação & Educação; Núm. 21 (2001): Teatro brasileiro, Escola e televisão, Educação para os meios; 113-117 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088985407488 |