Interdisciplinaridade nas possibilidades de leitura de Abril Despedaçado
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37533 |
Resumo: | O filme Abril Despedaçado, de Walter Salles, é suporte pedagógico para um trabalho interdisciplinar rico, criativo e abrangente. Além do diálogo com a literatura – o filme é uma adaptação de um romance albanês – e a poesia, sua música e fotografia são elementos que dão suporte para um trabalho interdisciplinar em sala de aula, pela interface estabelecida entre cinema e arte. Mas a abertura a outras interpretações não se restringe a esse campo. Amplia-se com análises históricas, geográficas, culturais e sociais que o filme permite. A autora recupera ainda a possibilidade de exercício dentro do campo da linguagem. A palavra e a sua ausência que definem os códigos e os diálogos sobre a vida e a morte. A palavra como recurso para despertar o imaginário e reconduzir a trajetória narrativa, recriar o destino. Palavra-poesia transformada em imagens que dispensam palavras, porque possuem uma outra forma de escrita: a escrita fotográfica, a escrita cinematográfica permeada por uma escrita musical. O importante neste exercício é a abertura ao diálogo com a obra e a interpretação dos significados que ela sugere. |
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