The toy, memory of a society
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45439 |
Resumo: | O brinquedo, carregado de conotação simbólica, reflete a identidade cultural de uma sociedade e consiste em um objetoque pode desempenhar o papel de espelho social. Ao deter o olhar sobre os brinquedos, eles se ressignificam, despertando nos espectadores atuais diversos graus de apropriação e reinterpretação desses objetos. É fundamental que a sociedade tome consciência da importância desse patrimônio, levandoem conta sua fragilidade – já que ele pode se perder – e seu pertencimento – já que é de toda a sociedade. Para fortalecer e afiançar a identidade cultural, é importante o resgate de brinquedos e jogos da cultura ou, mais especificamente, da sociedade à qual pertencemos. Ao conhecer e brincar combrinquedos e jogos de nossos pais e avós, reforçam-se complexas redes identitárias entre a criança, o adulto e sua comunidade. |
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The toy, memory of a societyBrinquedo, memória de uma sociedadeBrinquedosímboloidentidade culturalobjetos lúdicos do século XX.Toysymbolcultural identityplayful objects of the XXth century.O brinquedo, carregado de conotação simbólica, reflete a identidade cultural de uma sociedade e consiste em um objetoque pode desempenhar o papel de espelho social. Ao deter o olhar sobre os brinquedos, eles se ressignificam, despertando nos espectadores atuais diversos graus de apropriação e reinterpretação desses objetos. É fundamental que a sociedade tome consciência da importância desse patrimônio, levandoem conta sua fragilidade – já que ele pode se perder – e seu pertencimento – já que é de toda a sociedade. Para fortalecer e afiançar a identidade cultural, é importante o resgate de brinquedos e jogos da cultura ou, mais especificamente, da sociedade à qual pertencemos. Ao conhecer e brincar combrinquedos e jogos de nossos pais e avós, reforçam-se complexas redes identitárias entre a criança, o adulto e sua comunidade.The toy, full of symbolic connotation, reflects the cultural identity of a society and consists of an object that can play the role of social mirror. When we watch the toys, they get a new signification, arousing in the gazer several degrees of appropriation and reinterpretation of these objects. It is essential that society becomes aware of this heritage’s importance and takes into account its fragility – heritage can be lost – and belonging – the heritage belongs to society as a whole. The rescue of the culture’s toys and games and, more specifically, of the society to which we belong is important to strengthen and warrant the cultural identity. Knowing and playing with toys and games from our parents and grandparents reinforce complex identity networks among child, adult and their community.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2012-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4543910.11606/issn.2316-9125.v17i1p63-72Comunicação & Educação; v. 17 n. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 63-72Comunicação & Educação; Vol. 17 No. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 63-72Comunicação & Educação; Vol. 17 Núm. 1 (2012): Roland Barthes e o signo fotográfico; 63-722316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/45439/49048Cabanne, Josseline Ivetteinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-05-29T13:54:46Zoai:revistas.usp.br:article/45439Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:11.704129Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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