The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329 |
Resumo: | Este artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento. |
id |
USP-71_33476164a645b351492d9741fdbe9bbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/164329 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”O potencial educacional do biopic Freud além da almaComunicaçãoEducaçãoCinemaBiopicFreud além da almaCommunicationEducationMoviesBiopicFreud: the secret passionEste artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento.This paper, whose theme is in the Communication/Education interface, aims at clarifying the potential of the movie Freud: The Secret Passion – In Brazil: title Freud Além da Alma – for the understanding of psychoanalysis concepts and the composition of teaching practices. For such purpose, we identify approximations of manifestations of the unconscious presented in the film to those developed by Freud. The theoretical and methodological foundation involves Freud’s theories and content analysis. Our article is relevant for the communication and education areas, because it shows that film analysis referring to the biopic content can contribute to the teaching of scientific concepts and go beyond the concept of cinema as entertainment.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16432910.11606/issn.2316-9125.v25i2p44-57Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-572316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329/168812Copyright (c) 2020 Maria Ogécia Drigo, Paula Beatriz G. Cuterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDrigo, Maria OgéciaCuter, Paula Beatriz G.2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/164329Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:29.599886Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” O potencial educacional do biopic Freud além da alma |
title |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” |
spellingShingle |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” Drigo, Maria Ogécia Comunicação Educação Cinema Biopic Freud além da alma Communication Education Movies Biopic Freud: the secret passion |
title_short |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” |
title_full |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” |
title_fullStr |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” |
title_full_unstemmed |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” |
title_sort |
The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul” |
author |
Drigo, Maria Ogécia |
author_facet |
Drigo, Maria Ogécia Cuter, Paula Beatriz G. |
author_role |
author |
author2 |
Cuter, Paula Beatriz G. |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Drigo, Maria Ogécia Cuter, Paula Beatriz G. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Educação Cinema Biopic Freud além da alma Communication Education Movies Biopic Freud: the secret passion |
topic |
Comunicação Educação Cinema Biopic Freud além da alma Communication Education Movies Biopic Freud: the secret passion |
description |
Este artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p44-57 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p44-57 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329/168812 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Ogécia Drigo, Paula Beatriz G. Cuter https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 Maria Ogécia Drigo, Paula Beatriz G. Cuter https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57 Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57 Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092628160512 |