The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Drigo, Maria Ogécia
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cuter, Paula Beatriz G.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329
Resumo: Este artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento.
id USP-71_33476164a645b351492d9741fdbe9bbf
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/164329
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”O potencial educacional do biopic Freud além da almaComunicaçãoEducaçãoCinemaBiopicFreud além da almaCommunicationEducationMoviesBiopicFreud: the secret passionEste artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento.This paper, whose theme is in the Communication/Education interface, aims at clarifying the potential of the movie Freud: The Secret Passion – In Brazil: title Freud Além da Alma – for the understanding of psychoanalysis concepts and the composition of teaching practices. For such purpose, we identify approximations of manifestations of the unconscious presented in the film to those developed by Freud. The theoretical and methodological foundation involves Freud’s theories and content analysis. Our article is relevant for the communication and education areas, because it shows that film analysis referring to the biopic content can contribute to the teaching of scientific concepts and go beyond the concept of cinema as entertainment.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/16432910.11606/issn.2316-9125.v25i2p44-57Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-572316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329/168812Copyright (c) 2020 Maria Ogécia Drigo, Paula Beatriz G. Cuterhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDrigo, Maria OgéciaCuter, Paula Beatriz G.2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/164329Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:29.599886Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
O potencial educacional do biopic Freud além da alma
title The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
spellingShingle The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
Drigo, Maria Ogécia
Comunicação
Educação
Cinema
Biopic
Freud além da alma
Communication
Education
Movies
Biopic
Freud: the secret passion
title_short The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
title_full The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
title_fullStr The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
title_full_unstemmed The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
title_sort The educational potential of biopic “Freud, beyond the soul”
author Drigo, Maria Ogécia
author_facet Drigo, Maria Ogécia
Cuter, Paula Beatriz G.
author_role author
author2 Cuter, Paula Beatriz G.
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Drigo, Maria Ogécia
Cuter, Paula Beatriz G.
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Educação
Cinema
Biopic
Freud além da alma
Communication
Education
Movies
Biopic
Freud: the secret passion
topic Comunicação
Educação
Cinema
Biopic
Freud além da alma
Communication
Education
Movies
Biopic
Freud: the secret passion
description Este artigo, cujo tema está na interface Comunicação/Educação, objetiva explicitar o potencial do biopic Freud the secret passion (título em português: Freud além da alma) para a compreensão de conceitos de psicanálise e para compor práticas de ensino. Para tanto, identifica aproximações de manifestações do inconsciente apresentadas no filme aos desenvolvidos por Freud. A fundamentação teórica e metodológica envolve teorias de Freud e análise de conteúdo. O artigo é relevante para a comunicação e para a educação por mostrar que a análise fílmica referente ao conteúdo do biopic pode contribuir para o ensino de conceitos científicos e ir além do cinema como entretenimento.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p44-57
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p44-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/164329/168812
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Ogécia Drigo, Paula Beatriz G. Cuter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Maria Ogécia Drigo, Paula Beatriz G. Cuter
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57
Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57
Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 44-57
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092628160512