Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Profeta, Guilherme Augusto Caruso
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294
Resumo: Este artigo intencionou registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens jornalísticas baseadas na interlocução com museus (históricos/arqueológicos e/ou de história natural) como prática educativa em sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão deste processo de múltiplas transposições didáticas. Para atingir tal fim, discutiu-se a função social/educacional dos museus e do jornalismo em articulação com a educação escolar. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de História do Brasil cujo tema foi decolonização, e outra durante uma aula de Biologia cujo tema foi a ação humana na perda da biodiversidade. Como resultado, destaca-se que a utilização das reportagens permitiu aos docentes extrapolar os respectivos currículos, incluindo discussões sobre tópicos socialmente agudos do presente.
id USP-71_3578201edcae27f9ada5da39e3060ced
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/212294
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicasMuseusJornalismoTransposição didáticaObservação docenteEnsino SuperiorMuseumsJournalismDidactic transpositionPeer observation of teachingHigher educationEste artigo intencionou registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens jornalísticas baseadas na interlocução com museus (históricos/arqueológicos e/ou de história natural) como prática educativa em sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão deste processo de múltiplas transposições didáticas. Para atingir tal fim, discutiu-se a função social/educacional dos museus e do jornalismo em articulação com a educação escolar. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de História do Brasil cujo tema foi decolonização, e outra durante uma aula de Biologia cujo tema foi a ação humana na perda da biodiversidade. Como resultado, destaca-se que a utilização das reportagens permitiu aos docentes extrapolar os respectivos currículos, incluindo discussões sobre tópicos socialmente agudos do presente.This article intended to record, with peer observation of teaching, the use of journalistic stories based on the dialogue with museums (either focused on History/Archaeology and/or Natural History) as an educational practice that takes place within the classroom, thus contributing to the understanding of this process of multiple didactic transpositions. To achieve this goal, the literature review discussed the social/educational role that museums and journalism play in articulation with school education. Two sessions of observation were carried out: one during a class on History of Brazil, whose theme was decolonization, and another in a class on Biology, whose theme was the role humans play in the loss of biodiversity. As a result, note that the use of journalistic stories allowed teachers to extrapolate their curricula, thus including discussions focused on contemporary socially acute topics.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21229410.11606/issn.2316-9125.v28i2p49-63Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-632316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294/202002https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294/202621Copyright (c) 2023 Guilherme Augusto Caruso Profetahttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessProfeta, Guilherme Augusto Caruso 2024-01-23T14:12:16Zoai:revistas.usp.br:article/212294Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-23T14:12:16Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
title Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
spellingShingle Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
Profeta, Guilherme Augusto Caruso
Museus
Jornalismo
Transposição didática
Observação docente
Ensino Superior
Museums
Journalism
Didactic transposition
Peer observation of teaching
Higher education
title_short Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
title_full Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
title_fullStr Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
title_full_unstemmed Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
title_sort Do museu à reportagem à sala de aula: a transposição didática de reportagens baseadas em fontes museológicas
author Profeta, Guilherme Augusto Caruso
author_facet Profeta, Guilherme Augusto Caruso
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Profeta, Guilherme Augusto Caruso
dc.subject.por.fl_str_mv Museus
Jornalismo
Transposição didática
Observação docente
Ensino Superior
Museums
Journalism
Didactic transposition
Peer observation of teaching
Higher education
topic Museus
Jornalismo
Transposição didática
Observação docente
Ensino Superior
Museums
Journalism
Didactic transposition
Peer observation of teaching
Higher education
description Este artigo intencionou registrar, por meio de observação docente, a utilização de reportagens jornalísticas baseadas na interlocução com museus (históricos/arqueológicos e/ou de história natural) como prática educativa em sala de aula, de modo a contribuir para a compreensão deste processo de múltiplas transposições didáticas. Para atingir tal fim, discutiu-se a função social/educacional dos museus e do jornalismo em articulação com a educação escolar. Duas sessões de observação foram conduzidas: uma durante uma aula de História do Brasil cujo tema foi decolonização, e outra durante uma aula de Biologia cujo tema foi a ação humana na perda da biodiversidade. Como resultado, destaca-se que a utilização das reportagens permitiu aos docentes extrapolar os respectivos currículos, incluindo discussões sobre tópicos socialmente agudos do presente.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p49-63
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p49-63
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294/202002
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/212294/202621
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Guilherme Augusto Caruso Profeta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Guilherme Augusto Caruso Profeta
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 49-63
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087074902016