Jornalismo versus pensamento único
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36962 |
Resumo: | A autora traça um paralelo entre os fundamentos do jornalismo - que, segundo destaca, são necessários para permitir e estimular maior envolvimento e participação dos cidadãos na construção da realidade social – e a realidade cotidiana da prática jornalística, que acaba se rendendo às imposições mercadológicas. Observa a relação decisiva existente entre as condições de produção jornalística e a qualidade do que é produzido. Para ela, o jornalismo cultural é uma abordagem aprofundada, mais humana e crítica, que permite a prática de um jornalismo mais próximo dos interesses coletivos e da construção da cidadania. Lembra que o jornalismo hegemônico pauta-se apenas pela eficácia mercadológica. Conclui afirmando que o profissional de comunicação não pode continuar reproduzindo este modelo. É preciso dar voz a outros discursos, fugir da homogeneização e romper com o pensamento único. |
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Jornalismo versus pensamento únicojournalismcitizenshipjournalistic practicecultural journalismpress professionajornalismocidadaniaprática jornalísticajornalismo culturalprofissional da imprensaA autora traça um paralelo entre os fundamentos do jornalismo - que, segundo destaca, são necessários para permitir e estimular maior envolvimento e participação dos cidadãos na construção da realidade social – e a realidade cotidiana da prática jornalística, que acaba se rendendo às imposições mercadológicas. Observa a relação decisiva existente entre as condições de produção jornalística e a qualidade do que é produzido. Para ela, o jornalismo cultural é uma abordagem aprofundada, mais humana e crítica, que permite a prática de um jornalismo mais próximo dos interesses coletivos e da construção da cidadania. Lembra que o jornalismo hegemônico pauta-se apenas pela eficácia mercadológica. Conclui afirmando que o profissional de comunicação não pode continuar reproduzindo este modelo. É preciso dar voz a outros discursos, fugir da homogeneização e romper com o pensamento único. The author traces a parallel between the fundaments of journalism – which, as he stresses, are necessary to allow for and to stimulate greater involvement and participation by the citizens in the construction of the social reality – and the day-to-day reality of the journalistic practice, which ends up giving in to market impositions. The author observes the decisive relationship there is between journalistic production conditions and the quality of such production. To her, cultural journalism is a deep approach, one that is more humane and critical, and one that allows for a practice of a journalism that is closer to collective interests and to building citizenship. She reminds the reader that hegemonic journalism is only based on market efficacy and concludes that the communications professional cannot continue reproducing this model. It is necessary to allow for other discourses, to escape from hegemony and to break from the single line of thought. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3696210.11606/issn.2316-9125.v0i20p95-99Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 95-99Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 95-99Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 95-992316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36962/39684Oliveira, Claúdia Barcellos deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:07Zoai:revistas.usp.br:article/36962Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:40.929332Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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