Jornalismo versus pensamento único

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Claúdia Barcellos de
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36962
Resumo: A autora traça um paralelo entre os fundamentos do jornalismo - que, segundo destaca, são necessários para permitir e estimular maior envolvimento e participação dos cidadãos na construção da realidade social – e a realidade cotidiana da prática jornalística, que acaba se rendendo às imposições mercadológicas. Observa a relação decisiva existente entre as condições de produção jornalística e a qualidade do que é produzido. Para ela, o jornalismo cultural é uma abordagem aprofundada, mais humana e crítica, que permite a prática de um jornalismo mais próximo dos interesses coletivos e da construção da cidadania. Lembra que o jornalismo hegemônico pauta-se apenas pela eficácia mercadológica. Conclui afirmando que o profissional de comunicação não pode continuar reproduzindo este modelo. É preciso dar voz a outros discursos, fugir da homogeneização e romper com o pensamento único.