Internet: um novo paradigma de informação e comunicação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodella, Cibele Abdo
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37508
Resumo: As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) alteram o modelo tradicional da emissão e recepção das informações veiculadas pelas mídias tradicionais – impressos, rádios e TVs –, propiciando o surgimento de novos personagens emissores de informação, que, capacitados tecnologicamente, podem romper com o paradigma de quem detém o poder de emitir as informações. Neste sentido, a Internet, mídia que melhor representa a revolução tecnológica dos meios de comunicação, criou um novo personagem gerador de informação: o internauta. Perceber o potencial deste fenômeno e as mudanças que poderá gerar na recepção dos meios tradicionais de informação exige dos pesquisadores, principalmente das áreas de educação e comunicação, uma atenção redobrada para o estudo desse fenômeno.  
id USP-71_3ac4a72a6620f9f1c7482f9fa33a163f
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37508
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Internet: um novo paradigma de informação e comunicaçãoinformation and communication technologyInternetpowerglobal culture.tecnologia de informação e comunicaçãoInternetpodercultura global As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) alteram o modelo tradicional da emissão e recepção das informações veiculadas pelas mídias tradicionais – impressos, rádios e TVs –, propiciando o surgimento de novos personagens emissores de informação, que, capacitados tecnologicamente, podem romper com o paradigma de quem detém o poder de emitir as informações. Neste sentido, a Internet, mídia que melhor representa a revolução tecnológica dos meios de comunicação, criou um novo personagem gerador de informação: o internauta. Perceber o potencial deste fenômeno e as mudanças que poderá gerar na recepção dos meios tradicionais de informação exige dos pesquisadores, principalmente das áreas de educação e comunicação, uma atenção redobrada para o estudo desse fenômeno.  New Information and Communication Technologies (NICT) change the traditional pattern of emission and reception of information carried by traditional media – printed material, radio and television –, allowing the appearance of technologically enabled information agent emissors, which can break the paradigm of the one who holds the power of emitting information. In this sense, the Internet, the media that best represents technological revolution, created a new character that generates information: the internaut. Perceiving this potential and the changes that it could generate in the traditional media reception demands, some researches, mainly on Education and Communication areas, increased their attention to the study of this phenomenon. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2005-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3750810.11606/issn.2316-9125.v10i1p41-48Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 41-48Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 41-48Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 41-482316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37508/40222Rodella, Cibele Abdoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:27:35Zoai:revistas.usp.br:article/37508Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:49.865034Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
title Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
spellingShingle Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
Rodella, Cibele Abdo
information and communication technology
Internet
power
global culture.
tecnologia de informação e comunicação
Internet
poder
cultura global
title_short Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
title_full Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
title_fullStr Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
title_full_unstemmed Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
title_sort Internet: um novo paradigma de informação e comunicação
author Rodella, Cibele Abdo
author_facet Rodella, Cibele Abdo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodella, Cibele Abdo
dc.subject.por.fl_str_mv information and communication technology
Internet
power
global culture.
tecnologia de informação e comunicação
Internet
poder
cultura global
topic information and communication technology
Internet
power
global culture.
tecnologia de informação e comunicação
Internet
poder
cultura global
description As novas tecnologias da informação e comunicação (NTIC) alteram o modelo tradicional da emissão e recepção das informações veiculadas pelas mídias tradicionais – impressos, rádios e TVs –, propiciando o surgimento de novos personagens emissores de informação, que, capacitados tecnologicamente, podem romper com o paradigma de quem detém o poder de emitir as informações. Neste sentido, a Internet, mídia que melhor representa a revolução tecnológica dos meios de comunicação, criou um novo personagem gerador de informação: o internauta. Perceber o potencial deste fenômeno e as mudanças que poderá gerar na recepção dos meios tradicionais de informação exige dos pesquisadores, principalmente das áreas de educação e comunicação, uma atenção redobrada para o estudo desse fenômeno.  
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37508
10.11606/issn.2316-9125.v10i1p41-48
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37508
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v10i1p41-48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37508/40222
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 10 n. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 41-48
Comunicação & Educação; Vol. 10 No. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 41-48
Comunicação & Educação; Vol. 10 Núm. 1 (2005): A Casa de Detenção: Cristina Coghi analisa a prática do radiojornalismo; 41-48
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047089548492800