O jovem Boal e a censura ontem e hoje
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121430 |
Resumo: | O artigo parte da análise da peça teatral Filha moça, escrita em 1956 pelo dramaturgo Augusto Boal, para ser montada pelo Teatro Experimental do Negro. A peça, que foi totalmente censurada antes mesmo de ser encenada, a exemplo de vários espetáculos da época, dificilmente seria censurada hoje. Embora não se apresenta de forma brutal e direta, como naquela época, a censura da atualidade aparece de outras maneiras mais sutis, mas nem por isso menos eficazes. Os editais, que derivam do poder econômico e do controle público ou privado dos meios de divulgação artística, são, por ironia, uma conquista da classe teatral e também uma forma de censura. |
id |
USP-71_3f6cd05f243cb4a62d57c7875ccb8574 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/121430 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O jovem Boal e a censura ontem e hojeThe young Boal and censorship before and todayFilha moçaAugusto Boalcensorshiptheatercurated projects.EducommunicationFilha moçaAugusto BoalcensurateatroeditaisEducomunicaçãoO artigo parte da análise da peça teatral Filha moça, escrita em 1956 pelo dramaturgo Augusto Boal, para ser montada pelo Teatro Experimental do Negro. A peça, que foi totalmente censurada antes mesmo de ser encenada, a exemplo de vários espetáculos da época, dificilmente seria censurada hoje. Embora não se apresenta de forma brutal e direta, como naquela época, a censura da atualidade aparece de outras maneiras mais sutis, mas nem por isso menos eficazes. Os editais, que derivam do poder econômico e do controle público ou privado dos meios de divulgação artística, são, por ironia, uma conquista da classe teatral e também uma forma de censura. The paper analysis the play Filha Moça [Young Daughter], written in 1956 by dramatist Augusto Boal, to be performed by the Teatro Experimental do Negro [The Blackman Experimental Theater]. The play, just like many others at the time, was completely forbidden by the censorship even before it opened, something hard to imagine happening nowadays. Although censorship now may not be as brutal and direct, it still exists and it works through subtler methods as equally effective. Curatorial projects, derivated from the economical power and public or private control of the arts, are, ironically, also a theater class achievement but also a form of censorship.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/12143010.11606/issn.2316-9125.v21i2p103-111Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 103-111Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 103-111Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 103-1112316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121430/120950Copyright (c) 2016 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFrederico, Celso2017-06-07T19:44:40Zoai:revistas.usp.br:article/121430Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:23.193968Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje The young Boal and censorship before and today |
title |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje |
spellingShingle |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje Frederico, Celso Filha moça Augusto Boal censorship theater curated projects. Educommunication Filha moça Augusto Boal censura teatro editais Educomunicação |
title_short |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje |
title_full |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje |
title_fullStr |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje |
title_full_unstemmed |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje |
title_sort |
O jovem Boal e a censura ontem e hoje |
author |
Frederico, Celso |
author_facet |
Frederico, Celso |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Frederico, Celso |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Filha moça Augusto Boal censorship theater curated projects. Educommunication Filha moça Augusto Boal censura teatro editais Educomunicação |
topic |
Filha moça Augusto Boal censorship theater curated projects. Educommunication Filha moça Augusto Boal censura teatro editais Educomunicação |
description |
O artigo parte da análise da peça teatral Filha moça, escrita em 1956 pelo dramaturgo Augusto Boal, para ser montada pelo Teatro Experimental do Negro. A peça, que foi totalmente censurada antes mesmo de ser encenada, a exemplo de vários espetáculos da época, dificilmente seria censurada hoje. Embora não se apresenta de forma brutal e direta, como naquela época, a censura da atualidade aparece de outras maneiras mais sutis, mas nem por isso menos eficazes. Os editais, que derivam do poder econômico e do controle público ou privado dos meios de divulgação artística, são, por ironia, uma conquista da classe teatral e também uma forma de censura. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121430 10.11606/issn.2316-9125.v21i2p103-111 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121430 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v21i2p103-111 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121430/120950 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 21 n. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 103-111 Comunicação & Educação; Vol. 21 No. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 103-111 Comunicação & Educação; Vol. 21 Núm. 2 (2016): Políticas públicas, televisão e infância: interfaces educomunicativas; 103-111 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092134281216 |