Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ângela Álvares Correia
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Fontineles, Flávia de Souza, Moura, Karina da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37596
Resumo: Este artigo apresenta contribuições, geradas a partir das discussões einvestigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual, para inclusão das imagens nas salas de aula sob uma perspectiva hipertextual. Para tanto, são mostradas algumas característicasdo hipertexto, buscando relativizar o papel das novas tecnologias na promoção de experiências educativas hipertextuais. Apresenta-se, portanto, um conceito amplo de hipertextualidade, construído com base no referencial bakhtiniano, caracterizado pela não-linearidade, heterogeneidade eintertextualidade, entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. O conceito de imagem também é ampliado, assumindo que imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações.
id USP-71_4e654bac0447cb21fba61d8aaee0ef8c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/37596
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aulaEste artigo apresenta contribuições, geradas a partir das discussões einvestigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual, para inclusão das imagens nas salas de aula sob uma perspectiva hipertextual. Para tanto, são mostradas algumas característicasdo hipertexto, buscando relativizar o papel das novas tecnologias na promoção de experiências educativas hipertextuais. Apresenta-se, portanto, um conceito amplo de hipertextualidade, construído com base no referencial bakhtiniano, caracterizado pela não-linearidade, heterogeneidade eintertextualidade, entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. O conceito de imagem também é ampliado, assumindo que imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2006-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3759610.11606/issn.2316-9125.v11i3p331-339Comunicação & Educação; v. 11 n. 3 (2006): Guillermo Orozco Gómez - a escola e o desafio da tecnologia digital; 331-339Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 3 (2006): Guillermo Orozco Gómez - a escola e o desafio da tecnologia digital; 331-339Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 3 (2006): Guillermo Orozco Gómez - a escola e o desafio da tecnologia digital; 331-3392316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37596/40310Dias, Ângela Álvares CorreiaFontineles, Flávia de SouzaMoura, Karina da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:35:47Zoai:revistas.usp.br:article/37596Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:54.945441Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
title Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
spellingShingle Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
Dias, Ângela Álvares Correia
title_short Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
title_full Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
title_fullStr Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
title_full_unstemmed Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
title_sort Olhar hipertextual: uma perspectiva bakhtiniana da inclusão de imagens na sala de aula
author Dias, Ângela Álvares Correia
author_facet Dias, Ângela Álvares Correia
Fontineles, Flávia de Souza
Moura, Karina da Silva
author_role author
author2 Fontineles, Flávia de Souza
Moura, Karina da Silva
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ângela Álvares Correia
Fontineles, Flávia de Souza
Moura, Karina da Silva
description Este artigo apresenta contribuições, geradas a partir das discussões einvestigações realizadas pelo Grupo de Pesquisa Lattes/CNPq Educação Hipertextual, para inclusão das imagens nas salas de aula sob uma perspectiva hipertextual. Para tanto, são mostradas algumas característicasdo hipertexto, buscando relativizar o papel das novas tecnologias na promoção de experiências educativas hipertextuais. Apresenta-se, portanto, um conceito amplo de hipertextualidade, construído com base no referencial bakhtiniano, caracterizado pela não-linearidade, heterogeneidade eintertextualidade, entendidas como versões do dialogismo e da polifonia de Bakhtin. O conceito de imagem também é ampliado, assumindo que imagens são produções culturais que se constituem como textos e, como tais, evocam múltiplas interpretações.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37596
10.11606/issn.2316-9125.v11i3p331-339
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37596
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v11i3p331-339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/37596/40310
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 11 n. 3 (2006): Guillermo Orozco Gómez - a escola e o desafio da tecnologia digital; 331-339
Comunicação & Educação; Vol. 11 No. 3 (2006): Guillermo Orozco Gómez - a escola e o desafio da tecnologia digital; 331-339
Comunicação & Educação; Vol. 11 Núm. 3 (2006): Guillermo Orozco Gómez - a escola e o desafio da tecnologia digital; 331-339
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090027692032