Apreciação e interatividade: casos que dançam
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937 |
Resumo: | The article discusses the need for our being more critical regarding the interactivity proposals imposed as basic communications and education premises of the technological society. By and large aligned with the exercise of fruition, many interactivity proposals fall in prerogatives that, contrary to educating the contemporaneous citizen, end up leading him back to the values and assertions of the modern linear, static, unequivocal and acritical world. Based on examples in the dance appreciation area, the author dialogues with an interactivity possibility that is creative, critical, present and intentional in order to educate the citizen for the network of multiplicities in the world. |
id |
USP-71_5bd98589394e468e6dd44e99e7a9dca1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36937 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Apreciação e interatividade: casos que dançamdançaapreciaçãoeducaçãointeratividadecontemporaneidadedanceappreciationeducationinteractivitycontemporaneousnessThe article discusses the need for our being more critical regarding the interactivity proposals imposed as basic communications and education premises of the technological society. By and large aligned with the exercise of fruition, many interactivity proposals fall in prerogatives that, contrary to educating the contemporaneous citizen, end up leading him back to the values and assertions of the modern linear, static, unequivocal and acritical world. Based on examples in the dance appreciation area, the author dialogues with an interactivity possibility that is creative, critical, present and intentional in order to educate the citizen for the network of multiplicities in the world.O artigo discute a necessidade de sermos mais críticos em relação às propostas de interatividade que se impõem como premissas básicas da comunicação e da educação da sociedade tecnológica. Geralmente alinhadas ao exercício da fruição, muitas vezes as propostas de interatividade caem em prerrogativas que, ao contrário de educar o cidadão contemporâneo, levam-no de volta aos valores e asserções do mundo moderno linear, estático, unívoco e acrítico. A partir de exemplos na área de apreciação em dança, a autora dialoga com uma possibilidade de interatividade que seja criativa, crítica, presente e intencional, de modo a educar o cidadão para a rede de multiplicidades do mundo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3693710.11606/issn.2316-9125.v0i19p39-45Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-452316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937/39659Marques, Isabel A.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:11Zoai:revistas.usp.br:article/36937Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:39.434989Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
title |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
spellingShingle |
Apreciação e interatividade: casos que dançam Marques, Isabel A. dança apreciação educação interatividade contemporaneidade dance appreciation education interactivity contemporaneousness |
title_short |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
title_full |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
title_fullStr |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
title_full_unstemmed |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
title_sort |
Apreciação e interatividade: casos que dançam |
author |
Marques, Isabel A. |
author_facet |
Marques, Isabel A. |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marques, Isabel A. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
dança apreciação educação interatividade contemporaneidade dance appreciation education interactivity contemporaneousness |
topic |
dança apreciação educação interatividade contemporaneidade dance appreciation education interactivity contemporaneousness |
description |
The article discusses the need for our being more critical regarding the interactivity proposals imposed as basic communications and education premises of the technological society. By and large aligned with the exercise of fruition, many interactivity proposals fall in prerogatives that, contrary to educating the contemporaneous citizen, end up leading him back to the values and assertions of the modern linear, static, unequivocal and acritical world. Based on examples in the dance appreciation area, the author dialogues with an interactivity possibility that is creative, critical, present and intentional in order to educate the citizen for the network of multiplicities in the world. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937 10.11606/issn.2316-9125.v0i19p39-45 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i19p39-45 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937/39659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45 Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45 Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088885792768 |