Apreciação e interatividade: casos que dançam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Isabel A.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937
Resumo: The article discusses the need for our being more critical regarding the interactivity proposals imposed as basic communications and education premises of the technological society. By and large aligned with the exercise of fruition, many interactivity proposals fall in prerogatives that, contrary to educating the contemporaneous citizen, end up leading him back to the values and assertions of the modern linear, static, unequivocal and acritical world. Based on examples in the dance appreciation area, the author dialogues with an interactivity possibility that is creative, critical, present and intentional in order to educate the citizen for the network of multiplicities in the world.
id USP-71_5bd98589394e468e6dd44e99e7a9dca1
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36937
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Apreciação e interatividade: casos que dançamdançaapreciaçãoeducaçãointeratividadecontemporaneidadedanceappreciationeducationinteractivitycontemporaneousnessThe article discusses the need for our being more critical regarding the interactivity proposals imposed as basic communications and education premises of the technological society. By and large aligned with the exercise of fruition, many interactivity proposals fall in prerogatives that, contrary to educating the contemporaneous citizen, end up leading him back to the values and assertions of the modern linear, static, unequivocal and acritical world. Based on examples in the dance appreciation area, the author dialogues with an interactivity possibility that is creative, critical, present and intentional in order to educate the citizen for the network of multiplicities in the world.O artigo discute a necessidade de sermos mais críticos em relação às propostas de interatividade que se impõem como premissas básicas da comunicação e da educação da sociedade tecnológica. Geralmente alinhadas ao exercício da fruição, muitas vezes as propostas de interatividade caem em prerrogativas que, ao contrário de educar o cidadão contemporâneo, levam-no de volta aos valores e asserções do mundo moderno linear, estático, unívoco e acrítico. A partir de exemplos na área de apreciação em dança, a autora dialoga com uma possibilidade de interatividade que seja criativa, crítica, presente e intencional, de modo a educar o cidadão para a rede de multiplicidades do mundo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3693710.11606/issn.2316-9125.v0i19p39-45Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-452316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937/39659Marques, Isabel A.info:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:11Zoai:revistas.usp.br:article/36937Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:39.434989Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Apreciação e interatividade: casos que dançam
title Apreciação e interatividade: casos que dançam
spellingShingle Apreciação e interatividade: casos que dançam
Marques, Isabel A.
dança
apreciação
educação
interatividade
contemporaneidade
dance
appreciation
education
interactivity
contemporaneousness
title_short Apreciação e interatividade: casos que dançam
title_full Apreciação e interatividade: casos que dançam
title_fullStr Apreciação e interatividade: casos que dançam
title_full_unstemmed Apreciação e interatividade: casos que dançam
title_sort Apreciação e interatividade: casos que dançam
author Marques, Isabel A.
author_facet Marques, Isabel A.
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Isabel A.
dc.subject.por.fl_str_mv dança
apreciação
educação
interatividade
contemporaneidade
dance
appreciation
education
interactivity
contemporaneousness
topic dança
apreciação
educação
interatividade
contemporaneidade
dance
appreciation
education
interactivity
contemporaneousness
description The article discusses the need for our being more critical regarding the interactivity proposals imposed as basic communications and education premises of the technological society. By and large aligned with the exercise of fruition, many interactivity proposals fall in prerogatives that, contrary to educating the contemporaneous citizen, end up leading him back to the values and assertions of the modern linear, static, unequivocal and acritical world. Based on examples in the dance appreciation area, the author dialogues with an interactivity possibility that is creative, critical, present and intentional in order to educate the citizen for the network of multiplicities in the world.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000-12-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937
10.11606/issn.2316-9125.v0i19p39-45
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i19p39-45
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36937/39659
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45
Comunicação & Educação; No. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45
Comunicação & Educação; Núm. 19 (2000): 50 anos de televisão, Jornalismo, agenda pública e propaganda eleitoral, Comunicação na administração pública; 39-45
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088885792768