Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Adrian Padilla
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853
Resumo: Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.
id USP-71_5d79cceeca4481e61f8d0bf88a741131
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/194853
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: Simón Rodríguez, 19th century educommunicator: historical reading of a technocultural experience: Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: Simón RodríguezEducommunicationTechnocultural practicesSimón RodríguezEducomunicaçãoPráticas tecnoculturaisSimón RodríguezEducomunicaçãoPráticas tecnoculturaisSimón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.Simón Rodríguez, since the Spanish colonial period, claims the dialectic between education and communication as a key factor of an original-critical thinking and a necessary condition for the emergence of new republics. In this work we propose a historical reading of the comprehension of master Rodriguez about the importance of the communication technology of his time. The return of Simón Rodriguez, in his texts, to what is written, published, and divulged, as a fundamental part of the structuring processes of the public opinion and of the perception of what is public in the configuration of the social reality, it tells us about its evaluation of society and its valuing of technological centrality, as was the press in the 19th century, at the time he was alive.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19485310.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-1302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/184047https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/185399Copyright (c) 2022 Adrian Padilla Fernandezhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandez, Adrian Padilla2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/194853Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:35.436691Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
Simón Rodríguez, 19th century educommunicator: historical reading of a technocultural experience:
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
title Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
spellingShingle Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
Fernandez, Adrian Padilla
Simón Rodríguez
Educommunication
Technocultural practices
Simón Rodríguez
Educomunicação
Práticas tecnoculturais
Simón Rodríguez
Educomunicação
Práticas tecnoculturais
title_short Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
title_full Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
title_fullStr Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
title_full_unstemmed Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
title_sort Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
author Fernandez, Adrian Padilla
author_facet Fernandez, Adrian Padilla
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Adrian Padilla
dc.subject.por.fl_str_mv Simón Rodríguez
Educommunication
Technocultural practices
Simón Rodríguez
Educomunicação
Práticas tecnoculturais
Simón Rodríguez
Educomunicação
Práticas tecnoculturais
topic Simón Rodríguez
Educommunication
Technocultural practices
Simón Rodríguez
Educomunicação
Práticas tecnoculturais
Simón Rodríguez
Educomunicação
Práticas tecnoculturais
description Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/184047
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/185399
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Adrian Padilla Fernandez
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Adrian Padilla Fernandez
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092882964480