Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural:
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853 |
Resumo: | Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu. |
id |
USP-71_5d79cceeca4481e61f8d0bf88a741131 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/194853 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: Simón Rodríguez, 19th century educommunicator: historical reading of a technocultural experience: Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: Simón RodríguezEducommunicationTechnocultural practicesSimón RodríguezEducomunicaçãoPráticas tecnoculturaisSimón RodríguezEducomunicaçãoPráticas tecnoculturaisSimón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu.Simón Rodríguez, since the Spanish colonial period, claims the dialectic between education and communication as a key factor of an original-critical thinking and a necessary condition for the emergence of new republics. In this work we propose a historical reading of the comprehension of master Rodriguez about the importance of the communication technology of his time. The return of Simón Rodriguez, in his texts, to what is written, published, and divulged, as a fundamental part of the structuring processes of the public opinion and of the perception of what is public in the configuration of the social reality, it tells us about its evaluation of society and its valuing of technological centrality, as was the press in the 19th century, at the time he was alive.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/19485310.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-1302316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/184047https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/185399Copyright (c) 2022 Adrian Padilla Fernandezhttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessFernandez, Adrian Padilla2022-07-19T19:20:21Zoai:revistas.usp.br:article/194853Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:35.436691Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: Simón Rodríguez, 19th century educommunicator: historical reading of a technocultural experience: Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
title |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
spellingShingle |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: Fernandez, Adrian Padilla Simón Rodríguez Educommunication Technocultural practices Simón Rodríguez Educomunicação Práticas tecnoculturais Simón Rodríguez Educomunicação Práticas tecnoculturais |
title_short |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
title_full |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
title_fullStr |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
title_full_unstemmed |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
title_sort |
Simón Rodríguez, educomunicador do século XIX: leitura histórica de uma experiência tecnocultural: |
author |
Fernandez, Adrian Padilla |
author_facet |
Fernandez, Adrian Padilla |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fernandez, Adrian Padilla |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Simón Rodríguez Educommunication Technocultural practices Simón Rodríguez Educomunicação Práticas tecnoculturais Simón Rodríguez Educomunicação Práticas tecnoculturais |
topic |
Simón Rodríguez Educommunication Technocultural practices Simón Rodríguez Educomunicação Práticas tecnoculturais Simón Rodríguez Educomunicação Práticas tecnoculturais |
description |
Simón Rodríguez, desde o período colonial espanhol, reivindica a dialética entre educação e comunicação como fator-chave do pensamento crítico-original e condição necessária para o surgimento de novas repúblicas. Neste trabalho propomos uma leitura histórica da compreensão do mestre Rodríguez sobre a importância das tecnologias de comunicação de sua época. A recorrência de Simón Rodríguez, em seus textos, ao que é escrito, publicado e divulgado, como parte fundamental dos processos de estruturação da opinião pública e da percepção do que é público na configuração da realidade social, nos fala de sua avaliação da sociedade e da sua valoração da centralidade tecnológica comunicacional, como foi a imprensa no século XIX, época em que viveu. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-07-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853 10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i1p119-130 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/184047 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/194853/185399 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adrian Padilla Fernandez https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Adrian Padilla Fernandez https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 1 (2022): Para além das experiências educomunicativas: transmetodologia, censura, jornalismo infantojuvenil, tecnologias e cinema; 119-130 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092882964480 |