Recepção infantil da obra teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36901 |
Resumo: | O artigo contém a descrição e a análise dos resultados de uma pesquisa sobre a recepção infantil do espetáculo teatral. A partir dos resultados, a autora pôde tirar conclusões com relação ao distanciamento e à interação do público infantil com a obra, que, na sua complexidade, é vista como uma situação na qual, a todo instante, se produzem estímulos lingüísticos, sonoros, visuais, gestuais e plásticos (cada qual pertencente a um sistema de códigos distinto), que suscitam um prazer de tipo sensorial. A partir dos desenhos realizados pelos sujeitos da pesquisa, a autora concluiu também que há forte envolvimento e mobilização perceptiva por parte das crianças, inclusive de faixas etárias mais baixas. |
id |
USP-71_5ee29471f4ad7f586ebd510f7110bac2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36901 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Recepção infantil da obra teatraltheaterchild receptiontheater fruitionspectatorteatrorecepção infantilfruição teatralespectador O artigo contém a descrição e a análise dos resultados de uma pesquisa sobre a recepção infantil do espetáculo teatral. A partir dos resultados, a autora pôde tirar conclusões com relação ao distanciamento e à interação do público infantil com a obra, que, na sua complexidade, é vista como uma situação na qual, a todo instante, se produzem estímulos lingüísticos, sonoros, visuais, gestuais e plásticos (cada qual pertencente a um sistema de códigos distinto), que suscitam um prazer de tipo sensorial. A partir dos desenhos realizados pelos sujeitos da pesquisa, a autora concluiu também que há forte envolvimento e mobilização perceptiva por parte das crianças, inclusive de faixas etárias mais baixas.The article has a description and the analysis of the results of a research project on child reception of theater plays. Based on the results reached, the author was able to come to conclusions on the distancing and interaction of the child public with the work, which, in its complexity, is seen as a situation in which, at every moment, language, sound, visual, gesture and plastic stimuli are produced (each belonging to a distinct code system), that cause sensorial pleasure. Based on drawings made by the research subjects, the author also concluded there is strong involvement and perceptive mobilizing by the children, including among the lower age groups. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2000-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3690110.11606/issn.2316-9125.v0i17p74-77Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 74-77Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 74-77Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 74-772316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36901/39623Gagliardi, Mafrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:25Zoai:revistas.usp.br:article/36901Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:37.100990Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Recepção infantil da obra teatral |
title |
Recepção infantil da obra teatral |
spellingShingle |
Recepção infantil da obra teatral Gagliardi, Mafra theater child reception theater fruition spectator teatro recepção infantil fruição teatral espectador |
title_short |
Recepção infantil da obra teatral |
title_full |
Recepção infantil da obra teatral |
title_fullStr |
Recepção infantil da obra teatral |
title_full_unstemmed |
Recepção infantil da obra teatral |
title_sort |
Recepção infantil da obra teatral |
author |
Gagliardi, Mafra |
author_facet |
Gagliardi, Mafra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gagliardi, Mafra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
theater child reception theater fruition spectator teatro recepção infantil fruição teatral espectador |
topic |
theater child reception theater fruition spectator teatro recepção infantil fruição teatral espectador |
description |
O artigo contém a descrição e a análise dos resultados de uma pesquisa sobre a recepção infantil do espetáculo teatral. A partir dos resultados, a autora pôde tirar conclusões com relação ao distanciamento e à interação do público infantil com a obra, que, na sua complexidade, é vista como uma situação na qual, a todo instante, se produzem estímulos lingüísticos, sonoros, visuais, gestuais e plásticos (cada qual pertencente a um sistema de códigos distinto), que suscitam um prazer de tipo sensorial. A partir dos desenhos realizados pelos sujeitos da pesquisa, a autora concluiu também que há forte envolvimento e mobilização perceptiva por parte das crianças, inclusive de faixas etárias mais baixas. |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36901 10.11606/issn.2316-9125.v0i17p74-77 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36901 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i17p74-77 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36901/39623 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 74-77 Comunicação & Educação; No. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 74-77 Comunicação & Educação; Núm. 17 (2000): Discurso da propaganda, Telenovela: nova linguagem, Comunicação e práticas escolares; 74-77 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088492576768 |