Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871 |
Resumo: | O artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo. |
id |
USP-71_6015505f4ed5375ed5aa6a542ffb6d24 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/183871 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenharNaruto, an artist or an intruder in art class? Interference of audiovisual memories in the creative speech of the child when drawingNarutoCriatividadeComunicação gráficacriançaArte/EducaçãoNarutoCriatividadeComunicação gráficaCriançaArte/EducaçãoNarutoCreativityGraphic CommunicationChildArt/EducationO artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.The article develops as a brief general theme, even if implicitly the discussions about the insertion of audiovisual products within the field of contemporary Art/Education, stressing its importance and change in the way of teaching and learning Art nowadays, And then, in a preponderant way, the poetic construction of the children to draw nourished audiovisually, mainly by the animation Naruto, being much more favorable to be creative. Therefore, one has in mind that to understand the graphic productions of children as objects of Art conformed within the contemporary context, it is also at the same time understoodlas como status documentais/ memórias da Arte/ Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18387110.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-1242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/188676https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/194810Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magnohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos SantosMagno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos SantosMagno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos Santos2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/183871Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar Naruto, an artist or an intruder in art class? Interference of audiovisual memories in the creative speech of the child when drawing |
title |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar |
spellingShingle |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar Magno, Maria Ignes Carlos Naruto Criatividade Comunicação gráfica criança Arte/Educação Naruto Criatividade Comunicação gráfica Criança Arte/Educação Naruto Creativity Graphic Communication Child Art/Education |
title_short |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar |
title_full |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar |
title_fullStr |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar |
title_full_unstemmed |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar |
title_sort |
Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar |
author |
Magno, Maria Ignes Carlos |
author_facet |
Magno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Pereira, Isac dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Magno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos Santos Magno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos Santos Magno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Naruto Criatividade Comunicação gráfica criança Arte/Educação Naruto Criatividade Comunicação gráfica Criança Arte/Educação Naruto Creativity Graphic Communication Child Art/Education |
topic |
Naruto Criatividade Comunicação gráfica criança Arte/Educação Naruto Criatividade Comunicação gráfica Criança Arte/Educação Naruto Creativity Graphic Communication Child Art/Education |
description |
O artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/188676 https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/194810 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/xml |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124 Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124 Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047087000453120 |