Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Magno, Maria Ignes Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Pereira, Isac dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871
Resumo: O artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.
id USP-71_6015505f4ed5375ed5aa6a542ffb6d24
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/183871
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenharNaruto, an artist or an intruder in art class? Interference of audiovisual memories in the creative speech of the child when drawingNarutoCriatividadeComunicação gráficacriançaArte/EducaçãoNarutoCriatividadeComunicação gráficaCriançaArte/EducaçãoNarutoCreativityGraphic CommunicationChildArt/EducationO artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.The article develops as a brief general theme, even if implicitly the discussions about the insertion of audiovisual products within the field of contemporary Art/Education, stressing its importance and change in the way of teaching and learning Art nowadays, And then, in a preponderant way, the poetic construction of the children to draw nourished audiovisually, mainly by the animation Naruto, being much more favorable to be creative. Therefore, one has in mind that to understand the graphic productions of children as objects of Art conformed within the contemporary context, it is also at the same time understoodlas como status documentais/ memórias da Arte/ Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-11-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18387110.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-1242316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/188676https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/194810Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magnohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMagno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos SantosMagno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos SantosMagno, Maria Ignes Carlos Pereira, Isac dos Santos2023-06-26T20:48:49Zoai:revistas.usp.br:article/183871Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-06-26T20:48:49Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
Naruto, an artist or an intruder in art class? Interference of audiovisual memories in the creative speech of the child when drawing
title Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
spellingShingle Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
Magno, Maria Ignes Carlos
Naruto
Criatividade
Comunicação gráfica
criança
Arte/Educação
Naruto
Criatividade
Comunicação gráfica
Criança
Arte/Educação
Naruto
Creativity
Graphic Communication
Child
Art/Education
title_short Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
title_full Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
title_fullStr Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
title_full_unstemmed Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
title_sort Naruto, um artista ou um intruso na aula de arte? Interferências de memórias audiovisuais no discurso criativo da criança ao desenhar
author Magno, Maria Ignes Carlos
author_facet Magno, Maria Ignes Carlos
Pereira, Isac dos Santos
author_role author
author2 Pereira, Isac dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Magno, Maria Ignes Carlos
Pereira, Isac dos Santos
Magno, Maria Ignes Carlos
Pereira, Isac dos Santos
Magno, Maria Ignes Carlos
Pereira, Isac dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Naruto
Criatividade
Comunicação gráfica
criança
Arte/Educação
Naruto
Criatividade
Comunicação gráfica
Criança
Arte/Educação
Naruto
Creativity
Graphic Communication
Child
Art/Education
topic Naruto
Criatividade
Comunicação gráfica
criança
Arte/Educação
Naruto
Criatividade
Comunicação gráfica
Criança
Arte/Educação
Naruto
Creativity
Graphic Communication
Child
Art/Education
description O artigo desenvolve como breve tema geral, mesmo que de forma implícita as discussões acerca da inserção dos produtos audiovisuais dentro do campo da Arte/Educação contemporânea, salientando sua importância e mudança na maneira de se ensinar e aprender Arte na atualidade, e posteriormente, de forma preponderante, a construção poética das crianças ao desenharem nutridas audiovisualmente, principalmente pela animação Naruto, estando elas muito mais propícias a serem criativas. Logo, tem-se em vista que compreender as produções gráficas das crianças como objetos de Arte conformados dentro do contexto contemporâneo, é também ao mesmo tempo entendê-las como status documentais/memórias da Arte/Educação afeitos à época da comunicação audiovisual e inerentes ao processo criativo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871
10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v27i2p105-124
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/188676
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/183871/194810
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Isac dos Santos Pereira, Maria Ignes Carlos Magno
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 27 n. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124
Comunicação & Educação; Vol. 27 Núm. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124
Comunicação & Educação; Vol. 27 No. 2 (2022): Comunicação e educação em perspectiva emancipatória; 105-124
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087000453120