Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Sonia Virgínia
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Deolindo, Jacqueline da Silva
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990
Resumo: Especialista e mestre em Jornalismo com intensa experiência editorial e de gestão de mídia, Penny Abernathy tornou-se referência entre os pesquisadores brasileiros da área ao desenvolver o conceito de “desertos de notícias”. Os relatórios liderados por Abernathy entre 2016-2020 no Centro de Inovação e Sustentabilidade em Mídia Local da Universidade da Carolina do Norte mostraram que muitos dos problemase desafios revelados por sua pesquisa eram semelhantes aos achados de pesquisas brasileiras em diferentes regiões. Nesta entrevista à Comunicação e Educação, a pesquisadora fala sobre a escassez de produção de notícias, a falta de acessibilidade digital e de políticas públicas de apoio ao jornalismo local, especialmente em cidades onde características demográficas e econômicas impedem o acesso de seus moradores a notícias e informações.
id USP-71_619ac378c3bdaa2ba57b4a9692dae12c
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/211990
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny AbernathyPenny AbernathyJornalismoDemocraciaMídia localIndústria de mídiaPenny AbernathyJournalismDemocracyLocal mediaMedia industryEspecialista e mestre em Jornalismo com intensa experiência editorial e de gestão de mídia, Penny Abernathy tornou-se referência entre os pesquisadores brasileiros da área ao desenvolver o conceito de “desertos de notícias”. Os relatórios liderados por Abernathy entre 2016-2020 no Centro de Inovação e Sustentabilidade em Mídia Local da Universidade da Carolina do Norte mostraram que muitos dos problemase desafios revelados por sua pesquisa eram semelhantes aos achados de pesquisas brasileiras em diferentes regiões. Nesta entrevista à Comunicação e Educação, a pesquisadora fala sobre a escassez de produção de notícias, a falta de acessibilidade digital e de políticas públicas de apoio ao jornalismo local, especialmente em cidades onde características demográficas e econômicas impedem o acesso de seus moradores a notícias e informações.Specialist and master in Journalism with an intense editorial and media management background, Penny Abernathy has become a reference among Brazilian researchers of the area after developing the concept of “news deserts.” The reports led by Abernathy between 2016-2020 at the Center for Innovation and Sustainability in Local Media at the University of North Carolina showed that many of the problems and challenges uncovered by her research were similar to the findings of Brazilian research in different regions. In this interview to Comunicação e Educação, the scholar discusses the scarcity of news production, the lack of digital accessibility and of public policies to support local journalism, especially in cities where demographic and economic characteristics impede their residents’ access to news and information.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2023-12-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/xmlhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/21199010.11606/issn.2316-9125.v28i2p182-195Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 182-195Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 182-195Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 182-1952316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990/201899https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990/202465Copyright (c) 2023 Sonia Virgínia Moreira, Jacqueline da Silva Deolindohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Sonia VirgíniaDeolindo, Jacqueline da SilvaDeolindo, Jacqueline da SilvaDeolindo, Jacqueline da Silva2024-01-16T16:33:00Zoai:revistas.usp.br:article/211990Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2024-01-16T16:33Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
title Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
spellingShingle Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
Moreira, Sonia Virgínia
Penny Abernathy
Jornalismo
Democracia
Mídia local
Indústria de mídia
Penny Abernathy
Journalism
Democracy
Local media
Media industry
title_short Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
title_full Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
title_fullStr Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
title_full_unstemmed Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
title_sort Democracia, informação e mídia local para superar os desertos de notícias: entrevista com Penny Abernathy
author Moreira, Sonia Virgínia
author_facet Moreira, Sonia Virgínia
Deolindo, Jacqueline da Silva
author_role author
author2 Deolindo, Jacqueline da Silva
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moreira, Sonia Virgínia
Deolindo, Jacqueline da Silva
Deolindo, Jacqueline da Silva
Deolindo, Jacqueline da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Penny Abernathy
Jornalismo
Democracia
Mídia local
Indústria de mídia
Penny Abernathy
Journalism
Democracy
Local media
Media industry
topic Penny Abernathy
Jornalismo
Democracia
Mídia local
Indústria de mídia
Penny Abernathy
Journalism
Democracy
Local media
Media industry
description Especialista e mestre em Jornalismo com intensa experiência editorial e de gestão de mídia, Penny Abernathy tornou-se referência entre os pesquisadores brasileiros da área ao desenvolver o conceito de “desertos de notícias”. Os relatórios liderados por Abernathy entre 2016-2020 no Centro de Inovação e Sustentabilidade em Mídia Local da Universidade da Carolina do Norte mostraram que muitos dos problemase desafios revelados por sua pesquisa eram semelhantes aos achados de pesquisas brasileiras em diferentes regiões. Nesta entrevista à Comunicação e Educação, a pesquisadora fala sobre a escassez de produção de notícias, a falta de acessibilidade digital e de políticas públicas de apoio ao jornalismo local, especialmente em cidades onde características demográficas e econômicas impedem o acesso de seus moradores a notícias e informações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990
10.11606/issn.2316-9125.v28i2p182-195
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v28i2p182-195
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990/201899
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/211990/202465
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Sonia Virgínia Moreira, Jacqueline da Silva Deolindo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Sonia Virgínia Moreira, Jacqueline da Silva Deolindo
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/xml
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 28 n. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 182-195
Comunicação & Educação; Vol. 28 Núm. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 182-195
Comunicação & Educação; Vol. 28 No. 2 (2023): Midiatização da educação: tecnologia, alfabetização, ficção e jornalismo; 182-195
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047087070707712