Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
DOI: | 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54 |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862 |
Resumo: | Esta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural. |
id |
USP-71_6bb539b7ee0e914fc51ecae50aa2493e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36862 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
spelling |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatraltheatre languagetheatre gamescultureproverbArab WorldMoroccolinguagem teatraljogos teatraisculturaprovérbiomundo árabeMarrocosEsta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural. This is a reflection on the work carried out by the author as the coordinator of a research-action using game and theatre practice workshops, with Moroccan university students, in the city of Tetuán. The work aims at demonstrating the convenience of experimentation and the evaluation of theatre practices that articulate games and narrative texts, and how they result positively in educating both students and teachers. The research-action considered the Arab World's cultural environment and searched for the articulation of theatre practices and games with the cultural tradition of the proverbs, leading groups of students to appropriate themselves of the text and to establish significant relations with it and from it. The result showed the convenience of theatre language to educate students, but also it demonstrated how theatre language is important for cultural respect and exchange. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3686210.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862/39584Pupo, Maria Lúcia de Souza Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:39Zoai:revistas.usp.br:article/36862Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.548373Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
title |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
spellingShingle |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros theatre language theatre games culture proverb Arab World Morocco linguagem teatral jogos teatrais cultura provérbio mundo árabe Marrocos Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros theatre language theatre games culture proverb Arab World Morocco linguagem teatral jogos teatrais cultura provérbio mundo árabe Marrocos |
title_short |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
title_full |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
title_fullStr |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
title_full_unstemmed |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
title_sort |
Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral |
author |
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros |
author_facet |
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros |
dc.subject.por.fl_str_mv |
theatre language theatre games culture proverb Arab World Morocco linguagem teatral jogos teatrais cultura provérbio mundo árabe Marrocos |
topic |
theatre language theatre games culture proverb Arab World Morocco linguagem teatral jogos teatrais cultura provérbio mundo árabe Marrocos |
description |
Esta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862/39584 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54 Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54 Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1822178818262040576 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54 |