Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862
Resumo: Esta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural. 
id USP-71_6bb539b7ee0e914fc51ecae50aa2493e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36862
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatraltheatre languagetheatre gamescultureproverbArab WorldMoroccolinguagem teatraljogos teatraisculturaprovérbiomundo árabeMarrocosEsta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural. This is a reflection on the work carried out by the author as the coordinator of a research-action using game and theatre practice workshops, with Moroccan university students, in the city of Tetuán. The work aims at demonstrating the convenience of experimentation and the evaluation of theatre practices that articulate games and narrative texts, and how they result positively in educating both students and teachers. The research-action considered the Arab World's cultural environment and searched for the articulation of theatre practices and games with the cultural tradition of the proverbs, leading groups of students to appropriate themselves of the text and to establish significant relations with it and from it. The result showed the convenience of theatre language to educate students, but also it demonstrated how theatre language is important for cultural respect and exchange. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1999-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3686210.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-542316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862/39584Pupo, Maria Lúcia de Souza Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:39Zoai:revistas.usp.br:article/36862Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:34.548373Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
title Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
spellingShingle Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
theatre language
theatre games
culture
proverb
Arab World
Morocco
linguagem teatral
jogos teatrais
cultura
provérbio
mundo árabe
Marrocos
title_short Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
title_full Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
title_fullStr Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
title_full_unstemmed Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
title_sort Entre o Mediterrâneo e o Atlântico, uma aventura teatral
author Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
author_facet Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pupo, Maria Lúcia de Souza Barros
dc.subject.por.fl_str_mv theatre language
theatre games
culture
proverb
Arab World
Morocco
linguagem teatral
jogos teatrais
cultura
provérbio
mundo árabe
Marrocos
topic theatre language
theatre games
culture
proverb
Arab World
Morocco
linguagem teatral
jogos teatrais
cultura
provérbio
mundo árabe
Marrocos
description Esta é uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pela autora como coordenadora de uma pesquisa-ação com oficinas de jogos e práticas teatrais, com estudantes universitários marroquinos, na cidade de Tetuán. O trabalho tem por objetivo demonstrar a conveniência da experimentação e avaliação de práticas teatrais que articulam jogos e textos narrativos, e como eles resultam positivamente na formação de alunos e professores. A pesquisa-ação considerou o ambiente cultural do mundo árabe e procurou a articulação das práticas e jogos teatrais com a tradição cultural dos provérbios, levando os grupos de alunos a apropriarem-se do texto e estabelecerem relações significativas com ele e a partir dele. O resultado mostrou a conveniência da linguagem teatral na formação dos estudantes, mas também demonstrou como a linguagem teatral é importante para o respeito e o intercâmbio cultural. 
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862
10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i15p45-54
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36862/39584
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54
Comunicação & Educação; No. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54
Comunicação & Educação; Núm. 15 (1999): Educação e cidadania, Tecnologia, imagem e escola, Sujeito, comunicação e cultura; 45-54
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088430710784