Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Trivinho, Eugênio Rondini
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Gavaldão, Lilian Venturini
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175863
Resumo: Our article approaches nonformal education possibilities in cyberculture, understood as the present phase of multi-media civilization. The investigation aims at determining to what extent noninstitutionalized contexts of education, mediated by digital technologies and interactive networks, really contribute to developing a countercultural individual. The reflection understands this process as a daily experience influenced as little as possible by technical, economic-utilitarian, and bureaucratic-functionalist values. Our study is supported both by the theory of socialization and by the sociology of education. Based on the Transparency Hacker and Hacker Bus groups’ digital actions, our argumentation explores the characteristics, development, and pitfalls of the experience of political and critical education obtained outside conventional school environments.
id USP-71_6d60a9f922ba3e084e92a6e5c54228e2
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/175863
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicionalPolitical action an non-formal educatioin:The development of the critical individual outside institutional spaces of traditional education in cybercultureCybercultureCommunicationSocializationNon-formal educationDigital technologiesCiberculturaComunicaçãoSocializaçãoEducação não-formalTecnologias digitaisOur article approaches nonformal education possibilities in cyberculture, understood as the present phase of multi-media civilization. The investigation aims at determining to what extent noninstitutionalized contexts of education, mediated by digital technologies and interactive networks, really contribute to developing a countercultural individual. The reflection understands this process as a daily experience influenced as little as possible by technical, economic-utilitarian, and bureaucratic-functionalist values. Our study is supported both by the theory of socialization and by the sociology of education. Based on the Transparency Hacker and Hacker Bus groups’ digital actions, our argumentation explores the characteristics, development, and pitfalls of the experience of political and critical education obtained outside conventional school environments.O artigo aborda as possibilidades da educação não-formal na cibercultura, tida como fase atual da civilização multimediática. Entrelaçando teoria da socialização e sociologia da educação, a reflexão objetiva apurar até que ponto contextos não- -institucionalizados de formação, mediados por tecnologias digitais e redes interativas, contribuem, de fato, para a construção de um sujeito tensional – processo concebido como experiência cotidiana influenciada o menos possível por valores tecnicistas, econômico-utilitários e burocrático- -funcionalistas, tão característicos dos últimos séculos. Apoiado no conjunto de ações digitais dos coletivos Transparência Hacker e Ônibus Hacker, o estudo explora as características, o desenvolvimento e as armadilhas dessa experiência de formação política e crítica, consolidada fora dos espaços escolares convencionais.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2020-12-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/17586310.11606/issn.2316-9125.v25i2p7-19Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 7-19Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 7-19Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 7-192316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175863/168802Copyright (c) 2020 Eugênio Rondini Trivinho, Lilian Venturini Gavaldãohttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessTrivinho, Eugênio RondiniGavaldão, Lilian Venturini2022-07-07T20:34:30Zoai:revistas.usp.br:article/175863Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:32.274707Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
Political action an non-formal educatioin:The development of the critical individual outside institutional spaces of traditional education in cyberculture
title Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
spellingShingle Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
Trivinho, Eugênio Rondini
Cyberculture
Communication
Socialization
Non-formal education
Digital technologies
Cibercultura
Comunicação
Socialização
Educação não-formal
Tecnologias digitais
title_short Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
title_full Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
title_fullStr Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
title_full_unstemmed Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
title_sort Atuação política e educação não-formal na cibercultura: a construção do sujeito tensional fora dos espaços institucionais da educação tradicional
author Trivinho, Eugênio Rondini
author_facet Trivinho, Eugênio Rondini
Gavaldão, Lilian Venturini
author_role author
author2 Gavaldão, Lilian Venturini
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Trivinho, Eugênio Rondini
Gavaldão, Lilian Venturini
dc.subject.por.fl_str_mv Cyberculture
Communication
Socialization
Non-formal education
Digital technologies
Cibercultura
Comunicação
Socialização
Educação não-formal
Tecnologias digitais
topic Cyberculture
Communication
Socialization
Non-formal education
Digital technologies
Cibercultura
Comunicação
Socialização
Educação não-formal
Tecnologias digitais
description Our article approaches nonformal education possibilities in cyberculture, understood as the present phase of multi-media civilization. The investigation aims at determining to what extent noninstitutionalized contexts of education, mediated by digital technologies and interactive networks, really contribute to developing a countercultural individual. The reflection understands this process as a daily experience influenced as little as possible by technical, economic-utilitarian, and bureaucratic-functionalist values. Our study is supported both by the theory of socialization and by the sociology of education. Based on the Transparency Hacker and Hacker Bus groups’ digital actions, our argumentation explores the characteristics, development, and pitfalls of the experience of political and critical education obtained outside conventional school environments.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175863
10.11606/issn.2316-9125.v25i2p7-19
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175863
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v25i2p7-19
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/175863/168802
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Eugênio Rondini Trivinho, Lilian Venturini Gavaldão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Eugênio Rondini Trivinho, Lilian Venturini Gavaldão
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 25 n. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 7-19
Comunicação & Educação; Vol. 25 No. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 7-19
Comunicação & Educação; Vol. 25 Núm. 2 (2020): Atuação política, desafios epistemológicos e questões pedagógicas da educomunicação; 7-19
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092712046592