A perception of the look: the three paradigms of the image according to Peirce’s semiotic
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43266 |
Resumo: | As concepções de Charles Peirce sobre Semiótica e seus estudos acerca da Percepção nos permitem fazer uma leitura das imagens nas mais diversas formas de criação e cruzar esse tipo de linguagem com outros modos de expressão em uma relação ilimitada de possibilidades. Signos que vão se recriando à luz do interpretante, formando uma “colméia” que abraça inúmeras interpretações do olhar. No esteio dessas teorias é feita a análise do cruzamento das imagens de Scatamacchia com o poema A princesa Raga-Si, de José Arrabal, segundo a Semiótica peirceana. |
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A perception of the look: the three paradigms of the image according to Peirce’s semioticUma percepção do olhar: os três paradigmas da imagem à luz da semiótica peirceanaPeirceSemióticaPercepçãoparadigmas da imagemA princesa Raga-Si.PeirceSemioticPerceptionparadigms of the imagesThe princess Raga-Si.As concepções de Charles Peirce sobre Semiótica e seus estudos acerca da Percepção nos permitem fazer uma leitura das imagens nas mais diversas formas de criação e cruzar esse tipo de linguagem com outros modos de expressão em uma relação ilimitada de possibilidades. Signos que vão se recriando à luz do interpretante, formando uma “colméia” que abraça inúmeras interpretações do olhar. No esteio dessas teorias é feita a análise do cruzamento das imagens de Scatamacchia com o poema A princesa Raga-Si, de José Arrabal, segundo a Semiótica peirceana.Charles Peirce’s conceptions about Semiotic and his studies on thesubject about Perception to allow us reading at the images with a lot of creation shapes and we can cross this kind of the language with another expression way like ilimited possibility. Signs that produce itself to become known to the interpreter and it create a beehive that it gathers several interpretations way of seeing. And this support of the teories we are going to do the intersection analysis of the images in the poem called The princess Raga-Si,by José Arrabal.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4326610.11606/issn.2316-9125.v13i3p19-27Comunicação & Educação; v. 13 n. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 19-27Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 19-27Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 3 (2008): Bicentenário da imprensa desafia sociedade a promover inclusão cognitiva; 19-272316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/43266/46890Silva, Rosaneinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:41:52Zoai:revistas.usp.br:article/43266Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:00.187552Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
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