The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Oliveira, Gislene da Silva, Bastos, Sandra Nazaré Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/185676
Resumo: Este artigo traça uma discussão sobre a produção do conhecimento e a constituição dos sujeitos, a partir da visão interacionista e das concepções teóricas de Vygotsky, Bakhtin e Freire. Na perspectiva dos autores, a produção do conhecimento ocorre nas relações entre sujeitos em processos dialógicos. Por meio da justaposição e da convergência de ideias, este artigo estabelece um diálogo entre suas reflexões, enfatizando os processos de constituição de sujeitos (sujeito, linguagem, interações) e a produção do conhecimento como processo dialógico (sujeitos cognoscentes). Dentre os resultados, destaca-se o “diálogo-ponte”, que entrelaça a visão dos autores nas categorias de inacabamento do sujeito, dialogismo e diálogos com o diferente, vistas como formas de transformações do sujeito, da sociedade e do conhecimento produzido.
id USP-71_79c329f65571330380c08036bd8d974e
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/185676
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e FreireA produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e FreireVygotskyBakhtinFreireSujeitos-dialógicosDiálogo-ponteVygotsky FreireBakhtinSujeitos-dialógicosDiálogo-ponteVygotskyBakhtinFreireSujeitos-dialógicosDiálogo-ponteEste artigo traça uma discussão sobre a produção do conhecimento e a constituição dos sujeitos, a partir da visão interacionista e das concepções teóricas de Vygotsky, Bakhtin e Freire. Na perspectiva dos autores, a produção do conhecimento ocorre nas relações entre sujeitos em processos dialógicos. Por meio da justaposição e da convergência de ideias, este artigo estabelece um diálogo entre suas reflexões, enfatizando os processos de constituição de sujeitos (sujeito, linguagem, interações) e a produção do conhecimento como processo dialógico (sujeitos cognoscentes). Dentre os resultados, destaca-se o “diálogo-ponte”, que entrelaça a visão dos autores nas categorias de inacabamento do sujeito, dialogismo e diálogos com o diferente, vistas como formas de transformações do sujeito, da sociedade e do conhecimento produzido.This article traces a discussion on the production of knowledge and the constitution of subjects, based on the interactionist view and the theoretical conceptions of Vygotsky, Bakhtin, and Freire. From these authors’ perspectives, production of knowledge occurs in the relations between the subjects in dialogical processes. This article stablishes a dialogue between their reflections, by juxtaposing and converging ideas, emphasizing the processes of constitution of the subjects (subject, language, interactions) and the production of knowledge as a dialogical process (cognitive subjects). Among the results, the “bridge-dialogue” stands out, which intertwines the view of these authors concerning the categories of unfinished subject, dialogism, and dialogues with the other as forms of transformation of the subject, the society, and the knowledge produced.Este artigo traça uma discussão sobre a produção do conhecimento e a constituição dos sujeitos, a partir da visão interacionista e das concepções teóricas de Vygotsky, Bakhtin e Freire. Na perspectiva dos autores, a produção do conhecimento ocorre nas relações entre sujeitos em processos dialógicos. Por meio da justaposição e da convergência de ideias, este artigo estabelece um diálogo entre suas reflexões, enfatizando os processos de constituição de sujeitos (sujeito, linguagem, interações) e a produção do conhecimento como processo dialógico (sujeitos cognoscentes). Dentre os resultados, destaca-se o “diálogo-ponte”, que entrelaça a visão dos autores nas categorias de inacabamento do sujeito, dialogismo e diálogos com o diferente, vistas como formas de transformações do sujeito, da sociedade e do conhecimento produzido.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2022-07-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionDossiê 100 Anos de Paulo Freireapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/18567610.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 43-57Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 43-57Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 43-572316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/185676/178684Copyright (c) 2021 Joana d'Arc Vasconcelos Neves, Gislene da Silva Oliveira, Sandra Nazaré Dias Bastoshttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNeves, Joana d'Arc VasconcelosOliveira, Gislene da SilvaBastos, Sandra Nazaré Dias2022-07-19T19:17:26Zoai:revistas.usp.br:article/185676Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:33.634304Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire
A produção do conhecimento e a constituição de sujeitos: diálogos com os diferentes Vygotsky, Bakhtin e Freire
title The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
spellingShingle The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Vygotsky
Bakhtin
Freire
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
Vygotsky
Freire
Bakhtin
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
Vygotsky
Bakhtin
Freire
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
title_short The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
title_full The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
title_fullStr The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
title_full_unstemmed The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
title_sort The production of knowledge and the constitution of subjects: dialogues with the different Vygotsky, Bakhtin and Freire
author Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
author_facet Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Oliveira, Gislene da Silva
Bastos, Sandra Nazaré Dias
author_role author
author2 Oliveira, Gislene da Silva
Bastos, Sandra Nazaré Dias
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Neves, Joana d'Arc Vasconcelos
Oliveira, Gislene da Silva
Bastos, Sandra Nazaré Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Vygotsky
Bakhtin
Freire
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
Vygotsky
Freire
Bakhtin
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
Vygotsky
Bakhtin
Freire
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
topic Vygotsky
Bakhtin
Freire
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
Vygotsky
Freire
Bakhtin
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
Vygotsky
Bakhtin
Freire
Sujeitos-dialógicos
Diálogo-ponte
description Este artigo traça uma discussão sobre a produção do conhecimento e a constituição dos sujeitos, a partir da visão interacionista e das concepções teóricas de Vygotsky, Bakhtin e Freire. Na perspectiva dos autores, a produção do conhecimento ocorre nas relações entre sujeitos em processos dialógicos. Por meio da justaposição e da convergência de ideias, este artigo estabelece um diálogo entre suas reflexões, enfatizando os processos de constituição de sujeitos (sujeito, linguagem, interações) e a produção do conhecimento como processo dialógico (sujeitos cognoscentes). Dentre os resultados, destaca-se o “diálogo-ponte”, que entrelaça a visão dos autores nas categorias de inacabamento do sujeito, dialogismo e diálogos com o diferente, vistas como formas de transformações do sujeito, da sociedade e do conhecimento produzido.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Dossiê 100 Anos de Paulo Freire
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/185676
10.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/185676
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v26i2p43-57
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/185676/178684
dc.rights.driver.fl_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv https://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 26 n. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 43-57
Comunicação & Educação; Vol. 26 No. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 43-57
Comunicação & Educação; Vol. 26 Núm. 2 (2021): Dossiê 100 anos de Paulo Freire; 43-57
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047092755038208