Jornal escolar: inter-relação criativa
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956 |
Resumo: | O autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais. |
id |
USP-71_7b9824be5a26242956a5ab79188d2718 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36956 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Jornal escolar: inter-relação criativaschool newspaperjournalism and teachingcultural mediatorculture productionjornal escolarjornalismo e ensinomediador culturalprodução de culturaO autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais.Palavras-chave: The author deals with the importance of pedagogical work using printed press. Emphasis is given to the dynamics and to the interaction the newspaper allows there to be between the student and current affairs. It also stresses that this work cannot be carried out in naïvely, giving the same consideration to the newspaper as is given to textbooks. Teachers must be aware of the processes involved in fact editing and that, as is the case with school books, each newspaper transmits its own point of view on reality. The author also claims this is the most important work the teacher can do: act as a cultural mediator between his/her students’ desires and the complexity of social facts. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3695610.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-382316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956/39678Ijuim, Jorge Kanehideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:05Zoai:revistas.usp.br:article/36956Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:40.594464Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
title |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
spellingShingle |
Jornal escolar: inter-relação criativa Ijuim, Jorge Kanehide school newspaper journalism and teaching cultural mediator culture production jornal escolar jornalismo e ensino mediador cultural produção de cultura |
title_short |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
title_full |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
title_fullStr |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
title_full_unstemmed |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
title_sort |
Jornal escolar: inter-relação criativa |
author |
Ijuim, Jorge Kanehide |
author_facet |
Ijuim, Jorge Kanehide |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ijuim, Jorge Kanehide |
dc.subject.por.fl_str_mv |
school newspaper journalism and teaching cultural mediator culture production jornal escolar jornalismo e ensino mediador cultural produção de cultura |
topic |
school newspaper journalism and teaching cultural mediator culture production jornal escolar jornalismo e ensino mediador cultural produção de cultura |
description |
O autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais. |
publishDate |
2001 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2001-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956 10.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956/39678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38 Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38 Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088925638656 |