Jornal escolar: inter-relação criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ijuim, Jorge Kanehide
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956
Resumo: O autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais.
id USP-71_7b9824be5a26242956a5ab79188d2718
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/36956
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Jornal escolar: inter-relação criativaschool newspaperjournalism and teachingcultural mediatorculture productionjornal escolarjornalismo e ensinomediador culturalprodução de culturaO autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais.Palavras-chave: The author deals with the importance of pedagogical work using printed press. Emphasis is given to the dynamics and to the interaction the newspaper allows there to be between the student and current affairs. It also stresses that this work cannot be carried out in naïvely, giving the same consideration to the newspaper as is given to textbooks. Teachers must be aware of the processes involved in fact editing and that, as is the case with school books, each newspaper transmits its own point of view on reality. The author also claims this is the most important work the teacher can do: act as a cultural mediator between his/her students’ desires and the complexity of social facts. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2001-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3695610.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-382316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956/39678Ijuim, Jorge Kanehideinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-10-02T14:28:05Zoai:revistas.usp.br:article/36956Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:40.594464Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jornal escolar: inter-relação criativa
title Jornal escolar: inter-relação criativa
spellingShingle Jornal escolar: inter-relação criativa
Ijuim, Jorge Kanehide
school newspaper
journalism and teaching
cultural mediator
culture production
jornal escolar
jornalismo e ensino
mediador cultural
produção de cultura
title_short Jornal escolar: inter-relação criativa
title_full Jornal escolar: inter-relação criativa
title_fullStr Jornal escolar: inter-relação criativa
title_full_unstemmed Jornal escolar: inter-relação criativa
title_sort Jornal escolar: inter-relação criativa
author Ijuim, Jorge Kanehide
author_facet Ijuim, Jorge Kanehide
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ijuim, Jorge Kanehide
dc.subject.por.fl_str_mv school newspaper
journalism and teaching
cultural mediator
culture production
jornal escolar
jornalismo e ensino
mediador cultural
produção de cultura
topic school newspaper
journalism and teaching
cultural mediator
culture production
jornal escolar
jornalismo e ensino
mediador cultural
produção de cultura
description O autor trata da importância do trabalho pedagógico a partir da imprensa escrita. Salienta a dinamicidade e a interação que o jornal propicia entre o aluno e os grandes temas da atualidade. Destaca também que este trabalho não pode ser desenvolvido de forma ingênua, tomando o jornal da mesma forma que se toma o livro didático. É preciso que o professor tenha consciência dos processos de edição dos fatos e que, assim como o livro didático, cada jornal transmite um ponto de vista sobre a realidade. O autor ressalta, ainda, ser exatamente este o trabalho mais importante que o professor tem a fazer, ou seja, portar-se como mediador cultural entre os anseios de seus alunos e a complexidade dos fatos sociais.
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956
10.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v0i20p33-38
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36956/39678
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; n. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38
Comunicação & Educação; No. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38
Comunicação & Educação; Núm. 20 (2001): As mediações e a perspectiva do receptor, Comunicação na União Européia, Trabalho e educação a distância; 33-38
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047088925638656