O teatro, a escola e o jovem espectador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36826 |
Resumo: | O artigo trata do teatro como linguagem ficcional e estética que amplia a capacidade cognitiva e emocional dos espectadores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Mostra como a escola pode desempenhar importante papel ao tornar o teatro acessível às crianças de diferentes níveis socioeconômicos, desenvolvendo um trabalho de alfabetização artística e possibilitando aproximação com a experiência teatral. A autora propõe uma pedagogia para o jovem espectador e dá exemplos de ateliês que podem ser desenvolvidos no espaço escolar. |
id |
USP-71_807cb2eef14cc54760c6a405a28e3ce5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/36826 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O teatro, a escola e o jovem espectadortheatreschooltheatric experienceaesthetic experiencespectatoteatroescolaexperiência teatralexperiência estéticaespectadorrecepçãoO artigo trata do teatro como linguagem ficcional e estética que amplia a capacidade cognitiva e emocional dos espectadores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Mostra como a escola pode desempenhar importante papel ao tornar o teatro acessível às crianças de diferentes níveis socioeconômicos, desenvolvendo um trabalho de alfabetização artística e possibilitando aproximação com a experiência teatral. A autora propõe uma pedagogia para o jovem espectador e dá exemplos de ateliês que podem ser desenvolvidos no espaço escolar. The article treats theater as a fictional and aesthetic language that enhances the spectator's cognitive and emotional capability, whether they be children, young people or adults. It exemplifies how the school can have an important role by bringing the theatre within the reach of children of different social and economic levels, developing an artistic literacy role and offering an approximation to the theatric experience. The author proposes a teaching method for the young spectator and gives examples of ateliers that may be set up in the school. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes1998-12-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/3682610.11606/issn.2316-9125.v0i13p67-72Comunicação & Educação; n. 13 (1998): Multiculturalismo, Comunicação no Mercosul, Telenovela: arte do cotidiano; 67-72Comunicação & Educação; No. 13 (1998): Multiculturalismo, Comunicação no Mercosul, Telenovela: arte do cotidiano; 67-72Comunicação & Educação; Núm. 13 (1998): Multiculturalismo, Comunicação no Mercosul, Telenovela: arte do cotidiano; 67-722316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36826/39548Gagliardi, Mafrainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:46:07Zoai:revistas.usp.br:article/36826Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:32.190727Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
title |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
spellingShingle |
O teatro, a escola e o jovem espectador Gagliardi, Mafra theatre school theatric experience aesthetic experience spectato teatro escola experiência teatral experiência estética espectador recepção |
title_short |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
title_full |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
title_fullStr |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
title_full_unstemmed |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
title_sort |
O teatro, a escola e o jovem espectador |
author |
Gagliardi, Mafra |
author_facet |
Gagliardi, Mafra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gagliardi, Mafra |
dc.subject.por.fl_str_mv |
theatre school theatric experience aesthetic experience spectato teatro escola experiência teatral experiência estética espectador recepção |
topic |
theatre school theatric experience aesthetic experience spectato teatro escola experiência teatral experiência estética espectador recepção |
description |
O artigo trata do teatro como linguagem ficcional e estética que amplia a capacidade cognitiva e emocional dos espectadores, sejam eles crianças, jovens ou adultos. Mostra como a escola pode desempenhar importante papel ao tornar o teatro acessível às crianças de diferentes níveis socioeconômicos, desenvolvendo um trabalho de alfabetização artística e possibilitando aproximação com a experiência teatral. A autora propõe uma pedagogia para o jovem espectador e dá exemplos de ateliês que podem ser desenvolvidos no espaço escolar. |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998-12-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36826 10.11606/issn.2316-9125.v0i13p67-72 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36826 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v0i13p67-72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36826/39548 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; n. 13 (1998): Multiculturalismo, Comunicação no Mercosul, Telenovela: arte do cotidiano; 67-72 Comunicação & Educação; No. 13 (1998): Multiculturalismo, Comunicação no Mercosul, Telenovela: arte do cotidiano; 67-72 Comunicação & Educação; Núm. 13 (1998): Multiculturalismo, Comunicação no Mercosul, Telenovela: arte do cotidiano; 67-72 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047088379330560 |