Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398 |
Resumo: | Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. |
id |
USP-71_848a731b297b2c794fddf7f17e6961ea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/42398 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizationsCriando laços: a gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadasEducommunicationCommunication managementEducationMemory.EducomunicaçãoGestão da ComunicaçãoEducaçãoMemória.Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. The communication processes are in all the organizations. In the Institutions of Education, in particular, them they would have fluent and to be integrated, and the planning of the communication would have to be to complement to the proposal pedagogical, therefore an adequate planning of the processes of communication in educational environments reflects in one better organization of the activities, with consequent improvement of the exploitation of the students. However, in general, the private Institutions of Education tend to have hierarchical processes of communication, that they make the process doesn’t flow between departments, employees, teachers, students and their parents. The interaction between Communication and Education can create work proposals that propitiate a healthful processe of communication.One of these proposals is the organization of a school memorial as starting point for the formation of a healthful of communication in the school. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4239810.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-912316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398/46069Arashiro, Leda Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:42:38Zoai:revistas.usp.br:article/42398Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:59.285642Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations Criando laços: a gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadas |
title |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations |
spellingShingle |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations Arashiro, Leda Márcia Educommunication Communication management Education Memory. Educomunicação Gestão da Comunicação Educação Memória. |
title_short |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations |
title_full |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations |
title_fullStr |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations |
title_full_unstemmed |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations |
title_sort |
Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations |
author |
Arashiro, Leda Márcia |
author_facet |
Arashiro, Leda Márcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Arashiro, Leda Márcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educommunication Communication management Education Memory. Educomunicação Gestão da Comunicação Educação Memória. |
topic |
Educommunication Communication management Education Memory. Educomunicação Gestão da Comunicação Educação Memória. |
description |
Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-08-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398 10.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398/46069 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91 Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91 Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047090383159296 |