Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Arashiro, Leda Márcia
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398
Resumo: Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. 
id USP-71_848a731b297b2c794fddf7f17e6961ea
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/42398
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizationsCriando laços: a gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadasEducommunicationCommunication managementEducationMemory.EducomunicaçãoGestão da ComunicaçãoEducaçãoMemória.Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. The communication processes are in all the organizations. In the Institutions of Education, in particular, them they would have fluent and to be integrated, and the planning of the communication would have to be to complement to the proposal pedagogical, therefore an adequate planning of the processes of communication in educational environments reflects in one better organization of the activities, with consequent improvement of the exploitation of the students. However, in general, the private Institutions of Education tend to have hierarchical processes of communication, that they make the process doesn’t flow between departments, employees, teachers, students and their parents. The interaction between Communication and Education can create work proposals that propitiate a healthful processe of communication.One of these proposals is the organization of a school memorial as starting point for the formation of a healthful of communication in the school. Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2008-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4239810.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-912316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398/46069Arashiro, Leda Márciainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:42:38Zoai:revistas.usp.br:article/42398Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:35:59.285642Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
Criando laços: a gestão da comunicação e da educação em instituições de ensino privadas
title Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
spellingShingle Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
Arashiro, Leda Márcia
Educommunication
Communication management
Education
Memory.
Educomunicação
Gestão da Comunicação
Educação
Memória.
title_short Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
title_full Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
title_fullStr Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
title_full_unstemmed Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
title_sort Creating ties: a management of communication and of education in private teaching organizations
author Arashiro, Leda Márcia
author_facet Arashiro, Leda Márcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Arashiro, Leda Márcia
dc.subject.por.fl_str_mv Educommunication
Communication management
Education
Memory.
Educomunicação
Gestão da Comunicação
Educação
Memória.
topic Educommunication
Communication management
Education
Memory.
Educomunicação
Gestão da Comunicação
Educação
Memória.
description Os processos de comunicação estão presentes em todas as organizações.Nas instituições de ensino, em particular, eles deveriam ser fluentes, dialógicos e integrados, e seu planejamento deveria ser complementar à proposta pedagógica, pois processos adequados de comunicação em ambientes educacionais refletem uma melhor organização das atividades, com conseqüente progresso no aproveitamento dos alunos. Porém, constatamos que, em geral, as instituições de ensino, especialmente as privadas, tendem a ter processos de comunicação hierarquizados, que dificultam que o processo flua entre departamentos, funcionários, docentes, alunos e seus familiares. A interação entre a Comunicação Social e a Educação pode criar propostas de trabalho que propiciem a implementação de processos de comunicação saudáveis e que visualizem a comunicação de forma abrangente. Uma destas propostas é a organização de um memorial escolar como ponto de partida para a formação de um verdadeiro ecossistema comunicativo na escola. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-08-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398
10.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v13i2p77-91
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/42398/46069
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 13 n. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91
Comunicação & Educação; Vol. 13 No. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91
Comunicação & Educação; Vol. 13 Núm. 2 (2008): Imprensa e ideologia: a cobertura do governo brasileiro pelos jornais britânicos; 77-91
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047090383159296