Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação & Educação (Online) |
Texto Completo: | https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121581 |
Resumo: | O viver contemporâneo — imbricado em redes de hiperconexão e exacerbada midiatização das relações sociais e das intimidades — introduz e estabelece novos modos de convivência entre audiência e produtos culturais. Aí, a telenovela, principal produto ficcional de consumo massivo no Brasil, molda-se a novos modos do ver: desatentos e multifocais. Aviltam-se a imagem e o silêncio, ao mesmo tempo que se impõem tensos desafios às narrativas, em sua experimentação das possibilidades sociais da visão e da transformação social da realidade vivida. O presente artigo discute a recente experiência da exibição, no Brasil, da telenovela Velho Chico, pela Rede Globo de Televisão, bem como alguns de seus desdobramentos junto à audiência, enquanto proposta estética e narrativa profundamente inovadora frente a produtos culturais congêneres. |
id |
USP-71_93de347f5af8228f81ed59aa31a3a8b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.usp.br:article/121581 |
network_acronym_str |
USP-71 |
network_name_str |
Comunicação & Educação (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafioscomunicaçãoeducaçãoteleficçãorecepçãoimagemComunicaçãoEducaçãoO viver contemporâneo — imbricado em redes de hiperconexão e exacerbada midiatização das relações sociais e das intimidades — introduz e estabelece novos modos de convivência entre audiência e produtos culturais. Aí, a telenovela, principal produto ficcional de consumo massivo no Brasil, molda-se a novos modos do ver: desatentos e multifocais. Aviltam-se a imagem e o silêncio, ao mesmo tempo que se impõem tensos desafios às narrativas, em sua experimentação das possibilidades sociais da visão e da transformação social da realidade vivida. O presente artigo discute a recente experiência da exibição, no Brasil, da telenovela Velho Chico, pela Rede Globo de Televisão, bem como alguns de seus desdobramentos junto à audiência, enquanto proposta estética e narrativa profundamente inovadora frente a produtos culturais congêneres.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2017-06-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/12158110.11606/issn.2316-9125.v22i1p75-83Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 75-83Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 75-83Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 75-832316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121581/129448Copyright (c) 2017 Comunicação & Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJunqueira, Antonio HelioBaccega, Maria Aparecida2017-08-03T18:15:08Zoai:revistas.usp.br:article/121581Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:23.252453Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
title |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
spellingShingle |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios Junqueira, Antonio Helio comunicação educação teleficção recepção imagem Comunicação Educação |
title_short |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
title_full |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
title_fullStr |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
title_full_unstemmed |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
title_sort |
Velho Chico: narrar para audiências desatentas – dilemas e desafios |
author |
Junqueira, Antonio Helio |
author_facet |
Junqueira, Antonio Helio Baccega, Maria Aparecida |
author_role |
author |
author2 |
Baccega, Maria Aparecida |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Junqueira, Antonio Helio Baccega, Maria Aparecida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação educação teleficção recepção imagem Comunicação Educação |
topic |
comunicação educação teleficção recepção imagem Comunicação Educação |
description |
O viver contemporâneo — imbricado em redes de hiperconexão e exacerbada midiatização das relações sociais e das intimidades — introduz e estabelece novos modos de convivência entre audiência e produtos culturais. Aí, a telenovela, principal produto ficcional de consumo massivo no Brasil, molda-se a novos modos do ver: desatentos e multifocais. Aviltam-se a imagem e o silêncio, ao mesmo tempo que se impõem tensos desafios às narrativas, em sua experimentação das possibilidades sociais da visão e da transformação social da realidade vivida. O presente artigo discute a recente experiência da exibição, no Brasil, da telenovela Velho Chico, pela Rede Globo de Televisão, bem como alguns de seus desdobramentos junto à audiência, enquanto proposta estética e narrativa profundamente inovadora frente a produtos culturais congêneres. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121581 10.11606/issn.2316-9125.v22i1p75-83 |
url |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121581 |
identifier_str_mv |
10.11606/issn.2316-9125.v22i1p75-83 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/121581/129448 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Comunicação & Educação |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação & Educação; v. 22 n. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 75-83 Comunicação & Educação; Vol. 22 No. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 75-83 Comunicação & Educação; Vol. 22 Núm. 1 (2017): Mobilização, interfaces e diálogos educomunicativos; 75-83 2316-9125 0104-6829 reponame:Comunicação & Educação (Online) instname:Universidade de São Paulo (USP) instacron:USP |
instname_str |
Universidade de São Paulo (USP) |
instacron_str |
USP |
institution |
USP |
reponame_str |
Comunicação & Educação (Online) |
collection |
Comunicação & Educação (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP) |
repository.mail.fl_str_mv |
comueduc@usp.br |
_version_ |
1797047092136378368 |