O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Catarina
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação & Educação (Online)
Texto Completo: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44871
Resumo: First you will find it strange, but then you interiorize it. This is how we could define, using Fernando Pessoa, the first contact of a child or adolescent with the non-blockbuster cinema. Train the spectator to watch films that require careful consideration and a thorough interpretation – that is the role of teachers that, somehow, influence the lives and tastes of those with whom they contact. The need for training these professionals is associated with the difficulty of over passing established bureaucracies and prejudices that continue to constrain the introduction of cinema in the programs of basic and secondary education. In Algarve, the southernmost region of Portugal, the Youth Film School project (Juventude Cinema Escola), coordinated by Graça Lobo, has acquired a reputation and seriously counter-currents.
id USP-71_9d8a6f1fd9df6d7eeda0e20395b35b51
oai_identifier_str oai:revistas.usp.br:article/44871
network_acronym_str USP-71
network_name_str Comunicação & Educação (Online)
repository_id_str
spelling O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no AlgarveCinema at the service of education: the experience of elementary and secondary schools in Algarve – PortugalCinemaeducaçãoespectadorprograma JCEanálise crítica.CinemaeducationspectatorJCE programcritic analysis.First you will find it strange, but then you interiorize it. This is how we could define, using Fernando Pessoa, the first contact of a child or adolescent with the non-blockbuster cinema. Train the spectator to watch films that require careful consideration and a thorough interpretation – that is the role of teachers that, somehow, influence the lives and tastes of those with whom they contact. The need for training these professionals is associated with the difficulty of over passing established bureaucracies and prejudices that continue to constrain the introduction of cinema in the programs of basic and secondary education. In Algarve, the southernmost region of Portugal, the Youth Film School project (Juventude Cinema Escola), coordinated by Graça Lobo, has acquired a reputation and seriously counter-currents.Primeiro se estranha, depois se entranha. Assim se poderia definir, recorrendo a Fernando Pessoa, o primeiro contato de uma criança ou adolescente com o cinema que não faz parte do circuito comercial. Preparar o espectador para a visualização de obras que requerem uma análise cuidada e uma interpretação profunda é o papel dos professores que, de alguma forma, influenciam a vida e os gostos daqueles com quem contatam. À necessidade de formação destes  profissionais, associa-se a dificuldade de transposição de burocracias e preconceitos instituídos que continuam a condicionar a introdução do cinema nos programas de ensino básico e secundário. No Algarve, a região mais ao sul de Portugal Continental, o projeto Juventude Cinema Escola, coordenado por Graça Lobo, adquiriu uma notoriedade e seriedade contracorrentes.Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes2011-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/4487110.11606/issn.2316-9125.v16i1p115-122Comunicação & Educação; v. 16 n. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 115-122Comunicação & Educação; Vol. 16 No. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 115-122Comunicação & Educação; Vol. 16 Núm. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 115-1222316-91250104-6829reponame:Comunicação & Educação (Online)instname:Universidade de São Paulo (USP)instacron:USPporhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44871/48503Pereira, Ana Catarinainfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-07T20:36:02Zoai:revistas.usp.br:article/44871Revistahttp://www.revistas.usp.br/comueducPUBhttps://www.revistas.usp.br/comueduc/oaicomueduc@usp.br2316-91250104-6829opendoar:2023-01-13T10:36:09.318052Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)false
dc.title.none.fl_str_mv O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
Cinema at the service of education: the experience of elementary and secondary schools in Algarve – Portugal
title O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
spellingShingle O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
Pereira, Ana Catarina
Cinema
educação
espectador
programa JCE
análise crítica.
Cinema
education
spectator
JCE program
critic analysis.
title_short O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
title_full O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
title_fullStr O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
title_full_unstemmed O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
title_sort O cinema a serviço da educação: a experiência das escolas de ensino básico e secundário no Algarve
author Pereira, Ana Catarina
author_facet Pereira, Ana Catarina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Catarina
dc.subject.por.fl_str_mv Cinema
educação
espectador
programa JCE
análise crítica.
Cinema
education
spectator
JCE program
critic analysis.
topic Cinema
educação
espectador
programa JCE
análise crítica.
Cinema
education
spectator
JCE program
critic analysis.
description First you will find it strange, but then you interiorize it. This is how we could define, using Fernando Pessoa, the first contact of a child or adolescent with the non-blockbuster cinema. Train the spectator to watch films that require careful consideration and a thorough interpretation – that is the role of teachers that, somehow, influence the lives and tastes of those with whom they contact. The need for training these professionals is associated with the difficulty of over passing established bureaucracies and prejudices that continue to constrain the introduction of cinema in the programs of basic and secondary education. In Algarve, the southernmost region of Portugal, the Youth Film School project (Juventude Cinema Escola), coordinated by Graça Lobo, has acquired a reputation and seriously counter-currents.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44871
10.11606/issn.2316-9125.v16i1p115-122
url https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44871
identifier_str_mv 10.11606/issn.2316-9125.v16i1p115-122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/44871/48503
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
publisher.none.fl_str_mv Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação & Educação; v. 16 n. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 115-122
Comunicação & Educação; Vol. 16 No. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 115-122
Comunicação & Educação; Vol. 16 Núm. 1 (2011): Meios públicos e alternativas para a democracia participativa; 115-122
2316-9125
0104-6829
reponame:Comunicação & Educação (Online)
instname:Universidade de São Paulo (USP)
instacron:USP
instname_str Universidade de São Paulo (USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Comunicação & Educação (Online)
collection Comunicação & Educação (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação & Educação (Online) - Universidade de São Paulo (USP)
repository.mail.fl_str_mv comueduc@usp.br
_version_ 1797047091237748736